Devo desde já avisar... isto vai ser longo. Sou praticamente incapaz de ser sucinta. Ainda por cima, este ano estava a participar em vários desafios (challenges) e a ler em português e inglês...
Acho que vou dividir os meus favoritos por categorias, mencionar menções (passe a redundância) honrosas, que serão o meu modo de destacar leituras que também marcaram o ano, e por fim listar aqueles livros que mais me desapontaram este ano - seja porque tinha altas expectativas ou porque simplesmente não me agradaram.
P.S.: Consegui fazer uma lista de *apenas* 20 favoritos. Mas fiz muitas menções honrosas.
Acho que vou dividir os meus favoritos por categorias, mencionar menções (passe a redundância) honrosas, que serão o meu modo de destacar leituras que também marcaram o ano, e por fim listar aqueles livros que mais me desapontaram este ano - seja porque tinha altas expectativas ou porque simplesmente não me agradaram.
P.S.: Consegui fazer uma lista de *apenas* 20 favoritos. Mas fiz muitas menções honrosas.
2011 YA/MG Debut Author Challenge - Favoritos
Angelfire, Courtney Allison Moulton
É um pouco difícil explicar porque gostei tanto deste. Temos a heroína que tem de aprender a dar porrada, com duas espadas para aumentar a parada, o herói adorável e protector, a mitologia, que é original, e a história, cativante.
Divergent, Veronica Roth
Este foi o ano das distopias YA. Li algumas, mas nenhuma me pareceu tão vivida e intensa como esta. A Tris é corajosa e compassiva, uma heroína improvável obrigada a fazer coisas terríveis.
Forsaken, Jana Oliver
O mundo criado pela autora cativou-me de imediato, a Riley é uma miúda corajosa e vulnerável ao mesmo tempo, sem ser lamechas. Tudo o que acontece tem consequências, anjos e demónios percorrem as ruas de uma Atlanta em ruínas, e o Apocalipse está à porta... Bónus: Denver Beck.
Daughter of Smoke and Bone, Laini Taylor
Este foi muito especial para mim. A imaginação da autora e a sua escrita agarraram-me, sugando-me para esta história de amor proibido e serendipidade, lealdade e conflito.
Menções honrosas: My Soul to Take, Rachel Vincent; Unearthly (Celestial), Cynthia Hand; The Iron King, Julie Kagawa; Paranormalcy, Kiersten White; Vesper, Jeff Sampson; Hunting Lila, Sarah Alderson; Legend, Marie Lu; Shatter Me, Tahereh Mafi
Desapontantes: The Iron Witch, Karen Mahoney; Wither, Lauren DeStefano; Forgotten, Cat Patrick; The Girl of Fire and Thorns, Rae Carson
2011 YA Historical Fiction Challenge - Favoritos
Adorei esta série, passa-se na época medieval e tem a combinação certa de aventura e perigo, com heroínas corajosas e espertas, e cavaleiros galantes e guerreiros.
Totalmente um guilty pleasure; os protagonistas, Mary e James, são absolutamente deliciosos na maneira como se fartam de implicar um com o outro, e depois no modo como passam o tempo a curtir antes de conseguirem admitir os sentimentos que têm um pelo outro. Bónus: mistérios na época vitoriana.
Menções honrosas: Darker Still, Leanna Renee Hieber; The Vespertine, Saundra Mitchell
Desapontantes: os livros da Libba Bray e da Anna Godbersen... no primeiro caso, o livro que li da autora não foi desapontante em si, mas o facto de não ter conseguido ler/tido vontade de ler os livros seguintes; no segundo caso, a expectativa de conseguir ler algo da autora matou-me em parte o gozo que podia ter tido quando de facto a consegui ler (acho que tenho de agradecer a espera de dois anos pelo 3º livro da série Princesas de Nova Iorque).
Livros lidos em inglês - Favoritos
The Body Finder, Kimberly Derting
Um livro YA, com adolescentes normais, cujas famílias são não disfuncionais? Chocante! Além disso, adorei a sensação de Mentes Criminosas com o assassino em série à solta e os capítulos com o seu ponto de vista. E também adorei a Violet e o Jay, melhores amigos tornados namorados.
Delirium, Lauren Oliver
Gostei do aspecto contemplativo e realista da história. E aquele final matou-me.
Daughter of the Forest, Juliet Marillier
Nada a dizer. Ao ler qualquer livro desta senhora tenho sempre uma sensação de awesomeness que é difícil de explicar a quem não tenha lido nada dela. Só de pensar no que a Sorcha passou até fico emocionada.
Bridgertons. Também aqui não é preciso dizer mais nada. Eh, mas eu disse que não conseguia ser sucinta, por isso vou dizer que adorei esta família, tão divertida e enlouquecedora. É impossível não gostar dos casais de cada livro e gosto bastante da maneira como a Julia escreve. Quem diria que eu havia de ficar tão vidrada em romance histórico...
