Outubro termina agora, mês que devia ser outonal, um pouco mais frio, um pouco mais chuvoso, mas eu continuo a achar que o Outono esqueceu-se que devia ter começado em Setembro, e o Verão aproveitou, esticando-se um bocadinho mais. Nem parece que faltam dois meses para o fim do ano. De qualquer modo, foi um belo mês para leituras, variadas e abundantes, com boas e más surpresas.
Livros lidos
Opiniões no blogue
- Colecção Universo Marvel #10, #11 e #12: Vingadores: Para Sempre Parte 1, Vingadores: Para Sempre Parte 2, Kurt Busiek, Roger Stern, Carlos Pacheco; Dr. Estranho e Dr. Destino: Triunfo e Tormento, Roger Stern, Gerry Conway, Bill Mantlo, Mike Mignola, Kevin Nowlan, Gene Colan;
- Quem Vê Caras Não Vê Espiões, Ally Carter;
- Jackaby, William Ritter;
- Uma Semana para te Amar, Monica Murphy;
- Curtas: BD parte I: Seconds, Bryan Lee O'Malley; Batgirl vol. 1: The Darkest Reflection, Gail Simone, Ardian Syaf, Vicente Cifuentes;
- Curtas: BD parte II: Wolverine and the X-Men vol. 5, Jason Aaron, Nick Bradshaw, Steve Sanders, David López; Hawkeye vol. 1: My Life as a Weapon, Matt Fraction, David Aja, Javier Pulido, Alan Davis;
- A rainha manda...: Os Pilares do Mundo, Anne Bishop;
- Poisoned Apples, Christine Heppermann;
- Winterspell, Claire Legrand;
- Maze Runner - Provas de Fogo, James Dashner;
- Colecção Universo Marvel #13, #14 e #15: Vingadores: Cerco, Brian Michael Bendis, Olivier Coipel; Thor e Capitão América: A Essência do Medo, Matt Fraction, Stuart Immonen; Homem-Aranha e Vingadores: Contos de Fadas Marvel, C.B. Cebulski, Mindy Owens, Ricardo Tércio, Niko Henrichon, Nick Dragotta, João Lemos, Nuno Plati;
- Meg Cabot: Haunted, Twilight;
- Every Breath, Ellie Marney.
Os livros que marcaram o mês
- Seconds, Bryan Lee O'Malley - repetindo-me em relação ao mês passado, não costumo destacar BD, porque não estou à vontade a availiá-la por aí além, mas achei que devia destacar este e os seguintes... este, porque é uma história bem gira em que a protagonista cresce um bocadinho e apende umas coisas importantes, com um artifício meio FC, meio fantástico, e uma arte que me caiu no goto, visualmente;
- Hawkeye vol. 1: My Life as a Weapon, Matt Fraction, David Aja, Javier Pulido, Alan Davis - destaco este porque gostei mesmo do feitio do par de Hawkeyes e da relação que eles tinham, das histórias, da arte, das cores, em suma, de tudo;
- Batgirl vol. 1: The Darkest Reflection, Gail Simone, Ardian Syaf, Vicente Cifuentes - e destaco este porque gostei muito da escrita e do percurso da personagem titular e protagonista;
- Winterspell, Claire Legrand - um recontar de O Quebra Nozes que é sombrio, sensual, com uma história coming of age incomum e uma evolução muito interessante da protagonista no que toca a feminilidade, sexualidade e auto-estima;
- Poisoned Apples, Christine Heppermann - este conjunto de poemas são tão giros (e eu nem costumo ler poesia), e uma boa base de reflexão de alguns estigmas e ideias que persistem na vida de uma jovem dos nossos dias;
- Every Breath, Ellie Marney - este livro, bolas, encheu-me as medidas dum modo que poucos o fazem, simplesmente por conjugar uma série de coisas que gosto de ler... eu sei que me queixo muito disto, mas já estou a "comichar" pela sequela;
- Unteachable, Leah Raeder - o tema é pesado, e difícil de fazer resultar, mas a autora conseguiu-o, escrevendo um livro assoberbante e fascinante, com uma escrita mesmo bonita e visual.
Outras coisas no blogue
- Uma imagem vale mil palavras: Gone Girl (2014);
- A rainha manda...: Os Pilares do Mundo, Anne Bishop;
- Wonderfully Wicked Read-a-Thon 2014: Starting Post; Friday and Saturday (17th-18th); Sunday, Monday and Tuesday (19th-21st); Wednesday, Thursday and Friday (22nd-24th); Saturday, Sunday and Monday (25th-27th); Wrap-Up Post.
Aquisições
Primeiro tenho de falar de uma coisa que me custou os olhos da cara em portes, e pela qual sou capaz de ter vendido a alma ao Diabo: The Body Electric, da Beth Revis. Encomendando pela livraria indie local da autora, a Malaprop's, podíamos receber imenso swag com a encomenda, visível na foto, entre marcadores, postais e autocolantes; além disso, encomendando numa certa altura na pré-venda, a edição era limitada e numerada - apenas 350 exemplares. (O meu é o nº 9.)
O conjunto de livros em inglês do mês, com algumas coisas muito esperadas e bastante adoradas - o Every Breath, o Winterspell -, uma boa surpresa - o Poisoned Apples -, uma edição ilustrada bem bonita das Fábulas de Esopo que estava na Fnac a uma pechincha, e uma outra bela surpresa, só que não pelas razões óbvias.
