quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Almanaque Steampunk

Oh, isto está tão giro, dei por mim a dizer "já acabou?" no fim... Tem um conjunto engraçado de artigos e contos, subordinados ao tema steampunk e com uma certa contextualização no cenário português. Os anúncios estão mesmo engraçados e bem elaborados, muito convincentes, e adorei ler sobre as invenções fictícias. O calendário estava apropriado ao tema, se bem que um pouco repetitivo. Nunca li um do género por isso não sei se é o objectivo. O horóscopo, por sua vez, estava hilariante.

O artigo inicial sobre steampunk faz um bom trabalho a descrever o género, mas faltou-lhe um bocadinho de ligação entre os temas. Já o Décimo Nono Teste de Competência Robótica - Escrita Criativa é tão divertido nas observações que o autómato faz. Assim como a Carta Anónima, a manifestar-se contra esta mesma publicação.

As várias Crónicas Sociais e Notícias conseguem combinar as cusquices à Lady Whistledown (da série Bridgertons da Julia Quinn) e os eventos "correntes", com pequenos toques de steampunk. Os jogos eram apropriadamente temáticos, mas fizeram-me falta as soluções das palavras cruzadas. E (sei que isto é uma picuinhice) achei as palavras das palavras cruzadas demasiado separadas, e as da sopa de letras demasiado juntas, se é que isto faz sentido.

Gostei da ligação entre artigos do Almanaque, como o artigo sobre o dia na vida do Intrépido Teófilo e a crítica literária a um dos seus livros, ou a notícia da explosão duma fábrica com um dos contos, Coração Atómico. Todos os 3 contos me tocaram de algum modo, mas o Colombo partiu-me o coração. Tão triste.

Sem comentários:

Publicar um comentário