terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Paixões Secretas (Envy), Anna Godbersen

I'm submitting this book to the YA Historical Fiction Challenge hosted by YA Bliss.


Opinião: Ok, nunca poderia deixar aqui a minha opinião sem mencionar isto, mas pergunto-me que diabo terá passado pela cabeça dos editores da Presença para publicarem o primeiro e o segundo livro da série com dois meses de intervalo, mas terem feito os leitores esperar DOIS... LONGOS... ANOS... para poderem ler o terceiro. Honestamente, é assim que se perde leitores. Pessoalmente, estava pronta a rifar os dois primeiros livros e comprar a série toda em inglês quando finalmente decidiram publicar este no Verão.

Ah, e outra coisa, dois anos para obter este *magnífico* [sarcasmo] trabalho de tradução e revisão? Quanto à última, fartei-me de ver trocas de número e género, para não falar de se trocar algumas vezes os nomes aos personagens. Quanto à tradução, eu cheguei a perguntar-me se não terão metido o livro no Google Translator, e pronto, tradução feita. Porque não se traduz "white lies" por "mentiras brancas", mas sim "piedosas". Porque não se traduz "The friends I have left" por "Os amigos que deixei", mas sim por "Os amigos que ainda me restam" (leiam o contexto, minha gente, o contexto!).

E porque é que, por amor de tudo o que é sagrado, ainda ninguém percebeu que os americanos dizem "first floor" para se referirem ao "rés-do-chão", e "second floor" para "primeiro andar"? Já não é a primeira vez que me queixo disso aqui no blog. Enfim, há mais razões de queixa, eu ia marcando com post-its as páginas com asneiradas, mas a certa altura perdi a paciência e limitei-me a ler, erros e tudo. Depois admirem-se que as pessoas comecem a ler cada vez mais em inglês.

Ok, fim da rant. Simplesmente achei muito frustrante ler o livro em certas partes. Quanto à história, teria sido melhor ler o livro mais perto dos outros, ou tê-los relido antes deste, mas a autora faz um bom trabalho a reenvolver o leitor na história. Que, já agora, é um total guilty pleasure, uma Gossip Girl da viragem do séc. XIX para o XX, em que é tão divertido ler sobre meninas da alta sociedade que se metem em sarilhos e escândalos a cada virar da esquina.

Primeiro temos a Elizabeth. Achei-a muito apagada, com o desgosto pelo que aconteceu no fim do Rumores (Rumors). Estava a torcer pelo Teddy, que tem uma paixoneta por ela desde sempre, mas parece que (ainda) não é desta.

A Diana... pobre rapariga, não sei porque é que ela atura o Henry. O rapaz é tão indeciso, mesmo bordejando no cobarde, que não consigo ver o que ela vê nele. No primeiro livro não tinha percebido porque é que eles se envolveram, no segundo adorei a ideia do amor proibido deles, mas neste livro comecei a enjoar dos dois. A Diana, no entanto, cresceu e conseguiu tornar-se a minha personagem feminina favorita.

A Penelope... ugh, que miúda mais mimada, parva, (inserir insulto)! Não a suporto, como é uma menina rica que tem tudo, convence-se que tudo está ao seu alcance, e os constantes momentos de ócio permitem-lhe perder-se em cogitações e paranóias que a deixem sempre no topo. É a personagem mais sem substância, e a que aposto que vai acabar a série sem evoluir nadinha.

A Carolina... eh, acho que se ela não existisse os livros continuavam a ser o mesmo. A história dela de ascensão social é divertida de ler, mas tão... morna... e com tão pouca influência na história das outras raparigas que eu me pergunto o que é que ela ainda anda ali a fazer.

Uma coisa de que me dei conta é que a autora é óptima a criar personagens femininas que não nos deixem indiferentes, mas ainda tem que trabalhar as personagens masculinas, que não se destacam muito. No entanto, adoro que não tenha receio de matar alguns personagens e fazer coisas terríveis aos outros, porque torna a história muito mais realista.

Espero que o último livro feche satisfatoriamente o destino destes personagens, que seja um livro delicioso e, sobretudo, que não leve dois anos a ser publicado.

Título original: Envy (2009)

Páginas: 280

Editora: Presença

Tradução: Maria do Carmo Figueira

2 comentários:

  1. Quero muito ler esta autora, mas devido ao tempo que demora a publicar vou respirar fundo e aguentar-me até à publicação do último livro :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Os livros dela são giríssimos, mas fazes bem em esperar... podia ter gostado mais deste se não tivesse tido de esperar tanto tempo (e também se a tradução/revisão fossem melhores, mas enfim).

    Fico à espera de poder cuscar a tua opinião, poder ler estes livros todos de seguida deve ser bem bom! :D

    ResponderEliminar