terça-feira, 25 de junho de 2013

3 anos...

... um título tão óbvio, eu sei, mas, ei, faço 3 anos de blog! *atira confettis* Estou a festejar o "blogoversário" no mesmo dia que no ano passado - não é o dia do primeiro post no blog, mas o primeiro dia em que se pode dizer que levei isto a sério; e acabo por gostar mais de festejar neste dia.

Já falei de como comecei o blog, e dos seus primeiros meses, nos posts dos aniversários anteriores, por isso pensei em fazer uma coisa um bocadinho diferente: duas listas - uma sobre as 5 coisas que aprendi com as minhas leituras, e outra sobre as 5 coisas que aprendi a blogar e a frequentar a internet literária.


5 coisas que aprendi com as minhas leituras

  1. Demasiados livros, para tempo e dinheiro tão escassos. Há que aprender a viver com isto, nunca poderemos ler tudo o que queremos ou que colocamos na wishlist. Mas por vezes dá vontade de provar o contrário.
  2. Descobri a minha "voz". Comparando com o modo como lia há três anos, acho que se pode dizer que hoje em dia quando leio um livro, especialmente num género com o qual estou à vontade, estou mais consciente das suas falhas a nível de escrita ou enredo. O resultado é estar mais à vontade a escrever sobre um livro, e sobre o que me agradou ou não agradou, levando a opiniões mais longas e mais fundamentadas.
  3. Não preciso de fingir que gostei de um livro só porque é um clássico ou um livro muito conhecido. Parece óbvio, mas às vezes sinto que as pessoas ficam muito chocadas quando alguém diz "não gostei", tratando-se dum clássico ou dum livro que tem um burburinho gigante de recomendações atrás. Lamento, mas gostos não se discutem, prometo que não vou julgar ninguém que me disser que não achou piada nenhuma ao Orgulho e Preconceito.
  4. Os preconceitos são uma coisa chata, e as generalizações ainda mais chatas. Foi quando me abri a ler fora duma certa zona de conforto que descobri, e redescobri, géneros que pensava não gostar. Basta o livro certo para nos converter. Ainda há géneros que não me convencem, mas não vou avaliar a macieira toda como estando estragada por ter comido uma maçã podre. Suponho que há géneros que nunca me vão convencer, mas enquanto há vida, há esperança.
  5. Sou uma pessoa melhor, mais compreensiva, e mais ciente do espectro de emoções humanas por causa da leitura. Parece lamechas, mas não há nada como um bom livro para nos colocar no lugar de outra pessoa, que sente de modo diferente, que passa por coisas diferentes, que reage de modos diferentes. E dessa maneira, posso apreender o mundo de um modo que me estaria vedado por ser eu própria, e não outrém. (Se é que isto fez sentido.)


5 coisas que aprendi a blogar e a frequentar a internet literária

  1. Regularidade. É difícil obrigar-me a aderir a uma rotina e a fazer uma coisa todos os dias, mas basta porem-me a falar de livros e a coisa muda logo de figura.
  2. Boa educação e respeito precisam-se. Não é porque estamos na internet, um local virtualmente anónimo, que temos o direito de ser mal-educados ou de fazer alguém sentir-se mal por gostar de ler o que quer que leia. Não temos o direito de enxovalhar autores - ou já agora, leitores que gostaram do livro - só porque não gostámos do livro. Não temos o direito de nos colocar numa posição de sobranceria só porque achamos que nós é que percebemos o que é bom ou mau. Todos temos uma opinião, mas o modo como a exprimimos faz toda a diferença.
  3. Abaixo os snobismos literários. A sério, já não há pachorra para isto. Eu aceito que alguém não goste dos géneros X, Y ou Z, ou dos livros A, B, e C - somos todos pessoas diferentes e não podemos gostar todos do mesmo, ou não haveria a variedade de histórias que há. Contudo, não aceito que se perpetuem preconceitos sem sequer ter lido o(s) livro(s)/género(s) em questão. Assumir que o livro/género é mau sem o ter lido é assim a modos que patético, e trollar as pessoas que gostam do livro/género sem o ter lido é ainda mais triste.
  4. Paciência e capacidade de encaixe. Seja a esperar pela publicação dum livro, ou por uma encomenda, ou a respirar fundo, revirar os olhos e ignorar uma pessoa que está claramente à procura de sarilhos.
  5. Há um mundo enorme de gente fabulosa que adora falar de livros como eu. E nunca mais estarei sozinha. Se quiser fangirlar acerca dum livro ou autor, se quiser espalhar aos sete ventos o quanto um livro mudou a minha vida, há sempre alguém desse lado a ouvir ler, e quem sabe, a concordar comigo. A todos os que lêem este cantinho e me aturam, muito obrigada.

17 comentários:

  1. Muitos Parabéns :))

    Sem dúvida os pontos que referes no que toca a aprendizagens são mais que verdadeiros. Penso que para quem torna regular a sua presença na web é essencial essa tal capacidade de encaixe. Também odeio snobismos e conceitos pré-definidos sem que sejam dadas as devidas oportunidades.

