sábado, 31 de dezembro de 2011

Os meus favoritos de 2011

Devo desde já avisar... isto vai ser longo. Sou praticamente incapaz de ser sucinta. Ainda por cima, este ano estava a participar em vários desafios (challenges) e a ler em português e inglês...

Acho que vou dividir os meus favoritos por categorias, mencionar menções (passe a redundância) honrosas, que serão o meu modo de destacar leituras que também marcaram o ano, e por fim listar aqueles livros que mais me desapontaram este ano - seja porque tinha altas expectativas ou porque simplesmente não me agradaram.

P.S.: Consegui fazer uma lista de *apenas* 20 favoritos. Mas fiz muitas menções honrosas.

2011 YA/MG Debut Author Challenge - Favoritos

Angelfire, Courtney Allison Moulton
É um pouco difícil explicar porque gostei tanto deste. Temos a heroína que tem de aprender a dar porrada, com duas espadas para aumentar a parada, o herói adorável e protector, a mitologia, que é original, e a história, cativante.

Divergent, Veronica Roth
Este foi o ano das distopias YA. Li algumas, mas nenhuma me pareceu tão vivida e intensa como esta. A Tris é corajosa e compassiva, uma heroína improvável obrigada a fazer coisas terríveis.

Forsaken, Jana Oliver
O mundo criado pela autora cativou-me de imediato, a Riley é uma miúda corajosa e vulnerável ao mesmo tempo, sem ser lamechas. Tudo o que acontece tem consequências, anjos e demónios percorrem as ruas de uma Atlanta em ruínas, e o Apocalipse está à porta... Bónus: Denver Beck.

Este foi muito especial para mim. A imaginação da autora e a sua escrita agarraram-me, sugando-me para esta história de amor proibido e serendipidade, lealdade e conflito.

Menções honrosas: My Soul to Take, Rachel Vincent; Unearthly (Celestial), Cynthia Hand; The Iron King, Julie Kagawa; Paranormalcy, Kiersten White; Vesper, Jeff Sampson; Hunting Lila, Sarah Alderson; Legend, Marie Lu; Shatter Me, Tahereh Mafi

Desapontantes: The Iron Witch, Karen Mahoney; Wither, Lauren DeStefano; Forgotten, Cat Patrick; The Girl of Fire and Thorns, Rae Carson

2011 YA Historical Fiction Challenge - Favoritos

Waterfall, Cascade, Torrent, Lisa T. Bergren
Adorei esta série, passa-se na época medieval e tem a combinação certa de aventura e perigo, com heroínas corajosas e espertas, e cavaleiros galantes e guerreiros.

Totalmente um guilty pleasure; os protagonistas, Mary e James, são absolutamente deliciosos na maneira como se fartam de implicar um com o outro, e depois no modo como passam o tempo a curtir antes de conseguirem admitir os sentimentos que têm um pelo outro. Bónus: mistérios na época vitoriana.

Menções honrosas: Darker Still, Leanna Renee Hieber; The Vespertine, Saundra Mitchell

Desapontantes: os livros da Libba Bray e da Anna Godbersen... no primeiro caso, o livro que li da autora não foi desapontante em si, mas o facto de não ter conseguido ler/tido vontade de ler os livros seguintes; no segundo caso, a expectativa de conseguir ler algo da autora matou-me em parte o gozo que podia ter tido quando de facto a consegui ler (acho que tenho de agradecer a espera de dois anos pelo 3º livro da série Princesas de Nova Iorque).

Livros lidos em inglês - Favoritos

The Body Finder, Kimberly Derting
Um livro YA, com adolescentes normais, cujas famílias são não disfuncionais? Chocante! Além disso, adorei a sensação de Mentes Criminosas com o assassino em série à solta e os capítulos com o seu ponto de vista. E também adorei a Violet e o Jay, melhores amigos tornados namorados.

Delirium, Lauren Oliver
Gostei do aspecto contemplativo e realista da história. E aquele final matou-me.

Daughter of the Forest, Juliet Marillier
Nada a dizer. Ao ler qualquer livro desta senhora tenho sempre uma sensação de awesomeness que é difícil de explicar a quem não tenha lido nada dela. Só de pensar no que a Sorcha passou até fico emocionada.

