terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sondagem

Uma sugestão feita há uns tempos aqui no blog fez-me pensar em ligá-lo a uma rede social tipo Facebook ou Twitter. O problema é que no caso do Facebook só consigo pensar em desvantagens. Já passo demasiado tempo lá com a minha conta pessoal, as definições de tudo e mais alguma coisa estão sempre a mudar e a dar comigo em doida, e o conceito de privacidade está a ir pelo cano abaixo com esta rede social. No caso do Twitter, nunca usei, tenho apenas uma vaga ideia de como funciona e talvez fosse mais uma coisa que me consumisse tempo.

O meu desafio a quem estiver a ler isto é... deixem um breve comentário no post a falar da vossa experiência e/ou vantagens/desvantagens de cada uma. (Especialmente se usam o Twitter, do qual não percebo quase nada.) Agradeço desde já os vossos conselhos e opiniões.

11 comentários:

  1. Eu sou super fã do twitter. Utilizo-o a nível pessoal e adoro. Se tiveres a sorte de encontrares por lá as pessoas certas pode tornar-se verdadeiramente viciante e divertido. Para além da partilha de informação interessante. Questões de privacidade não tem nada de especial - é simples, ou tens a conta aberta e toda a gente vê os teus tweets ou tens a conta bloqueada, só para quem te seguir.

    Também tenho uma conta de twitter para o blogue, que é atualizada automaticamente sempre que existe um post novo.

    Do Facebook não gosto - tolero-o porque é lá que tenho a página de fãs do blogue e como tem mais gente vou mantendo. Conta pessoal já tive, mas apaguei. Sem dúvida que sou uma twitter-person ;)

    ResponderEliminar
  2. Bom, eu já tive ambos. O Facebook apaguei por estar farta de redes sociais, quanto ao twitter, achei-o inútil. Criei-o para seguir algumas celebridades (e entretanto enjoei) e alguns colegas meus também tinham twitter. Só que como nos vemos muito ou falamos pelo MSN ou sms tornava-se desnecessária a utilização do twitter. Mas também dependerá do que quiseres fazer com ele...

    ResponderEliminar
  3. Olá P7 eu tenho a opinião contrária á da da Célia o facebook dá visibilidade sem dúvida ao teu blogue (mas atenção) não confundir com visitantes porque isso ou não acontece ou acontece a conta gotas, mas de facto acabas por conhecer muita gente e compartilhar experiencias comuns e inter-agir muito mais.
    Quanto ao Twitter como se trata de um blogue literário talvez, mas a nivél pessoal não consigo perceber onde reside a graça de escrever mensagens (ainda por cima limitadas a nivel de caracteres)e envia-las e... mais nada. tentei o Twitter por duas vezes mesmo com o blogue e não valeu a pena, o meu interesse em blogues de livros passa pelo blogroll (do blogger) por exemplo e vejo sempre as actualizações que vão sendo feitas.
    Nuno chaves

    ResponderEliminar
  4. Entrei uma vez no Twitter e não percebi qual o interesse daquilo. Nem sei como funciona a nivel de blogs.
    Quanto ao FB tenho mixed feelings. A nível pessoal acho alguma piada à possibilidade de contacto com gente que não vejo há anos. Quanto aos blogs não acho muito útil... sinceramente acho que há muito menos interacção nos blogs desde que há facebook dos referidos blogs. Continuo a preferir vir cá, receber as novidades nos feeds e pronto.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, não vejo grande vantagem em blogs terem conta quer no facebook, quer no twitter. Quem gostar do blog segue-o e não precisa de ter o alerta em três sítios diferentes de que há um novo post, um novo passatempo, etc.
    Esta é a minha visão e sei de muita gente que não concorda, mas pessoalmente raramente sigo no facebook ou no twitter algum blog.

    Agora, se estiveres a referir-te a criar uma conta de twitter privada (para ti enquanto pessoa), o assunto é outro, embora eu não seja a melhor pessoa para falar na experiência twitter, já que raras vezes lá vou. Mas uma coisa é certa, há muita gente que parece que "vive" no twitter, com vinte ou trinta tweets por dia. O.o
    Quem tem muito para dizer, é capaz de lhe dar mais valor do que eu.
    Ainda assim, entre os dois, acho que o twitter seria a melhor escolha.

    ResponderEliminar
  7. Eu por acaso agora não tenho o blog ligado ao twitter, mas já tive, o problema é que aquilo não funcionava muito bem, por vezes actualizava, por vezes não actualizava, então desliguei. A wordpress agora tem essa aplicação, mas até à data não a autorizei, talvez um dia destes. :p
    A minha opinião acerca de ter as contas ligadas é: força. Falo por mim que sou distraída, e se não prestar atenção a um dos feeds, outro qualquer me avisa que aquele blog tem um novo post (e mesmo assim falho muitos!). E o twitter não tem nada que saber. Só tens de escrever no máximo 140 caracteres e clicar "tweet"!*eheh*:D

    ResponderEliminar
  8. Tenho o meu actual blog há uns meses, e pouco depois fiz uma página no facebook para o blog. Confesso que não tenho tirado quase partido nenhum dessa ligação.

    Quanto ao twitter: já o tinha quando tinha o blog anterior. Tentei o seu uso por duas vezes e não tomei entusiasmo. Há pouco tempo recomecei, publicando links para a minha página e outros ditos que me apetece. Em 3 semanas adquiri 13 seguidores, quase tantos como no blog (15 no momento). Estou com um feedback positivo desta esperiência fugaz.

    Aconselho a colocares ligações na barra lateral, caso faças twitter ou facebook. E colocar um post a anunciar essa nova faceta (e estou a lembrar-me que o devo fazer no meu).

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  9. Por acaso esta também é uma questão que me tenho colocado,e agora estou um pouco mais esclarecido, uma boa iniciativa P7 ;)

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todos pela vossa perspectiva. ;) Fiquei mais informada, e deram-me algum (como se diz em inglês) food for thought. Agradeço a colaboração. :)

    ResponderEliminar
  11. Ups, venho um pouco atrasada, mas posso-te dizer que tenho página no facebook e que acho que dá mais notoriedade ao blogue. Não sei se tem efeitos nos seguidores que possuímos, mas é bom para sabermos o que as pessoas acham do nosso cantinho quando não têm conta no blogger. Ainda tenho a página há muito pouco tempo, mas até agora as pessoas têm sido fantásticas, tal como acontece pela blogosfera. :)

    ResponderEliminar