terça-feira, 20 de setembro de 2011

Antes Bruxa que Morta, Kim Harrison


Opinião: Quando leio um livro desta série não consigo deixar de ficar meio divertida, meio apreensiva... no primeiro caso, porque a Rachel passa a vida a meter-se em sarilhos quase sem saber como; no último, porque se tivesse a vida dela já tinha morrido algures no primeiro livro.

Neste livro, podemos contar com maior peso no desenvolvimento dos personagens, na apresentação de novos personagens, e no evoluir das relações entre estes - por isso, em ritmo, poderá parecer mais lento, mas também tem as suas cenas de acção.

Primeiro, porque a Rachel tem de enfrentar o Grande Al, depois dos acontecimentos do livro anterior. E ainda se consegue cruzar com ele umas 3 ou 4 vezes. Depois, mete-se em sarilhos algures com o Trent Kalamack (ainda estou para ver em que livro é que isto não acontece). O Kisten também é causa de alguns problemas para a Rachel... para não falar de um personagem novo que liga estes 3 ramos de complicações. Conclusão: os homens são os culpados de tanta desgraça que acontece à rapariga... (LOL)

Quanto aos desenvolvimentos românticos, também gostei... já estava à espera que o Nick armasse alguma coisa do género - só não esperava que nunca voltasse a ligar à Rachel, especialmente depois duma situação em que sabe que ela está em perigo, para ver ao menos se ela estava bem. Tornei-me bastante fã do Kisten depois deste livro. E estou a torcer para que a Rachel e o Trent passem os próximos livros às turras mais um bom bocado, porque isso para mim é sinal de que há esperança para que se envolvam algures lá para a frente.

Tive pena daquilo que aconteceu com a Rachel e o Jenks... mas ao menos parece que ele deduziu bem as razões dela. Espero que tudo volte ao normal no próximo livro. A Ivy, por outro lado, é uma personagem bem interessante, com os seus conflitos em torno de ser vampira. Mas preferia que ela deixasse de estar tão obcecada com a Rachel, porque aquela relação é algo doentia assim... a Rachel e a Ivy como amigas íntimas são um power couple, acho que quando se mete desejo e fome à mistura aquilo descarrila.

Enfim, gostei muito do livro, achei uma bela continuação para a série. Fico, claro, curiosa para ver o que vem a seguir para a Rachel, já que as coisas ficaram mais ou menos bem resolvidas no fim. Cada vez acho mais piada à personagem principal, e gosto da maneira como a autora escreve cada livro.

Nota final para as capas... notei que têm estado a usar as capas da edição americana de livros mais à frente na série - boa escolha, porque as primeiras capas são mais fraquinhas. E outra nota para esta capa em particular, que mal a vi achei que tinha um vibe da série Night Huntress, da Jeaniene Frost. (O livro que me lembrava era o 5º da série, This Side of the Grave.) Coisa curiosa, eu nem li nenhum livro dessa colecção. (A nossa mente funciona de maneiras estranhas. o_O)

Título original: Every Which Way But Dead (2005)

Páginas: 464

Editora: Chá das Cinco

Tradução: Rita Guerra

2 comentários:

  1. Eu até diria que é a mesma rapariga (da série Night Huntress) na capa! (se não for, são muito parecidas *.*)

    ResponderEliminar
  2. Bem, talvez seja da mesma sessão fotográfica. Tenho que investigar. ;)

    ResponderEliminar