Bridgertons. Também aqui não é preciso dizer mais nada. Eh, mas eu disse que não conseguia ser sucinta, por isso vou dizer que adorei esta família, tão divertida e enlouquecedora. É impossível não gostar dos casais de cada livro e gosto bastante da maneira como a Julia escreve. Quem diria que eu havia de ficar tão vidrada em romance histórico...

Menções honrosas: Beauty, Robin McKinley; Blue Bloods, Masquerade, Revelations, The Van Alen Legacy, Keys to the Repository, Misguided Angel, Bloody Valentine, Lost in Time, Melissa de la Cruz; The Night Circus, Erin Morgenstern

Desapontantes: Torment, Lauren Kate; Lord of the Vampires, Gena Showalter

Livros lidos em português - Favoritos

Anjo Mecânico, Cassandra Clare
Depois da série The Mortal Instruments, este foi uma lufada de ar fresco. Gostei bastante do cenário steampunk e do drama adolescente que a Cassandra Clare tão bem sabe criar. A tortura da espera pelo segundo livro está a dar cabo de mim.

Again, qualquer coisa desta escritora merece quase automaticamente ir parar a uma lista de favoritos. *sigh* Só de pensar em todo o drama que o Faolan aturou...


Em Nome da Memória, Ann Brashares
Não estava à espera de gostar tanto deste livro. Todo o conceito em volta das reencarnações foi espectacular! E, bem, aquele final também me matou.

Menções Honrosas: A lista é tão grande que a dividi por categorias.

Desapontantes: Crescendo, Becca Fitzpatrick; A Rapariga do Capuz Vermelho, Sarah Blakley-Cartwright; Magia ao Vento, Christine Feehan

7 comentários:

  1. Beeem, tenho-os quase todos! :D e temos 5 favoritos em comum! Clockwork Angel, Traitor and the Tunnel, Bridgertons, e The Body Finder + a menção honrosa para o Darker Still. *high five (literalmente)*
    Epá, já me esquecia que leste o Daughter of the Forest este ano *inveja porque não pode tê-lo no seu top*
    Estive quase quase a incluir o Em Nome da Memória no meu, mas aquele fim estraga tudo :(
    Não me lembrava do Angelfire ter sido um preferido, must buy it.

    ResponderEliminar
  2. Quando vejo este top fico a morrer de inveja por não ler em inglês :(
    Mas pelo menos nas menções honrosas consigo estar em sintonia contigo :)

    Beijinhos, excelentes leituras!

    ResponderEliminar
  3. Lá vai a minha wishlist aumentar mais um bocadinho... Daqui só li o Body Finder, que gostei, e os livros da Juliet (é preciso mesmo dizer que adoro-os?).

    ResponderEliminar
  4. jen7waters, lolol não fiz de propósito, mas é verdade, acabámos por ter bastantes favoritos em comum. :D Sempre podes reler o DotF este ano e pô-lo na lista de favoritos de 2012. ;)

    Elphaba, sentes-te capaz de te desafiares este ano a experimentar ler qualquer coisa em inglês? Há tanta coisa boa que (ainda) cá não chegou que é uma pena não poderes ler. :/

    Quigui, aumentar a wishlist é sempre uma coisa boa. :D E não é preciso dizer, não, até porque não há palavras que descrevam um livro da Juliet. (Pelo menos é assim que me sinto depois de ler um livro dela... xD)

    ResponderEliminar
  5. Duas pessoas não podem estar erradas, favoritos em comum querem dizer alguma coisa!

    E concordo, Elphaba: TENTA!

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me que quando li o Daughter of the Forest me apaixonei completamente pelo Red. Alias, ele ainda faz parte da minha lista de "literary crushes".

    O Divergent parece fazer parte de todas as listas Best Of 2011 - tenho um bocado de medo da hype, mas tenho que perceber porque toda a gente parece adora-lo.

    Feliz 2012, boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Ai, o Red é fantástico, só de pensar naquela cena final (mais aquela na praia) até tenho vontade de reler o livro. :D

    O Divergent é espantoso, deu-me muito em que pensar. Imagino que para um leitor mais "batido" em FC não seja nada de especial, mas na faixa etária YA é bem giro. ;)

    ResponderEliminar