    Enfim, penso que no geral é bastante tudo como na vida real, apenas as pessoas arriscam mais no mundo virtual - tanto nas coisas boas, como nas más.

    Um grande beijinho e eu cá estarei para continuar a seguir o teu trabalho :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!!
    Acompanho o teu cantiho à pouco tempo mas já sou uma grande fã. Adoro a forma como expressas a tua opinião sobre os livros. Espero que continues com o teu bom trabalho..
    Beijihos*

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!
    Espero que continues o bom trabalho. Apesar de não comentar muito, é um dos blogues portugueses sobre livros que mais gosto de ler :)

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns P7! Que o bom trabalho e a aprendizagem constante continuem. Este é sem dúvida um blogue exemplar.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns!!!*.* *abraço apertado*

    Sabes que concordo contigo em todos os pontos que referiste e estou tão orgulhosa de ti! Tenho acompanhado desde muito cedo o teu espaço e a evolução é muita como acontece na maior parte dos blogues mas a personalidade que lhe imprimes não muda nunca *.*

    beijinhooos

    P.S. Não vais pedir uma prenda pois não?o.O

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Muitos parabéns que continues com esta atividade e ritmo que tens conseguido manter :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelos 3 aninhos do blog ^_^

    Aproveito para te dar uma prendinha no meu blog - tás nomeada para o Super Sweet Blogging Award"

    Espero que não te importes :P

    XX Ner

    ResponderEliminar
  8. Parabéns!!
    Que continues a fazer um óptimo trabalho.

    E já agora aquilo que enumeraste está mais do certo, simplesmente há pessoas que nasceram para odiar/criticar/ser do contra, com base em nada!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos! Muito obrigada a todos pelas vossas palavras, dão-me alento para continuar a escrever e aquecem-me o coração. ^-^ Espero continuar a escrever aqui por muito tempo, e continuar a crescer e a evoluir como pessoa e leitora... e espero que me possam acompanhar. ;)

    Uma ronda de beijinhos para todos. :D

    ResponderEliminar
  10. Yay! happy blogoversary!! :D

    adorei ali o primeiro ponto 2, já somos profissionais a ler, sem dúvida

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo blogversário!
    O teu blog é dos poucos que tenho o hábito de ler, continua assim.

    ResponderEliminar
  12. Antes de mais, muitos parabéns pelo aniversário.

    Este é um dos blogs que sigo há algum tempo, há tanto tempo como aquele que tem o meu blog, e os blogs são um pouco como os livros: sabe bem quando lemos e nos sentimos "compreendidos". Este blog é um desses!

    É bom sentir que com o avançar do tempo evoluímos com os nossos blogs e que, apesar de todos os "problemas" ou situações menos boas que tem aparecido no mundo virtual, conseguimos manter um grupo de blogs de confiança e até com amizades bem deliciosas. :)

    Beijinhos e continuação de um bom trabalho

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelos três aninhos jeitosa! Que o teu blogue conte muitos mais! Posso dizer que o teu Blog é dos poucos que visito praticamente todos os dias. Adoro-o também porque as tuas leituras são bastante semelhantes às minhas em alguns aspectos e portanto estou sempre a descobrir novos autores que me despertam o interesse! Mas o que mais me cativa no teu Blog são mesmo as opiniões apaixonadas e sinceras. É algo que cada vez menos se vê na blogosfera hoje em dia.

    ResponderEliminar
  14. Yay!! Party! Onde está. O bolo para assoprarmos as velinhas?

    Eheh muitos parabéns.. 3 anos a bloggar regularmente não é fácil! Adoro o teu cantinho *-*

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Ok, pára tudo! Como é que este post me passou ao lado?!
    Haaa já me lembro, namorado, férias e a Lua.

    Como é que eu falei contigo hoje e não me trataste mal por esta falha imensa é que eu não sei - devias, a sério(!), eu teria feito o mesmo.

    Gosto imenso do teu espaço, gosto imenso do que escreves e levo, imenso, em consideração o que lês e as tuas opiniões...
    com isto acho que já disse tudo.
    Tens um espaço indispensável para mim enquanto leitora que - embora aos tremeliques pela minha cabeça na Lua -, continuarei a acompanhar e a recomendar.

    ResponderEliminar
  16. Adorei os teus 5 pontos e concordo com tudo. Este é daqueles tais posts intemporais. Todos os bloggers, leitores e gente ligada ao mundo da literatura se poderia rever neste post. Parabéns pelos 3 anos de blogue! :D

    ResponderEliminar
  17. Só vi o teu post hoje. Parabéns!!! Espero que o blog se mantenha por muitos mais anos :D

    Sobre os 5 pontos que falaste, achei a ideia genial...realmente a pessoa cresce enquanto leitora (e não só) com um blog não é? Acabamos por analisar os livros com outros olhos, a conhecer outros géneros, e acabamos por crescer enquanto pessoas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar