quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Marina, Carlos Ruiz Zafón


Opinião: As opiniões deste livro nunca deixam de mencionar a sua ligação aos livros mais conhecidos do autor, A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo. Eu não posso ser a excepção à regra, pois logo de início me apercebi da ligação - em termos de desenvolvimento do enredo, os três livros têm uma linha comum:

Rapaz conhece rapariga. Rapaz e rapariga são amigos. Rapaz e rapariga tropeçam num mistério. Mistério esse que envolve uma tragédia ocorrida há anos, mortes misteriosas, eventos sobrenaturais, e ao desenterrar a história no presente desencadeia-se uma série de eventos dramáticos que envolvem sempre mortes, desgraças, e uma história que vai sendo desembrulhada aos poucos pelo leitor juntamente com os protagonistas.

Apesar de ser mais curto que os seus sucessores, creio que Marina consegue desenvolver uma narrativa igualmente satisfatória e algo complexa. E para quem gostou dos livros anteriores do autor, como eu, creio que este livro enche as medidas.

Deixei-me fascinar novamente pelas deambulações por Barcelona. Pelo ambiente gótico, cheio de tensão e expectativa, sempre à espera do próximo acontecimento trágico. Pela maneira como, apesar de apresentar eventos sobrenaturais ou tecnologicamente anacrónicos, o autor ainda assim me convence que aquilo é real e me envolve na história, virando as páginas ansiosamente até ao final.

Ah, e o fim... poderia dizer que é típico deste autor, tão melancólico e triste. Acho que já estava à espera que acontecesse, pois há algumas pistas espalhadas pelo livro.

Tenho pena de só ter podido pegar neste livro agora, mas quando saiu arrepiei-me toda por pagar 18 euros e tal por um livro de 250 e poucas páginas. Felizmente há alfarrabistas e outros sítios do género para comprar, e nesse aspecto tive sorte.

Em Novembro o autor vai lançar em Espanha o terceiro do que pretende ser uma série de quatro livros, que incluem A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo, e este novo livro, El Prisionero del Cielo (qualquer coisa como "O Prisioneiro do Céu"). Quem sabe se não é desta que começo a ler em espanhol (especialmente se o preço do livro em português estiver tão escandaloso como o do Marina...).

Título original: Marina (1999)

Páginas: 264

Editora: Planeta Manuscrito

Tradução: Maria do Carmo Abreu

1 comentário:

  1. Gostei da tua opinião. Já tinha lido que a fórmula dos 3 volumes é muito semelhante, mas fico contente que a qualidade se mantém na mesma... Em relaçõ ao mundo de Barcelona, confesso que é dos aspectos que mais aprecio nas obras de Zafón. :)

    O preço do livro é realmente puxado, tendo em conta que ele é pequenino. Também adquiri o meu numa promoção por essa razão...

    ResponderEliminar