sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Curiosidades Literárias: Promoções

Enquanto pesquisava ontem pelos livros publicados em português das Brontë, fui parar à página da Europa América, e descobri que estão novamente com uns descontos muito bons, com os livros a estarem até 50% de desconto (se tiverem mais de 18 meses de publicação). É quase como na Hora H da Feira do Livro. E até novidades bastante recentes podem estar a 20% de desconto.

Confesso que gosto de algumas coisas publicadas pela Europa-América, e a sua colecção dos clássicos em capa (mais ou menos) dura é muito gira, mas por vezes os livros têm uns preços um bocado difíceis de engolir. Enfim, assim com estas promoções já se torna mais difícil resistir. Deixo aqui alguns livros que me interessaram:

Irmãs Brontë: Agnes Grey (Anne); A Inquilina de Wildfell Hall (Anne); Os Caminhos do Amor (Shirley) (Charlotte); O Professor (Charlotte)


Anne Rice: O Vampiro Lestat - vol. I e vol. II; A Rainha dos Malditos - vol. I e vol. II; e mais...

Bram Stoker: Drácula - bolso e capa dura

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Entretanto, a Editorial Presença está a fazer a divulgação da 2ª vaga das Marés Vivas no seu site, depois de ter criado um passatempo no Facebook em que se ganhava um livro por convidar 4 amigos e 2 livros por 10 amigos. Confesso que achei este modo de angariação muito exigente, pois 4 amigos por 1 livro, e 10 por 2? São demasiadas pessoas para convidar. Calculei que funcionasse como um esquema em pirâmide, em que as últimas pessoas a entrarem é que se tramam, porque já não têm ninguém para convidar.

Olhando para os números, acho que tinha razão: a campanha divulgava que "180.000 livros tinham dado à costa no Facebook", e segundo a página do passatempo, 127.913 pessoas tinham aderido à campanha, mas apenas 17.145 livros foram oferecidos. Mesmo que toda a gente só tivesse conseguido um livro, ainda assim apenas cerca de 10% dos participantes conseguiram um livro, e só cerca de 10% dos livros em passatempo foram atribuidos. Moral da história? Não há almoços grátis. (E aqui não havia mesmo, que ainda se tinha de pagar os portes.)

A promoção agora continua no site, com os mesmos livros do passatempo. Se se encomendar um livro, fica por 5,90€; se se encomendar dois, ficam por 9,90€. A lista dos livros pode ser consultada aqui.

3 comentários:

  1. Esses números que tens aí sobre a promoção da Presença são interessantes e dão que pensar. Agora já não tenho perfil no FB, mas quando a promoção começou ainda tinha e entrei na aplicação para ver como era (depois acabei por sair e bloquear).
    A Presença tem, como era suposto, uma página de fãs e não uma página de perfil. Isto significa que, ao contrário de um utilizador normal, não tem acesso aos dados pessoais dos "fãs". Mas ao entrar na aplicação, o utilizador cede o acesso aos seus dados. Era este o objetivo, tal como angariar fãs para a página. Basicamente, a Presença cedeu uns milhares de livros que já não conseguia despachar e que tinha a ocupar espaço no armazém (também traz custos, ter stocks), em troca de uma quantidade de informação valiosa e a possibilidade de chegar a muitos mais milhares de pessoas. Eu diria que quem saiu a ganhar foram eles.

    ResponderEliminar
  2. Que curioso, não me tinha ocorrido isso. Pensei que o objectivo fosse a publicidade vinda de dar "livros grátis", enquanto que na verdade não deram assim tantos livros.

    Mas faz muito sentido. Com as constantes modificações por parte do Facebook das páginas e das configurações, é bem difícil ao utilizador ter a certeza do que é que anda a partilhar com quem. Calculo que à maioria das pessoas, apesar de ter aceitar a partilha de dados quando acede a uma aplicação, não lhe ocorra as implicações disso. :|

    ResponderEliminar
  3. Achei o "A Inquilina de Wildfell Hall" um bocadinho chatinho (principalmente porque a comparação com os livros das outras irmãs era inevitável.) O início é muito bom, mas depois entra numa fase em que tudo nos é contado em formato de entradas de um diário, e basicamente fica-se a saber como o casamento da protagonista foi muito infeliz (custou-me imenso ler esta parte) depois que o diário acaba a coisa fica interessante outra vez, mas aí já só sobram prai umas 80 páginas de livro. :/

    Também fiquei indignada com aquela treta da Presença no Face, bem que tentei e não me deu em nada, é como dizes, era muito difícil de conseguir os amigos para ganhar um mísero livro. Já tinha visto esta segunda vaga de promoções, e até está razoável, mas não me interessa nenhum daqueles livros de momento. *shrugs*

    ResponderEliminar