Menções honrosas: Beauty, Robin McKinley; Blue Bloods, Masquerade, Revelations, The Van Alen Legacy, Keys to the Repository, Misguided Angel, Bloody Valentine, Lost in Time, Melissa de la Cruz; The Night Circus, Erin Morgenstern
Desapontantes: Torment, Lauren Kate; Lord of the Vampires, Gena Showalter
Livros lidos em português - Favoritos
Anjo Mecânico, Cassandra Clare
Depois da série The Mortal Instruments, este foi uma lufada de ar fresco. Gostei bastante do cenário steampunk e do drama adolescente que a Cassandra Clare tão bem sabe criar. A tortura da espera pelo segundo livro está a dar cabo de mim.
A Espada de Fortriu, O Poço das Sombras, Juliet Marillier
Again, qualquer coisa desta escritora merece quase automaticamente ir parar a uma lista de favoritos. *sigh* Só de pensar em todo o drama que o Faolan aturou...
Em Nome da Memória, Ann Brashares
Não estava à espera de gostar tanto deste livro. Todo o conceito em volta das reencarnações foi espectacular! E, bem, aquele final também me matou.
Em Nome da Memória, Ann Brashares
Não estava à espera de gostar tanto deste livro. Todo o conceito em volta das reencarnações foi espectacular! E, bem, aquele final também me matou.
Menções Honrosas: A lista é tão grande que a dividi por categorias.
- Steampunk: Leviatã e Besta, Scott Westerfeld;
- Clássicos: Emma, Jane Austen; Jane Eyre, Charlotte Brontë;
- Fantasia Urbana: Uma Bruxa em Apuros, Bruxa e Detetive, Antes Bruxa que Morta, Kim Harrison; Vínculo de Sangue, Beijo do Ferro, Cruz de Ossos, Patricia Briggs; Sangue de Anjo, Nalini Singh
- Dark Fantasy: Aliança das Trevas, A Senhora de Shalador, Despertar do Crepúsculo, Anne Bishop; A Eleita de Kushiel, A Promessa de Kushiel, Jacqueline Carey
- Fantasia Épica: O Punhal do Soberano, A Corte dos Traidores, A Vingança do Assassino, A Demanda do Visionário, Robin Hobb
Desapontantes: Crescendo, Becca Fitzpatrick; A Rapariga do Capuz Vermelho, Sarah Blakley-Cartwright; Magia ao Vento, Christine Feehan
Beeem, tenho-os quase todos! :D e temos 5 favoritos em comum! Clockwork Angel, Traitor and the Tunnel, Bridgertons, e The Body Finder + a menção honrosa para o Darker Still. *high five (literalmente)*
ResponderEliminarEpá, já me esquecia que leste o Daughter of the Forest este ano *inveja porque não pode tê-lo no seu top*
Estive quase quase a incluir o Em Nome da Memória no meu, mas aquele fim estraga tudo :(
Não me lembrava do Angelfire ter sido um preferido, must buy it.
Quando vejo este top fico a morrer de inveja por não ler em inglês :(
ResponderEliminarMas pelo menos nas menções honrosas consigo estar em sintonia contigo :)
Beijinhos, excelentes leituras!
Lá vai a minha wishlist aumentar mais um bocadinho... Daqui só li o Body Finder, que gostei, e os livros da Juliet (é preciso mesmo dizer que adoro-os?).
ResponderEliminarjen7waters, lolol não fiz de propósito, mas é verdade, acabámos por ter bastantes favoritos em comum. :D Sempre podes reler o DotF este ano e pô-lo na lista de favoritos de 2012. ;)
ResponderEliminarElphaba, sentes-te capaz de te desafiares este ano a experimentar ler qualquer coisa em inglês? Há tanta coisa boa que (ainda) cá não chegou que é uma pena não poderes ler. :/
Quigui, aumentar a wishlist é sempre uma coisa boa. :D E não é preciso dizer, não, até porque não há palavras que descrevam um livro da Juliet. (Pelo menos é assim que me sinto depois de ler um livro dela... xD)
Duas pessoas não podem estar erradas, favoritos em comum querem dizer alguma coisa!
ResponderEliminarE concordo, Elphaba: TENTA!
Lembro-me que quando li o Daughter of the Forest me apaixonei completamente pelo Red. Alias, ele ainda faz parte da minha lista de "literary crushes".
ResponderEliminarO Divergent parece fazer parte de todas as listas Best Of 2011 - tenho um bocado de medo da hype, mas tenho que perceber porque toda a gente parece adora-lo.
Feliz 2012, boas leituras!
Ai, o Red é fantástico, só de pensar naquela cena final (mais aquela na praia) até tenho vontade de reler o livro. :D
ResponderEliminarO Divergent é espantoso, deu-me muito em que pensar. Imagino que para um leitor mais "batido" em FC não seja nada de especial, mas na faixa etária YA é bem giro. ;)