sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Uma imagem vale mil palavras: Entrelaçados (2010)

Bem, de vez em quando a Disney acerta em cheio. Conseguiram voltar aos contos de fadas, adaptar uma história de modo a não parecer completamente ridícula (hoje em dia é difícil adaptar contos de fadas, por causa de alguns pormenores datados, ou sem vir algum palerma a queixar-se da violência a que expõem as criancinhas), incluir pequenos pormenores que são fiéis à história original e fazer uma história verdadeiramente divertida e adorável.


Gostei mesmo da Rapunzel, porque tinha uma personalidade bem animada e porque apesar de ter vivido numa torre toda a vida, era uma miúda que se sabia defender (frigideiras como armas de defesa pessoal! o Lucivar aprovaria... MUITO) e ainda melhor, creio que em grande parte é sempre ela a safar-se a ela e ao Flynn dos sarilhos em que eles se metem. Ingénua não é igual a indefesa, e ainda bem que fazem a distinção. O cabelo dela era quase um personagem por si próprio, achei curiosas as suas "propriedades", mas achei que a Rapunzel até ficava melhor com o novo look do final. Se a Disney fizesse uma boneca da Rapunzel com esse look eu compraria, porque estava mesmo gira. Mas tecnicamente esse look é um spoiler para o fim, por isso acho que não tenho sorte.

O Flynn acaba por ser um par bem interessante e divertido para a Rapunzel, especialmente porque aquela lábia toda não lhe serve para nada com ela. Diverti-me imenso com a cena em que ele lhe lança o "olhar" e aquilo cai em saco roto. Só estou a ver é algumas complicações burocráticas com todos aqueles roubos que ele fazia, ou a rainha a ter uma coisinha má quando a Rapunzel o levasse a casa para o apresentar aos pais. Mas o Flynn partilha do amor por frigideiras da Rapunzel (e do Lucivar), o que o faz subir muitos pontos na minha consideração. E dou-lhe ainda mais uns pontos só por aquela cena muito breve em que ele e a Rapunzel estão rodeados de livros.


Adorei o Pascal, o camaleão, que não diz uma única palavra durante o filme, e consegue ser muito mais expressivo que certas pessoas. *cof-Kristen-Stewart-cof* O Maximus, o cavalo farejador, também estava engraçado, mas faltou-lhe ali qualquer coisa. E devo dizer que no início torci o nariz a ter um conto de fadas da Disney com este tipo de animação, mas depois de ver A Princesa e o Sapo, e ver este, venha o novo tipo de animação. O ar do filme estava fantástico no geral, e o cabelo da Rapunzel estava fabuloso, em particular (se bem que carregar aquilo tudo para trás e para a frente é obra... e quando o cabelo fica emaranhado? o horror...).

Enfim, todos os elogios que eu fiz ali em cima à Disney podem cair em saco roto. Acabei de descobrir que eles estão a fazer um filme chamado Frozen, que é "vagamente baseado" na história The Snow Queen, que é só assim um dos meus contos favoritos, porque inverte o paradigma e tem a rapariga, a Greta, a salvar o rapaz, o Kay. Mas as descrições que vejo por aí do Frozen parecem não ter nada a ver com a história original (daí o "vagamente baseado"). *facepalm* Sou capaz de ter um AVC se eles estragarem isto.

8 comentários:

  1. Já me fartei de rir por tua causa xD Quando fui ao cinema ver este filme (que é tão fofo) e ela agarrou na frigideira eu pensei logo, «LUCIVAR!» e fiquei tão feliz por ver uma frigideira em acção *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a sensação de que alguém naquela equipa que fez o filme era bem fã das Jóias Negras, só isso explica o fascínio por frigideiras. xD Já eu nunca mais fui capaz de pegar numa frigideira sem me lembrar do Lucivar e da Marian... ^-^

      Eliminar
  2. Só agora é que viste o Tangled??? Ai meu Deus!! É tão LINDO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas, só eu é que não o vi no cinema? xD É mesmo giro, adorei a Rapunzel, que grande miúda. ^-^

      Eliminar
    2. Também não vi no cinema, quando ia ver cheguei lá e estavam as sessões todas esgotadas, para além de que fiquei a saber que não havia versão legendada---recusei-me a ver a versão tuga. >___>

      Já viste a short com o casamento?

      Eliminar
    3. Oh, uau, isso é mesmo os nossos cinemas a trabalhar bem. xD

      Vi! Felizmente passaram-na a seguir ao filme... só o Pascal e o Max para quase perderem as alianças e destruírem metade dos preparativos para a festa. :D

      Eliminar
  3. Eu vi este filme quando saiu e A-D-O-R-E-I!
    Estava com medo que a Disney tivesse estragado o conto, mas pelo contrário. Também gostei bastante da banda sonora. Aliás, a música "I See the Light" até foi nomeada para os Óscares. Acho que é um filme bastante giro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não reparei muito na banda sonora, não sei se foi de estar dobrado... gostava de ver o filme outra vez para estar com mais atenção. :)

      Eliminar