domingo, 29 de maio de 2011

Onde é que eu já vi isto?

O tema de hoje não é capas iguais, ou com a mesma foto, mas sim capas com fotografias originadas da mesma sessão fotográfica.

No primeiro caso, temos a similaridade que me inspirou para este post. Quando estava a ler o Em Nome da Memória, da Ann Brashares, olhei melhor para a capa e achei-a algo familiar. Lembrei-me da capa de Tris & Izzie, de Mette Ivie Harrison, que vai sair algures este ano. A pose é a mesma, os modelos (pelo menos a rapariga, já que não dá para ver a cara do rapaz) são os mesmos, só o local de onde o fotógrafo tirou a foto é diferente. Entre os dois, gosto mais do segundo, porque o da Ann Brashares tem demasiadas, hmm, coisinhas na capa. Ele é relevos, e brilhos dourados, e tantos arcos e traçados na capa... Acho que fazem demasiado ruído visual. E tambem acho que a capa é demasiado cor-de-rosa. A crer no segundo livro, a imagem original devia ser bastante rica em cores e o rosa deixa a imagem com um ar desbotado.


O segundo caso veio-me à memória logo a seguir. Temos a capa da edição Australiana de Unearthly, de Cynthia Hand (é a minha favorita, já agora, de todas as disponíveis para este livro até agora), e The Mephisto Covenant, de Trinity Faegen. Penso que o vestido e a modelo são os mesmos, logo é a mesma sessão fotográfica; a pose e o tratamento de Photoshop dado às capas é que é diferente. Gosto mais da primeira, já que os meus olhos são uns esfomeados e não conseguem deixar da olhar para o vestido vermelho e o contraste que faz com o resto da capa.

3 comentários:

  1. Bastante interessante o post desta semana! Nunca tinha reparado em situações deste género, mas vou estar mais atenta agora :D
    Partilho das tuas preferências, também gosto mais a da direita, na primeira, e da da esquerda, na segunda :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso desta rubrica! A comparação de capas é sempre interessante.
    E é incrível como eles conseguem "reutilizar" uma imagem devido a tratamentos de imagem!
    E concordo com a tua opinião, tal como a da Cat SaDiablo, também gosto mais dessas capas!

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha reparado no caso destes livros, mas noutros já (se bem que de momento não sei de cor nenhum dos títulos).
    No entanto, a meu ver, estas capas já não são exemplos maus como os que usam claramente as mesmas fotos. No entanto é curioso. :)

    ResponderEliminar