sábado, 15 de dezembro de 2012

O Hobbit, J.R.R. Tolkien


Opinião: Peter Jackson, estás tramado comigo. Ter lido o livro em cima de ir ver a primeira parte da tua adaptação vai-me fazer sobre-analisar todas as coisinhas que me aparecerem à frente. Estou tão curiosa para ver por que raios é que decidiram fazer três filmes, o que adicionaram à história, e exactamente como é vão dividi-la. (Tenho uma ideia, pelo que sei deste filme e pelo título do segundo.)

É tão injusto as pessoas julgarem O Hobbit por não ser aquilo que O Senhor dos Anéis é, porque na minha opinião é esse o seu encanto. É uma história mais juvenil, que segue uma estrutura típica de contos de fadas e aventuras épicas, e por isso um bicho diferente de O Senhor dos Anéis. É perfeita para ir lendo aos bocadinhos, noite após noite, e foi isso que me aconteceu, e a razão porque levei tanto tempo a lê-lo. Lia um bocadinho à noite, acabava o capítulo de manhã e ficava satisfeita.

A parte melhor desta narrativa foi descobrir o Bilbo Baggins, a cujos feitos se alude na trilogia, mas só aqui dá para perceber aquilo que ele fez e viu. Basicamente o Bilbo é que faz tudo... 13 anões e passam a vida a ser salvos por um hobbit. A noção é tão divertida e fiquei com um respeito renovado pelo pequeno hobbit, pela sua inteligência e engenho e pela sua integridade. O modo como tenta resolver o impasse com os anões é tão desenrascado. E fica inconsciente na melhor parte, a da batalha!

Conhecemos neste livro muitas lugares, personagens e raças fantásticas novas, mas também é possível vislumbrar alguns bocadinhos de coisas já conhecidas ou mencionadas na trilogia, o que me deu um monte de saudades da mitologia da Terra Média. O Tolkien criou um mundo. Não apenas uma saga, mas um mundo completo e fabuloso, o que me fascina.

Ainda sobre a adaptação, estou curiosa para ver como os anões são retratados. Têm um feitio difícil, chegam a ser bastante forretas e mesquinhos, especialmente no assunto do tesouro, e passam a vida a ser salvos pelo Bilbo. (Características que duvido que fiquem bem em filme.) E ainda estou para ver como é que o Richard Armitage vai ser um Thorin credível. O homem tem demasiada presença para o velhote resmungão que é o Thorin. Os outros anões... bem, vou tentar não confundi-los, lol. Ter actores de carne e osso a representá-los vai definitivamente ajudar a desemaranhar os personagens na minha cabeça.

Título original: The Hobbit (1937)

Páginas: 260

Editora: Europa-América

Tradução: Fernanda Pinto Rodrigues

9 comentários:

  1. Quero ver se leio o livro antes de ver o filme... mas a vontade de correr até ao cinema mas próximo é tão grande que não sei quanto tempo mais vou aguentar. =) A ver se faço como tu, ler um bocadinho todos os dias, até porque nunca experimentar a escrita de Tolkien e não sei quão «complexa» ela é, efectivamente. Excelente opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vale a pena ler antes do filme, é curtinho, lê-se num instante, e ao ver este filme só ficas a saber um terço da história. xD Assim mais vale devorar já o livro. ;) A escrita dele em geral é bastante simples, é o worldbuilding que torna a história mais complexa. Mas aqui flui muito bem, o género de história também se presta a isso... Dois ou três capítulos por dia e lias O Hobbit numa semana, e já dava para fazer essa corrida até ao cinema. ;) Obrigada!

      Eliminar
    2. Decidi seguir o teu conselho e ainda ontem peguei no Hobbit. Não li muito, é verdade, mas hoje foi o primeiro livro em que peguei e não o quero mais largar! Realmente, a escrita não é nada complexa, é bastante agradável até, quase como se estivesse a escutar uma história de horrores e mistérios e aventuras sentada no meio de um bosque e em torno de uma fogueira... Além de que o Bilbo é simplesmente demais! =) A ver se ainda hoje o termino...

      Eliminar
    3. Espero que hoje a leitura tenha avançado bem. :) Pois, parece uma daquelas histórias que nos contam em miúdos, cheia de aventuras e reviravoltas. E o Bilbo é que salva sempre tudo, coitado. É como eu digo, 13 anões, e tem sempre de ser o hobbit a resolver as coisas. xD

      Eliminar
  2. Deixei-te um selinho no blogue =)

    http://girlinchaiselongue.blogspot.pt/2012/12/campanha-incentivo-de-leitura-selo.html

    ResponderEliminar
  3. Olá p7, deixei-te um selo no meu blogue, igualmente! :D

    ResponderEliminar
  4. Eu li o Hobbit o ano passado, por isso a história não vai estar tão fresca como no teu caso. Mas adorei tudo! Desde o modo como ele conta a história, como um conto de fadas, às personagens, ao mundo criado por Tolkien, às aventuras de Bilbo e dos que o acompanham... tudo. Acho que não houve nada que eu não gostasse no livro e estou super curiosa para ver o que o Peter Jackson fez com o filme :)

    ResponderEliminar