sexta-feira, 6 de maio de 2011

Onde é que eu já vi isto?

Ora hoje temos mais capas parecidas... Bem, no primeiro caso, uma das imagens não bem é uma capa, é uma publicidade.


Achei divertidíssimo que a senhora na capa de Uma Aposta Perversa, de Emma Wildes, da Planeta, apareça também num anúncio da Caras de Setembro de 2009... O pormenor das pulseiras todas modernaças no pulso da senhora é demais. Crédito para a minha irmã nesta descoberta, já que ela é que estava a folhear a revista e deu-se conta desta coincidência.

O segundo caso prende-se com uma imagem que suspeito que seja de um pintor conhecido ou algo do género, pois a imagem é bastante usada... Lembra-me nesse aspecto as imagens do John William Waterhouse usadas nas capas dos livros de Sevenwaters da Juliet Marillier.


Ora aqui temos, da esquerda para a direita: O Manuscrito Perdido de Lord Byron, de John Crowley, da Saída de Emergência; Também Aqui Moram os Deuses, de João Carlos Silva, da Chiado Editora; e A vontade de representação, de Bernardo Pinto de Almeida, da recentmente extinta Campo das Letras. Alguém conhece a imagem original, se é de algum pintor/movimento de arte conhecido?

6 comentários:

  1. Acho que tens razão, a imagem das 3 capas deve ser uma pintura famosa. Olha aqui mais uma :P http://charlezine.files.wordpress.com/2011/03/o_conde_de_monte_cristo_vol2_1233165608p.jpg

    Quanto às pulseiras... LOL! Os stocks de imagens são de facto o primeiro recurso dos designers em diversos formatos. Há uma capa da Nora Roberts que tem a mesma imagem de uma pub de relógios em revistas xD

    ResponderEliminar
  2. Achei graça à primeira imagem em que aparecem as pulseiras xD

    ResponderEliminar
  3. Isto já lá vai à muito tempo, mas é um quadro de Caspar David Friedrich, chamado "Viandante num mar de neblina", de 1818 :)
    Era a capa do meu manual de História do 11º LOL

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Laura! :D Estava mesmo curiosa e não conhecia o artista das imagens. Já andei a cuscar as suas obras via Google Imagens e fiquei ainda mais interessada. ;)

    ResponderEliminar
  5. O quadro enquadra-se no Romantismo. Acho que só tinha ficado isso por responder :D

    ResponderEliminar
  6. Aqui uma outra versão readaptada da imagem:

    http://www.goodreads.com/book/show/16044182-almanaque-steampunk-2012

    ResponderEliminar