sexta-feira, 24 de maio de 2013

Curtas: O Mundo é Fácil, O Gato do Simon, Kick-Ass

O Mundo é Fácil, Gonçalo Cadilhe
Um bom livro recheado de dicas para quem quer começar a viajar, e que cobre todos os aspectos da viagem. O grafismo é muito bom, dando ao livro aquele ar de caderno de viagem, e recheado de imagens de bilhetes, postais, recibos, passaportes, e outras coisas recolhidas pelo autor ao longo das suas viagens. Dá mesmo vontade de partir por esse mundo fora. As únicas coisas que me fizeram confusão são as múltiplas referências a "ah, vais partir de mochila por esse mundo fora ..." e à quantidade de tempo que as pessoas vão de viagem. Não sei, acho que assume apenas um modo de viajar e restringe a sua audiência alvo, quando as dicas se poderiam aplicar a casos muito variados.

Páginas: 204

Editora: Oficina do Livro

O Gato do Simon, Simon Tofield
Amei estes livros, são perfeitos para amantes de gatos, ou para quem quer que tenha tido alguma vez um gato. Porque vão reconhecer o vosso bichinho aqui. O gato do Simon camufla-se para apanhar passarinhos ou coelhos. Faz da estátua do gnomo do jardim o melhor amigo. Exige que o dono o alimente. Passeia pela casa deitando abaixo uma série de coisas. E no segundo volume, há uma certa cronologia, pois o gato do Simon "pula a cerca", viaja pelas redondezas e vai parar a uma quinta, onde se cruza com muitos animais que não conhecia, e os gags sucedem-se. O traço é grosseiro e imperfeito, mas adequa-se perfeitamente ao estilo cartoon do livro. O autor consegue comunicar fabulosamente sem palavras, ao desenhar estes momentos na vida de um gato.

Título original: Simon's Cat (2009) / Simon's Cat: Beyond the Fence (2010)

Páginas: 240 / 240

Editora: Objectiva

Kick-Ass, Mark Millar, John Romita Jr.
Uau, este livro é... qualquer coisa. Até me sinto relutante em explicar porque é que gostei, porque só lendo mesmo para perceber que tipo de livro temos nas mãos. Mas basicamente responde a uma pergunta que terá passado certamente pela cabeça de muitos fãs de comics, com vários graus de seriedade: "Como seria se arranjasse um fato e saísse por aí a combater o crime?" A resposta não é bonita. O personagem principal, Dave Lizewski, leva porrada a torto e a direito, parte ossos, sangra por todos os lados, e tudo o que se preocupa é em ter seguidores no MySpace. (Quando é que isto foi escrito, mesmo?)

A premissa é muito interessante, e a execução, apesar de me deixar exasperada com o personagem principal, é maioritariamente bem sucedida, e levada ao extremo quando descobrimos o segredo do personagem Big Daddy. E pontos bónus por ter a miúda de 10 anos mais assustadora que eu já vi em toda a minha vida. Sou fã do desenho e da cor, têm um toque moderno, com muito sangue à mistura, como parece ser a assinatura do argumentista, e a paleta de cores agradou-me imenso. Mas... a sério, só lendo para perceber. Parece que o filme é um pouco diferente, mas fiquei interessada em vê-lo.

Páginas: 216

Editora: Titan Books

2 comentários:

  1. O Kick Ass OHC (Oversized Hard Cover) da Marvel está quase a chegar a minha casa!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa compra! E boas leituras, espero que gostes. ;)

      Eliminar