É que eu já encomendei e li o All Lined Up há que tempos. Nomeadamente encomendei-o no Book Depository em Maio, e a meio desse mês enviaram-me um exemplar. Passado um mês, quando o dito cujo não chegava, contactei-os e enviaram-me um novo exemplar. O segundo exemplar chegou em Julho e procedi a ler o livro. E não é que agora, a meio de Outubro, cinco meses depois do envio, chega-me aquele primeiro exemplar, o exemplar desaparecido?!
Eu não sei o que é que as pessoas responsáveis por este tipo de coisa andam a fazer, sejam os CTT, ou a alfândega, ou seja lá quem for que trata das encomendas vindas do Reino Unido, mas isto? Uma encomenda estar este tempo todo no Limbo, e chegar cinco meses depois? É completamente ridículo. Parece que estamos na Twilight Zone. Portanto, sim, minha gente, estão a fazer um *fantástico* trabalho. Sem dúvida alguma.
Em português, os dois volumes da colecção do Sherlock Holmes do jornal Público que faltavam; e os três livros seguintes ficaram-me a custo zero, com descontos em cartão. O primeiro dos três suscitava-me alguma curiosidade já na versão em inglês, e os dois seguintes são a modos que algumas novidades recentes ou não-tão-recentes que ficaram para trás.
Tendo em conta que ultimamente não tem saído nada de jeito em português - ou pelo menos, nada que me suscite o interesse por aí além -, achei que podia gastar esse dinheiro em cartão em novidades que não tive oportunidade de agarrar anteriormente. Ou no caso do livro da Lissa Price, é mesmo porque tenho grande alergia a livros com menos de 300 páginas e cujo PVP se aproxima dos 19 euros (18,85€, para ser precisa).
O segundo livro do Maze Runner e o da Patricia Cabot foram adquiridos com um vale da Wook que ainda me tinha sobrado, sendo que o primeiro dos dois já li este mês para um desafio, e o segundo vai ser lido em Novembro para outro desafio. E por fim, o livro da Susan Carroll é o último da série, editada pelo Círculo de Leitores.
Banda desenhada do mês, com a intromissão da revista Estante da Fnac. Temos revistas Disney, incluíndo o nº 100 da Comix (belo número, parabéns!); e temos as revistas Marvel em português. Temos mais livros da colecção Universo Marvel do jornal Público. E por fim, dois volumes que coleccionam as revistas de Batwoman - Batwoman vol. 1: Hydrology - e de Saga - Saga vol. 1.
Aliás, o Saga tem uma história hilariante associada. Ou não tão hilariante, dependendo do ponto de vista. Para mim não é, mas quem me esteja a ler pode rir-se um bocadinho, que eu não me importo. É que não passaram nem dois dias depois de eu encomendar o Saga em inglês para vir a descobrir que havia uma editora que tencionava editá-lo em português até ao fim deste ano (sai em Novembro, em capa dura, a 8,99 € *cai para o lado*).
Portanto, podemos concluir daqui que a) sim, o meu timing é sempre fabuloso, e que b) as editoras de BD não se escapam a fazer o mesmo que as outras em Portugal, que é divulgar as coisas em cima da hora para me pregarem partidas destas e perderem um possível cliente. *facepalm*
A ler brevemente
Tenciono ler o Batwoman e o Saga, claro, e já agora acho que vou aproveitar para ler um livro que tinha cá em casa sobre o evento Siege da Marvel, agora que já li a história principal. Por outro lado, não sou nada natalícia, mas estava a pensar em ler um ou outro livro adequado à época que se aproxima, já que tenho alguns livros temáticos da época, e para me precaver com as leituras e as programações das mesmas, bem que podia pegar já no My True Love Gave to Me e no Let It Snow.
Para o meu projecto Meg Cabot espero ler dois livros muito distintos, Proposta Indecente, romance histórico, e O Ídolo na Escola, Young Adult contemporâneo. O primeiro porque saiu há pouco tempo e não quero deixar para trás coisas da autora que vão saindo, e o segundo porque é stand-alone, não fazendo parte duma série, por isso posso emparejá-lo livremente com o primeiro, para cumprir o desafio de ler dois livros da autora por mês.
Gostava de ler o The Body Electric, porque estou curiosa com a premissa de ser um livro que conta o que se passa na Terra durante a trilogia do Across the Universe; e de ler o Stone Cold Touch, porque há uma votação online sobre com quem os leitores querem que a heroína fique (isto já parece uma telenovela, com os espectadores a escolher o fim).
Não é que eu tenha preferência particular sobre qualquer um dos dois rapazes da história, mas estou intrigada, porque isto sugere que a autora vai tentar dificultar a vida ao leitor e à protagonista no que toca à escolha. E tendo em mente que o primeiro livro parecia ir numa direcção, estou curiosa em ver como o segundo livro vai defender a outra direcção.
Fora isso, espero receber e ler All Broke Down, da Cora Carmack, o segundo livro sobre uma equipa de futebol americano do Texas. A autora é sempre divertida e imaginativa, portanto tenho alguma curiosidade em ver como é que ela vai dar a volta a um personagem que no primeiro livro era tudo menos um santo.
Também espero pôr as mãos em Mortal Heart, o terceiro e último da respectiva série, e cujas opiniões me têm atiçado tanto a curiosidade; e em The Bane Chronicles, finalmente, que eu não tenho paciência para ir comprando um livro aos bocadinhos (originalmente os contos saíram um a um, em e-book e audiolivro), e então preferi esperar pela edição compilada e completa.