domingo, 15 de julho de 2012

Colecção Heróis Marvel #1 e #2: Homem-Aranha e X-Men

Já aqui tenho falado das saudades que algumas colecções de BD, distribuídas com jornais, me suscitam. (Sim, falo pela milionésima vez da série Clássicos da BD e Clássicos da BD - Série Ouro.) Por isso recebi com algum entusiasmo a notícia desta série, publicada numa parceria Público/Levoir. Gosto bastante de BD, e tenho um historial mais longo de leitura de BD americana com super-heróis, por isso a colecção vem cair que nem ginjas para me animar o Verão.

A edição, devo dizer, é fantástica. Começando pela capa dura de qualidade, cada edição traz uma pequena introdução e um índice exaustivo das histórias e respectivos autores. As páginas e impressão têm boa qualidade. Enfim, uma edição de sonho e por um preço de pechincha.

Homem-Aranha - Integral Frank Miller é, como o nome indica, um volume que acompanha algumas histórias do Homem-Aranha criadas por Frank Miller. Foi uma ideia interessante, lançarem a colecção e este volume em particular no dia em que o novo filme do super-herói estreava.

Em termos de história, os vários enredos perdem-se nos grandes arcos de história do Homem-Aranha, mas em termos de arte é interessante acompanhar o início da evolução de um artista que tem o seu lugar nos anais da história da BD. As minhas favoritas foram as duas histórias com o Demolidor, Em Terra de Cegos... e Das Cinzas às Cinzas! - é pena que não possamos ver a história final, que já não foi desenhada pelo Frank Miller, mas ao menos é-nos dada uma breve descrição do que acontece.

X-Men - Filhos do Átomo cobre a mini-série com o mesmo nome, acompanhada da primeira história de sempre dos super-heróis, que já conhecia. Gostei da arte, às vezes quase lembrando o estilo dos anos 60, às vezes bem moderna, mas bastante dinâmica, e cativou-me a interpretação da imagem dos personagens principais. (Se bem que quase não reconheci o Magneto, quase parecia um Wolverine.)

Adorei a história da mini-série, dá uma prequela interessante para a primeira história dos X-Men, sendo quase intemporal, apesar dos X-Men serem quase cinquentões. Foi bem giro seguir os cinco adolescentes que viriam a ser os X-Men originais, e vislumbrar o ambiente que terá rodeado a criação da equipa.

7 comentários:

  1. Vi publicidade a isto! acho que no cinema (*.*) ou terá sido na tv? mmm...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passaram a publicidade desta colecção, no cinema a que fui, antes do Homem-Aranha, talvez tenha acontecido o mesmo contigo. ;)

      Eliminar
  2. Já tinha visto isto anunciado, mas não achei o preço muito convidativo, mas não sabia que era uma edição de qualidade! Fiquei cheia de vontade de a arranjar :p
    Quando era mais nova devorava tudo o que fosse Homem Aranha ou X-Men..já passaram uns anitos desde a última vez que comprei uma BD :X
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está recomendadíssima! De início também fiquei em dúvida precisamente por causa do preço e por não saber se valeria a pena, mas quando me dei conta de que era em capa dura, até caí para o lado. xD Podes experimentar num quiosque/papelaria da tua zona a ver se têm e reservar - algumas até encomendam os livros que ficaram para trás, mas se isso não acontecer, podes tentar comprar os livros através da loja online do Público, que acho que eles já lá têm os livros. ;) Anyway, se quiseres consultar a lista dos livros, este link ajuda. :)

      Eliminar
  3. Também parece-me uma colecção fantástica e estes dois já cá dançam.
    O preço não é convidativo, é verdade, vai obrigar-me a ser selectivo e adquirir talvez apenas alguns. Mas vai ser difícil escolher! As histórias não são-me familiares por isso vou escolher de acordo com os nomes envolvidos, há alguns que sou fã, mas é tramado pois são todos autores reconhecidos no mundo dos comics...

    Ainda não é desta que faço a colecção completa de BD publicada por um jornal :P
    Mas quem sabe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh, acabei esta tarde, com o último volume, a colecção do Thorgal, como pude-me esquecer.
      mas que coisa...

      Contudo faltam as primeiras histórias do herói, já editadas há anos. mas, sim, foi desta que completei uma colecção.

      Eliminar
    2. Boa! Já é qualquer coisa para começar... ;) Entretanto, lembrei-me que vi na Feira do Livro, numa das bancas da Leya, algumas colecções feitas entre a Asa e o Público... talvez seja uma boa oportunidade para completar mais colecções, estou a pensar em perder a cabeça nessa altura. xD

      Eliminar