sábado, 22 de dezembro de 2012

Trëma (antologia)

Lançada no Fórum Fantástico, é um projecto interessante de contos fantásticos, reunindo histórias variadas e não-ficção. Gosto da arte da capa, é adequada e alusiva a um dos contos. A paginação, felizmente, está bem feita. O design é simples mas eficaz, o texto é compacto mas a margem larga ajuda a aliviar os olhos da leitura.

Achei o primeiro conto, O Vigésimo Oitavo Dia, um pouco confuso, só no fim percebi o que se passava mas mesmo assim fiquei na dúvida. No entanto, gostei da escrita. Sobre a Trëma, e sobre escritores e edição traz-nos uma reflexão interessante sobre o estado da edição. E Como caçar uma vanity press? apresenta um pequeno texto muito humorístico sobre o assunto. Em O Cais do Poeta, um conto, também apreciei a escrita. E gostei do fim e da sensação de nostalgia e saudade que me deu.

Espaços virtuais, espaços pictóricos, espaços ficcionais, texto de não-ficção, não me disse muito, não percebi se havia algum argumento a ser feito. A bela adormecida do Mosela foi um conto engraçado, com um belo cenário, e um fim bem divertido. O Sofisma da "Ficção de Género" deixou-me bem animada, aborrece-me terrivelmente ver pessoas a esnobar géneros, particularmente ficção especulativa, e este texto desmonta um bocadinho certos preconceitos, e foi bom lê-lo.

Na Crista da Onda foi um conto ao jeito deste escritor, pelo que me lembro da antologia O Futuro à Janela, ficção científica pura, uma história que descreve um feito extraordinário, contra todas as adversidades. Apenas tive alguma dificuldade com o jargão de navegação. A Entrevista a Ivor Hartmann dá-nos um cheirinho dum autor e duma antologia de ficção científica africana. A antologia termina com uma Crítica a Margarita e o Mestre, de Mikhail Bulgakov, e as Biografias dos autores participantes da antologia.

4 comentários:

  1. "Em O Cais do Poeta, um conto, também apreciei a escrita. E gostei do fim e da sensação de nostalgia e saudade que me deu."

    Tendo sido eu a escrevê-lo, fico feliz por esta opinião ser exactamente igual à minha. Ainda hoje, quando o leio, chego ao fim e suspiro, com uma estranha sensação nostálgica.

    Bom Natal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito das sensações e emoções que transmitiste com a história, foi bem bonita. ;)

      Feliz Natal! :D

      Eliminar
  2. Olha e fui eu a autora da coluna, como caçar uma vanity ^^ Espero que tenha sido útil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, foi bastante esclarecedora, na descrição de alguns... "fenómenos" que se vêem por aí. ;)

      Eliminar