Pois bem, há cerca de um ano eu andava a começar a descobrir blogues internacionais, e dada a época, encontrei uns quantos posts sobre os desafios em que as pessoas tencionavam entrar. Adorei a ideia e decidi entrar em três: o 2011 YA/MG Debut Author Challenge, o 2011 YA Historical Fiction Challenge e o 2011 Fantasy Reading Challenge. Decidi fazer um balanço da minha experiência e dos prós e contras de todos.
Diverti-me bastante com o primeiro, o 2011 YA/MG Debut Author Challenge. Consistia na leitura de pelo menos 12 livros que fossem o primeiro livro YA/MG publicado do autor, e descobri imensos novos autores e séries que sei que vou seguir para o ano - alguns foram mesmo os meus favoritos do ano.
Acabei por ler a maior parte dos livros do desafio na segunda parte do ano devido a dois factores - negligência na primeira parte do ano, e porque só quando começaram a aparecer bastantes opiniões sobre os livros é que pude ver se me interessavam ou não. No entanto cumpri o desafio, lendo o dobro dos livros requeridos.
Pude escolher títulos de vários países (EUA, RU), desde que os livros em questão não tivessem saído aqui em Portugal, e isso foi muito bom, pois pude ler livros que me despertavam curiosidade e não estavam necessariamente na lista dos debutantes nos EUA.
O suporte por parte da organização foi bastante bom, com bastante listas que pudéssemos consultar; mas fiquei desapontada com os concursos mensais. Os prémios eram bons, mas a dona do blogue organizador tem por política não divulgar os vencedores dos concursos no blogue, e isso fez-me impressão. Não que ache que as pessoas estão a ter comportamentos fraudulentos, mas não consigo compreender esta opção, quando no ano anterior esse tipo de anúncio era feito.
Não vou participar no próximo ano por duas razões. A primeira tem duas partes - porque graças ao desafio deste ano fiquei com demasiadas séries que quero seguir e porque se seguir debutantes no próximo ano prefiro fazê-lo nos meus próprios termos, sem a pressão do desafio.
A segunda razão: porque este ano as regras mudaram. Uma das exigências é que se tenha um blogue em inglês, ou que se publique as opiniões em inglês no Goodreads. Nenhuma é impeditiva de que participe, podia perfeitamente criar um blogue ou publicar no GR, mas também não achei muita piada a esta exigência. (Já estava à espera dela, pois parece que alguns bloggers franceses e brasileiros se queixaram que não conseguiam obter livros debutantes. Não sei se estavam à espera do milagre de conseguir ARCs dos editores americanos, mas já ouviram falar do Book Depository? Envia para ambos os países.)
O segundo, o 2011 YA Historical Fiction Challenge, foi o mais divertido e o mais bem sucedido. Descobri imensos bons livros e uma paixão pelo género. É por isso que vou continuar a participar no desafio em 2012.
Também cumpri e ultrapassei o nível de leituras a que me tinha proposto (nível 1 - 5 livros), triplicando esse número e atingindo o nível 3 (15 livros). Também aqui acordei mais para o desafio no segundo semestre de 2011, pelas mesmas razões que no desafio anterior.
A organização também foi bastante boa, a organizadora disponibilizou listas de livros que podiam entrar no desafio e tinha um post mensal com um concurso e para reunir os posts dos participantes. Tenho pena que esses posts não tenham sido feitos nos últimos meses, não por causa dos concursos, mas porque dava jeito poder ir cuscar os posts de outras pessoas para descobrir novos livros.
O terceiro desafio, 2011 Fantasy Reading Challenge, foi o pior. A pessoa que o organizava deitou o blogue abaixo numas reviravoltas meio estranhas e criou um novo, logo os posts originais do desafio desapareceram, e eu deixei de seguir o blogue, e por essas razões estive pouco me importando com o desafio até há três horas, quando estive a "descobrir" livros entre as minhas leituras que coubessem nas categorias que faltavam. Foi o desafio que teve menos impacte nas minhas leituras e honestamente não me importo de o ver pelas costas.
Balanço dos desafios de 2011: dois foram bem sucedidos, um não. Dos que foram completados, vou continuar com um. (Embora o mais provável é que crie pequenos desafios/objectivos para mim para o próximo ano.)
Gostava mesmo de ter tempo para entrar neste desafios, mas ultimamente tem sido mesmo complicado ler algo mais para além das coisas da Universidade :S
ResponderEliminarEspero que o teu Natal tenha sido bom!
Cumps!
Alu
What?? que parvoíce começarem com essas novas regras! não tem jeito nenhum, mesmo que seja por causa do pessoal que reclamou, quer dizer, por causa de uns que não estão bem por sua própria culpa (eles podem muito bem comprar os livros no BD como referiste), prejudicam outros possíveis participantes?? :0
ResponderEliminarQuanto aos challenges: estiveste muito bem! ;D
Olá, Mariana! Bem-vinda à blogosfera, espero que te divirtas a blogar e a participar nos desafios. ;) Estive a cuscar os teus e dei-me conta que sou capaz de seguir os objectivos de alguns, mesmo sem participar oficialmente. Boa sorte com os desafios! :D
ResponderEliminarAna Luisa Alves, como te compreendo. As coisas da Universidade também me têm ocupado muito... São em parte uma das razões para não me meter em muitos desafios. Prefiro antes determinar objectivos que queira cumprir no próximo ano, sem a pressão dos desafios. ;)
Também espero que tenhas tido um óptimo Natal. ;)
jen7waters, também achei estranhas as novas regras, e pouco razoáveis. :/ Cheguei a pensar que era apenas uma desculpa para excluir muitos dos participantes internacionais (assim gasta-se menos dinheiro em envios de prémios :P), mas prefiro não me chatear/preocupar muito com isso, their loss. xD
Obrigada! Na verdade só considero como verdadeiros desafios os primeiros dois, o outro praticamente nem lhe liguei, por isso cumpri aquilo a que me tinha proposto! :D
Podiam sempre por prémios alternativos para os participantes internacionais, gift certificates e assim -- que parvinhos! mas sim, eles é que ficam a perder :p
ResponderEliminarYep, e ainda por cima ficaste com aquele rol de séries e novos autores "a seguir", isso é que é!