quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sense and Sensibility, Jane Austen, audiolivro lido por Kate Winslet


Opinião: O livro é lido por Kate Winslet, a actriz que fez de Marianne no filme de 1995, e em geral gostei do trabalho dela. Notava-se no início alguma insegurança, pois falava mais pausadamente, mas rapidamente ultrapassou esse problema e a dicção era impecável. A voz que usava para os homens não era exagerada, e os tons que dava às várias mulheres muito engraçados.

Quanto ao livro em si, gosto bastante, mas para mim há uma personagem que quase que estraga tudo - a Marianne. Gaba-se de ter grande sensibilidade, mas é absolutamente cega ao sofrimento da irmã e ainda tem o desplante de achar a irmã fria porque esta não tem ataques histéricos para exprimir a sua dor. Pois, não é das minhas personagens favoritas. (Mas quase lhe perdoo, porque adoro a Kate Winslet neste papel.) A par do John Dashwood, um cobarde que em vez de fazer o que o pai lhe pede e tomar conta das irmãs e da madrasta, se deixa convencer pela parva da mulher a deixá-las desamparadas. Mas, bem, sem esta circunstância não tínhamos história não é?

A adaptação parece-me boa, pois não noto falta de nada em relação ao livro (se bem que isso possa ser porque não conheço este livro tão bem como o Pride and Prejudice). A ironia e os personagens quase caricaturados de Jane Austen estão lá, bem como a descrição da sociedade inglesa de início de século XIX. Gostei bastante e vou partir para o terceiro audiolivro da The Jane Austen Collection.

Páginas: não se aplica; contém 3 CDs com cerca de 1 hora de narração cada

Editora: Hodder & Stoughton

Sem comentários:

Enviar um comentário