quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Rapariga do Capuz Vermelho, Sarah Blakley-Cartwright


Opinião: Oh, nem sei bem que dizer. Talvez que este livro ganha o prémio de EPIC FAIL do ano? Não me interpretem mal, não estou a falar do conteúdo, mas da péssima edição. Já sabia da história do "capítulo extra" que só foi publicado online depois do filme sair, e antes de começar a ler este livro até fui buscar o pdf do tal capítulo (supostamente o capítulo 20). Qual não é a minha surpresa quando me dou conta que há um salto na história entre o capítulo 19 (o último do livro) e o 20 (o disponível online)?

É que falta MESMO um bocado de história. Para quem já viu o filme, é especialmente gritante. Fui pesquisar sobre a edição original em inglês e tem 30 capítulos (contando com o capítulo online). Acho que já perceberam o que há de errado com este filme. FALTAM-ME 10 CAPÍTULOS!!! Desculpem o Caps Lock, mas na minha cabeça eu estou mesmo a gritar acerca disto. A minha cópia do livro (e possivelmente toda a edição) não tem os capítulos 20 a 29 da edição original.

Até tentei procurar blogs portugueses que tivessem lido o livro, mas só encontrei um ou dois, e nenhum se queixava disto. Talvez seja só a minha cópia? Talvez não seja tão gritante para quem não viu o filme? Não sei, mas se alguém estiver a ler aí desse lado, não comprem este livro ANTES de verificar se tem cerca de 30 capítulos (29, na verdade), ou se tem mais do que 236 páginas (pelo menos umas 300, para os capítulos que faltam).

Enfim. Quanto ao conteúdo, até gostei do livro. Os primeiros capítulos são uma adição simpática à história do filme, complementando aquilo que sabemos dos persoanagens. O livro em si, pelo menos a parte que li, é todo um bom complemento às atitudes dos personagens no filme e a pequenos pormenores que no filme me escaparam.

A escrita da autora é bastante interessante. Se bem que preferia que ela mostrasse uma (re)aproximação do Peter e da Valerie mais compassada e menos repentina. O livro é bastante fiel ao filme (pelo menos nas partes que li), e até seria uma boa experiência entre ver o filme e ler o livro, mas esta "brincadeira" de faltarem capítulos estragou-me um bocado a experiência.

Título original: Red Riding Hood (2011)

Páginas: 236-252

Editora: Suma de Letras

Tradutora: Ana Maria Guedes

4 comentários:

  1. Li agora o teu post e aproveitei para ir ver o meu...ia-me dando um treco daqueles!! Também me faltam os 10 (9) capítulos!!!;_;

    ResponderEliminar
  2. Agora compreendo porque o final me deixou algo a desejar - que final tão apressado! Não fazia a mínima ideia de que a obra original tinha 30 capítulos.

    Eu já tinha ficado chateada por causa da espera de duas semanas pelo último capítulo (só quando cheguei às últimas páginas é que me apercebi que este ia apenas ser publicado na internet após a estreia do filme). Agora estou um bocado fula! Não acredito que nos “roubaram” 9 capítulos.

    Apesar de ter gostado do livro, devo dizer que foi dinheiro mal gasto.

    ResponderEliminar
  3. @ Cat SaDiablo, já o fiz através do formulário de contacto que eles têm no site da editora. Vamos lá ver se dá nalguma coisa. ;)

    @ GirlinChaiseLongue, afinal não é só a minha cópia! :( Isto é tão triste, nunca me tinha acontecido ter um pedaço de livro em falta. :|

    @ Thannya, se tiveres oportunidade e o filme ainda estiver em exibição, tenta ir ver. ;) Eu gostei, e só fiquei a perceber a história e o "pedaço" que faltava graças a isso. ;)

    A parte do capítulo final só sair na altura do filme já sabia, pois acompanhei o lançamento do livro na edição original. Não achei nada piada à ideia, mas já estava mentalmente preparada para a coisa. E saem-se com isto. :|

    ResponderEliminar