Opinião: A minha opinião sobre este livro tem duas vertentes, já que o li (ouvi) em formato audio - a vertente conteúdo e a vertente forma (audio). Começando pela parte audio, devo dizer que foi quase uma odisseia. Logo no início pus-me a ouvir o audiolivro no leitor de CDs portátil enquanto lavava a louça e dei-me conta que cada vez que o bendito leitor levava uma pancadinha, ou mesmo um toque leve, o CD parava e voltava ao início.
Corrigi isso passando as faixas dos CDs para o leitor de mp3. Mas esta primeira parte provou-me que é óptimo usar as alturas de tarefas domésticas para ouvir o audiolivro. Eu que não gosto de passar a ferro fi-lo com gosto com este livro. Depois meteu-se a semana da Páscoa pelo meio e não consegui adiantar nada nesta leitura. Quando voltei a ouvir senti-me um nada perdida, mas consegui situar-me rapidamente.
Agora quanto à experiência audio propriamente dita: gostava de ter um glossário/suporte escrito de algumas palavras/locais/nomes de personagens, porque por vezes ficava na dúvida sobre como se escreviam. A maneira como a pessoa que leu o audiolivro dá para distinguir entre homens e mulheres, e tinha mesmo uma "voz" para a personagem principal.
Acho que dispensava era os sotaques um pouco exagerados, que só dificultavam a compreensão do que os personagens diziam e me soavam a falsos. Sou também um bocado "cabeça no ar", e parece-me que apreendo melhor o enredo de um livro a ler do que a ouvir, mas classifico esta minha primeira experiência com audiolivros como relativamente boa e interessante e estou disposta a experimentar mais vezes para ver no que isto dá.
Quanto ao conteúdo, devo dizer que achei muita piada à personagem principal, com grandes falhas e sempre metida em sarilhos, mas corajosa e sempre rodeada de tipos duros, numa boa heroína da fantasia urbana. O enredo agradou-me e fez sentido e ficou bem resolvido no fim, o que é sempre um bónus. Este mundo chamou-me a atenção na sua construção e fiquei interessada em ler mais da série, se bem que da maneira que as coisas acabaram podia não haver mais livros que como leitora também ficava satisfeita.
Páginas: sem efeito; tem 11 horas distribuidas por 9 CDs.
Editora: Blackstone Audio
Lido por: Bahni Turpin
É verdade, por vezes parece que uma pessoa se perde, mas vai-se ganhando alguma estaleca continuando a ouvri, até porque nos habituamos mais à língua e aos diversos sotaques. Mas ainda bem que gostaste da experiência. Sem dúvida de que torna bem mais aprazível as tarefas domésticas. :D
ResponderEliminarPois torna! Sempre distrai um pouco nas lavagens de louça e assim. ;) Quanto aos sotaques, espero habituar-me, claro, mas neste achei um pouco estranho a personagem principal estar rodeada de tanta gente com sotaques. :P Acho que vou experimentar Jane Austen da próxima vez; como são textos mais ou menos conhecidos, posso se calhar habituar-me melhor às palavras desconhcidas e aos sotaques diferentes. ;)
ResponderEliminar