domingo, 18 de setembro de 2011

Quando Sopra o Vento Norte, Daniel Glattauer


Opinião: Ler este livro foi por um lado bem interessante. A internet parece tornar o mundo tão mais pequeno… A ideia de encontrar alguém por mero acaso na rede e desenvolver algum tipo de relação com essa pessoa parece intangível, mas real ao mesmo tempo. A maneira como a Emmi e o Leo começam a trocar é tão casual, mas rapidamente se torna numa troca furiosa de ideias.

Os seus e-mails são por vezes curtos, por vezes longos, por vezes inconsequentes, por vezes profundos. Achei que era irónico o Leo bêbedo ser mais dado a escrever coisas bonitas. Achei piada quando estiveram no mesmo café a tentar adivinhar quem era quem. E não chegamos a saber qual das possíveis Emmis era a verdadeira. Achei que a Emmi esteve, em parte, o tempo todo em negação. Se a sua vida familiar fosse mesmo satisfatória não teria deixado as coisas chegar onde chegaram.

O fim foi altamente insatisfatório para mim. Não porque o encontro entre ambos não se deu, mas porque acho que a Emmi se acobardou à grande. Quando cheguei às últimas linhas até me ri daquele final. É um cliffhanger muito pior que o do Em Nome da Memória, e por essa razão ainda bem que já sabia o fim, ou teria tido uma coisa a ler o livro.

Enfim, parece que há uma sequela, ou seja vamos deixar os leitores a sofrer durante mais um livro inteiro com o will or won't they. *roll eyes* O livro é curtinho, li-o numa manhã. Gostei, mas também fiquei um pouco irritada com os personagens, se é que isso faz sentido. A conversa (quase) bilateral entre os dois personagens quase parece obsessiva e gostaria de ter sabido mais sobre as suas vidas exteriores.

Título original: Gut gegen Nordwind (2006)

Páginas: 224

Editora: Porto Editora

Tradução: Susana Mendes Sereno

9 comentários:

  1. Não concordo! Acho o final do Em Nome da Memória bem pior! xD *ainda em estado de choque*

    Este livro torna-se engraçado, mas no fim sabe a pouco.

    ResponderEliminar
  2. Lol, mas eu mesmo sabendo o fim deste larguei um *gasp* bem alto quando lá cheguei... Acho que tive tempo entretanto para recuperar do desgraçado do fim do "Em Nome da Memória", por isso este pareceu pior. :P

    Pois sabe. Fiquei complemente doida com a relutância deles em se encontrarem... Grrr. xD

    Lol, e já o li. Só a Mary e o James para me porem a devorar o livro numa manhã e metade duma tarde quando tenho mais que fazer. *roll eyes* Aquele final!

    ResponderEliminar
  3. WHHHAAAT?? JÁ LESTE!? jasus! nem sei porque me espanto, a relação deles é um bocadinho (muito) viciante. Parece que a cena seguinte entre os dois demora uma eternidade a chegar. A maior parte das vezes nem queria saber do morto, só do James e da Mary, do James e da Mary, do James e da Mary xD
    Aquele fim...nem me lembres - e agora imagina ter esperado um ano para o livro seguinte! foi o horror, o horror...
    Tens que ler o seguinte, é tão bom :'D

    ResponderEliminar
  4. Viciante é piropo. Eu passei os primeiros capítulos a resmungar "James... where are youuuuuu?". xD Nunca mais aparecia. Só naquela cena em que eles sobem ao Big Ben é que acalmei a leitura... Houve uma cena deliciosa antes disso. B)

    E sim, a resolução do mistério não foi o mais importante, foi (again) a cena entre a Mary e o James a seguir. :D E o fim foi do género... "Oh Mary não faças isso. Oh James não a deixes ir embora. Oh bolas, que par de idiotas." xD

    Que terrível, esperar um ano pelo terceiro. Se bem que me vai acontecer uma espera do género para o quarto... :/ Pelo menos já percebo as tuas reviews deliciosas do ano passado do 1º e do 2º... fizeram-me querer lê-los. ;) (Se bem que levei um bom bocado a lá chegar. )

    ResponderEliminar
  5. Ahah, I know...a história até ganha outra graça quando o James aparece, aliás, ganha TODA a graça. xD

    O fim deste deixou-me de coração partido...nem quis acreditar que ele diz aquelas coisas, que não faz nada para impedir que a Mary se vá embora daquela maneira...*sigh* andei doida durante umas semanas, e depois foi sofrer e fazer contagem decrescente para o lançamento do 3º (tens de ler, tens de ler!!).

    Acho que a espera pelo 4º não vai ser a dose que foi esperar pelo 3º, porque para todos os efeitos quando a Ying o escreveu achava que ia ser o fim da série, ou seja, deu-lhe um fim. Mas ainda assim deixa algumas coisas em aberto que de certeza que vão dar num excelente 4ºlivro. Já para não falar que é mais uma oportunidade de termos James e Mary. (YAAAYYY!!!)

    Deixa lá, o que interessa é que lá chegaste! :D

    ResponderEliminar
  6. Gostei bastante deste livro e concordo contigo gostaria de saber mais sobre as suas vidas exteriores, de modo a perceber se isso justificava aquele fascínio, se é que lhe posso chamar assim, que sentiam um pelo outro. Foi um livro que me fez rir por diversas vezes e que se lê de uma assentada. Em relação ao final, embora também o tivesse achado previsível, considero-o perfeito, porque deixa-nos idealizar o que se passará ou não entre ambos depois do mesmo... :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que não precisamos de idealizar o que acontecerá depois por muito tempo. O autor escreveu uma sequela e acho que li algures que a editora tencionava publicar a mesma em Portugal. :)

    ResponderEliminar
  8. Também já me tinham dito que havia uma sequela. Esperemos que seja tão boa quanto este volume.
    Fico feliz por saber que a Porto Editora decidiu continuar a investir no autor... :)

    ResponderEliminar