terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Selo - Campanha de Incentivo à Leitura


Existem algumas regras:
1 - Indicar 10 blogs para receberem o Selo (é proibido apenas deixar para quem quiser pegar sem indicar 10 blogs)
2 - Avisar os blogs escolhidos
3 - Colocar a imagem no blog para apoiar a campanha
4 - Responder à pergunta: Qual Livro Indicaria Para alguém Começar a Ler?

Este é capaz de ser dos selos mais irónicos na blogosfera literária, já que duvido que algum de nós precise de incentivo para se pôr a ler, mas aqui ficam as recomendações e ideias, se quiserem viciar mais alguém nestas andanças.

Um muito obrigada às bloggers que mo atribuíram, antes de tudo: a Mónica Silva do A Thousand Lives; a Patrícia do Chaise Longue; a Filipa M. do O Labirinto dos Livros; e a Carla M. Soares do monster blues (EDIT: e a jen7waters do Cuidado com o Dálmata, a WhiteLady3 do Este meu cantinho..., a Rita do A Magia dos Livros e a Marina do O Livro que Deu um Pum).

Blogues para receberem o selo... a esta hora já muita gente deve ter recebido, por isso vou inevitavelmente repetir-me... e também devolver o selinho:


Ora bem, livros que recomendaria para começar a ler... eu aprendi a ler com banda desenhada, nomeadamente da Disney, por isso seria uma sugestão interessante para pôr os miúdos a ler. (Não que a banda desenhada seja só para crianças, mas neste caso seria uma boa transição entre os livros ilustrados infantis e os livros de prosa.)

No segmento infanto-juvenil, sugeria um Harry Potter e a Pedra Filosofal. O primeiro livro da saga é de leitura fácil e compulsiva, e o aspecto mágico e fantasioso pode agradar a muitos miúdos. Acho que também me imagino a ler O Hobbit, quando tinha esta idade, se mo tivessem passado para a mão.

Para um jovem adolescente? É o mais difícil. É aquela idade em que tudo é tão indefinido, e ao mesmo tempo a cabeça de um rapaz é muito diferente de uma rapariga. Talvez Os Jogos da Fome possa agradar a a gregos e troianos. É de leitura compulsiva, e bónus, vai possivelmente pôr o jovem que o leia a pensar.

Para um adulto? Hm... Vou sugerir Sangue-do-Coração, da Juliet Marillier, e Os Homens que Odeiam as Mulheres, de Stieg Larsson. O último por ser de leitura complusiva, e o primeiro para aqueles que gostam de sentir ALL THE FEELINGS, sem terem de se arriscar numa série.

4 comentários:

  1. Obrigada pela devolução ;P
    Tens aí excelentes recomendações de livros :)

    ResponderEliminar
  2. Many thanks, foi-lhe devolvido: http://cuidadocomodalmata.wordpress.com/2012/12/19/selo-campanha-de-incentivo-a-leitura/ :p

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo selinho p7. Também to retribui. :) Beijinhos

    ResponderEliminar