sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Em síntese: The Shadow Cats, Destroy Me, e volto à infância com pop-ups

The Shadow Cats, Rae Carson
É uma novella interessante por nos dar o POV da Alodia, a irmã mais velha da Elisa. Entre estas duas irmãs há algum preconceito e falta de compreensão. Ambas são mais perfeitas e imperfeitas do que se dão crédito. A Elisa despreza a irmã por ser a herdeira perfeita, enquanto que a Alodia vê a Elisa como preguiçosa e clueless e distraída. A Elisa é observadora e inteligente, e a Alodia tem dúvidas. Ambas são mais espertas e corajosas do que pensam. Podiam evitar muito se se tentassem compreender melhor.

É uma pequena aventura centrada na Alodia. Bastante satisfatória, ficámos a conhecer um pouco mais da Alodia e da sua vida, apenas me desapontou por ser tão preconceituosa em relação à Elisa. Mas também é corajosa e consegue fazer muita coisa ao ser subtil e diplomática. Se prestasse alguma atenção à Elisa veria que esta até pode ser mais útil do que imagina.

Destroy Me, Tahereh Mafi
O Warner é o personagem doidivanas que conhecemos em Shatter Me, completamente obcecado com a Juliette, mas muito frio, desligado e calculista. É curioso entrar na cabeça dele, perceber como é que ele funciona - há uma certa organização na loucura dele, e tudo remonta ao doido do pai, a pessoa mais arrepiante que há... não admira que o miúdo seja completamente louco.

Acaba por haver uma ligeira qualidade atractiva na sua loucura, mas não é um competidor a sério para as afeições da Juliette. Para isso precisava dum transplante de personalidade, mas isso tirava-lhe a piada, e acho que a Tahereh Mafi é mais esperta que isso. Gostava de ver o que ela tem preparado para o Warner...

São uns livros bem giros, recheados de pequenos pormenores, sobre figuras mitológicas, fantásticas e literárias, preparados para crianças. Teria adorado estes livros quando era miúda, com a minha pancada por mitologia. Fizeram-me morrer de saudades da Terra Média, o do Tolkien foi um bom aperitivo para O Hobbit, já que se foca muito nos personagens deste. Valeram bem a pena, especialmente pelo que custaram. (Comprei-os a 5€.)

Sem comentários:

Enviar um comentário