sexta-feira, 17 de junho de 2011

Palavras Escuras, Gena Showalter


Opinião: Ao início esta série não me chamava muito a atenção, porque os dois primeiros volumes estavam mais fracos, mas estou a mudar de opinião. Penso que entre o volume anterior e este a autora começou a encontrar a sua voz e a construir de maneira cativante este mundo.

Mesmo com uns 12 personagens no grupo de guerreiros que são os Senhores do Submundo, a autora está a conseguir dar-lhes personalidades separadas e fazê-los distinguíveis para o leitor. Neste livro conhecemos mais sobre os personagens Torin, Cameo, Gideon, Amun e Paris. O pobre Paris, que por este andar vai penar até ao 9º livro - parece que é o livro que lhe é dedicado.

Quanto à mitologia, está a ficar mais bem equilibrada no peso que tem na história, com a procura pelos artefactos relacionados com a caixa de Pandora, e a revelação de todo um manancial de espécies paranormais que existem neste mundo, e que acho que a autora ainda não tinha explorado.

Quanto ao casal principal, gostei deles. O Sabin é o guardião da Dúvida, o que quer dizer que consegue provocar dúvidas até na pessoa mais confiante do mundo. O que não impede de Sabin ser um líder bastante confiante e todo focado na guerra contra os Caçadores. Bem, pelo menos até a Gwen chegar. A Gwen é uma hárpia, uma espécie paranormal pouco explorada, mas que ao contrário das outras hárpias luta contra a sua natureza violenta. Irónico é que o demónio da Dúvida consiga acirrar a hárpia da Gwen e depois acobardar-se com o resultado.

Achei piada à maneira como o Sabin tencionava usar a Gwen como guerreira e como se tinha de forçar a lembrar que só a queria para lutar contra os Caçadores, isto enquanto se armava todo em possessivo para com ela. Também gostei das irmãs hárpias da Gwen, umas mulheres guerreiras com pinta.

Ainda bem que este livro e os seguintes vão ser publicados de seguida mês a mês, pois estou cada vez mais interessada em seguir esta série. Os livros estão a tornar-se mais interessantes, a história está a avançar, a mitologia está a ser desenvolvida, e os personagens secundários ao romance principal de cada livro vão tendo destaque. Estou curiosa em ver o que autora reservou para o Aeron, guardião da Raiva e protagonista do próximo livro. Penso que ela já estava a desenvolver alguma coisa do próximo livro neste, mas veremos.

Título original: The Darkest Whisper (2009)

Páginas: 384

Editora: Harlequin

Tradução: não disponível

2 comentários:

  1. Será excelente se este estiver ainda melhor que o volume anterior.
    Já agora, podes-me dizer se a tradução está +/- ou muito má? :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que pelo menos está tão bom como o anterior. ;) E, bónus, o seguinte sai já para o próximo mês. ^^ Em relação à tradução, pareceu-me em geral estar boa - penso que só notei uma ou duas vezes palavras um pouco estranhas ou mal usadas.

    ResponderEliminar