sábado, 24 de setembro de 2011

Segredos de Sangue, Charlaine Harris


Opinião: Este volume começa com alguns pequenos capítulos dedicados à recuperação de Sookie depois dos acontecimentos do livro anterior. Gostei de ver os flashes da vida da Sookie por mostrarem o seu esforço para voltar à sua vida normal, e por prepararem algumas coisas que acontecem no livro.

Como o título original anuncia, temos mesmo mortos na família. Neste caso, conhecemos o criador de Eric, um romano chamado Ápio Lívio Ocella, que traz a reboque um "irmão vampiro" do Eric, o último dos Romanov, Alexei. Esta parte da história foi desconcertante pelos seus contornos e por não parecer ter muita influência (além da imediata) na história da Sookie, mas pode ser que o próximo livro me desengane.

Além disso, temos outros assuntos de famílias em vista: a Tara e o J.B. vão ter um filho (é bom ver que há algum casal ou família minimamente funcional neste mundo); o Jason parece finalmente estar a amadurecer; o Bill reencontra uma "irmã vampira" (estou curiosa para ver onde isto vai dar); a família féerica da Sookie também está presente nalguns momentos; os problemas com a família do Sam; o Hunter, o sobrinho/primo da Sookie passa um dia em casa da Sookie.

Gostava de falar sobre os últimos dois assuntos, já que para mim poderão vir a estar ligados no futuro da Sookie. A autora já disse algumas vezes que não tenciona transformar Sookie em vampira, e depois de a ver confrontar o assunto da (i)mortalidade neste livro, gosto mesmo da ideia. Vejo a Sookie a ter filhos, ou pelo menos a ser mãe. Gostava muito que o Hunter estivesse no futuro dela (se bem que seria preciso uma coisa horrível acontecer para isso se dar).

O percurso de vida que imagino para a Sookie leva-me neste momento a ter muitas dúvidas que ela e o Eric tenham um final feliz, porque simplesmente o ele ser vampiro não se coaduna com isso. Gosto do Eric, mas às vezes parece-me que a relação deles já não tem mais campo por onde evoluir.

A partir disso, eu e a minha irmã temos "cozinhado" uma ideia de que a longa lista de relações sobrenaturais da Sookie ainda não acabou. O Sam é o único com quem ela ainda não se envolveu formalmente numa relação, e podia dar uma vida estável à Sookie, além de ter uma esperança de vida mais próxima da dela. É uma ideia doida, eu sei, mas quem sabe se a Charlaine não se lembra dela?

O ritmo do livro é bastante lento, com poucas cenas de acção, mas (imagino eu) bastantes preparações para o próximo livro. Também acho que se divide por demasiados núcleos de personagens e enredos e acaba por ser algo confuso. Não é dos meus favoritos da saga (deve estar lá em baixo na lista), mas vale pelo que já mencionei acima, pela Pam (das minhas personagens favoritas), pelo Claude, que se revelou neste livro, e até pela alcateia de lobisomens do Alcide (já tinha saudades deles, e deram-nos uma Sookie alterada por substâncias provavelmente ilícitas).

Título original: Dead in the Family (2010)

Páginas: 288

Editora: Saída de Emergência

Tradução: Renato Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário