quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Uma Semana para te Amar, Monica Murphy


Opinião: A sinopse é bastante directa. Um artifício em que dois personagens fingem ser namorados, para descobrirem que a ficção se está a tornar realidade. É a premissa duma boa parte dos livros do género romance, e portanto aquilo que distingue um livro, que o separa do grupo, é o modo como o autor explora a premissa, os detalhes que introduz na narrativa, os personagens que apresenta, ou a maneira como escreve. Diria que a autora Monica Murphy acertou em dois, talvez dois e meio, destes aspectos.

Gosto bastante do modo como ela explorou a premissa. A vida familiar do Drew é terrível, apesar de todo aquele esplendor, e é um bom cenário para aproximar os personagens. Apesar de ele pagar à Fable para o acompanhar e fingir ser sua namorada, o dinheiro ou falta dele não é de todo um conflito entre ambos, o que é refrescante e acaba por abrir a porta a outras coisas.

Os detalhes da história da vida dos personagens... bem, devo dizer que adivinhei bastante cedo uma parte da história da vida do Drew, e até aquela revelação final veio-me à cabeça umas boas páginas antes. Não posso dizer que tenha sido surpreendida, mas isso não me tirou o gosto da leitura. Achei muito interessante a autora explorar este assunto do ponto de vista menos habitual, o do Drew, e gostei de acompanhá-lo enquanto lidava com esta situação ao longo da história.

Agora a escrita... não sei, pareceu-me simples. O que não é um defeito por si mesma, mas é-o quando não faz nada por me cativar, por me enredar na história. Não sei se a tradução terá a ver algo com isso... das poucas citações em inglês que o Goodreads tem do livro, pareceu-me que num ou outro caso a tradução não é das mais certeiras.

E começo a desenvolver uma teoria... o inglês é de certo modo uma língua mais "simples", a nível vocabular e gramatical, que o português. E tenho a sensação que por isso as autoras com um tipo de escrita já por si mais simples em inglês acabam por soar péssimas em português. Não sei se faz sentido. Enfim, não consigo livrar-me da sensação que tendo lido este livro em inglês, tê-lo-ia apreciado mais.

E isto leva-me ao aspecto da história que me deixou na dúvida... os personagens. Gostava de ter sentido mais a sua viagem emocional, porque ela é dura, durante o livro. Mas a tal coisa com a escrita, e o não me ter ligado a ela, impediu-o. De qualquer modo, já o disse, apreciei muito seguir a jornada do Drew.

E também gostei bastante da Fable, que apesar de ter dificuldades na sua vida, nunca se fazia de coitadinha. Apesar de ter uma reputação duvidosa, ela não parece realmente importar-se com isso, e tenta gozar o que essa reputação lhe dá, ainda que não tire tanto como esperava. E a sua determinação em manter a cabeça erguida, e em lutar pelos que é ama, é fantástica.

A tradução, já o disse, deixa-me dúvidas. Ainda mais quando descubro que a palavra de apoio que a Fable e o Drew usam é Marshmellow em inglês e Gronelândia em português. Isto tem uma explicação perfeitamente razoável, porque a ordem das letras é importante mais para o fim do livro, e aprecio que na tradução tenham tentado arranjar algo com sentido... mas Marshmellow é tão fofinho. Gronelândia? Nem por isso.

Além disso, o preço? Abominável. 15 euros por um livro de 208 páginas? Estão a brincar comigo? Eu já me tenho queixado que esta editora é para o cara, mas isto é já demais, é abusar da boa vontade dos leitores. Se eu não tivesse dinheiro em cartão para gastar, não o tinha comprado, disso tenho a certeza, nem com os habituais 10% de desconto em supermercados e Fnacs e assim. Temo que vá ser esse o raciocínio de muitos leitores... e depois não me venham queixar-se que os livros não vendem em Portugal. Porque assim é que não vendem mesmo.

Ok, mini-rant terminado. Para quem esteja na dúvida, a única coisa que posso recomendar é ler umas páginas, talvez o primeiro capítulo, para ver se gostam da autora, da história, e da escrita.

Em suma: apesar de tudo, acho que é uma história que vale a pena ler. Não é uma obra-prima, e não é a coisa mais absorvente do mundo, mas é um livro para se passar um bom bocado; e acho muito interessante a abordagem que a autora fez aos percursos de vida de ambos os personagens, e de como os juntou. Encontro-me curiosa para ver o que é que ela vai fazer no segundo livro com eles.

Título original: One Week Girlfriend (2013)

Páginas: 208

Editora: Topseller

Tradução: Manuela Ramos

4 comentários:

  1. É uma dos próximos que vou ler espero gostar mais do que tu :-)
    A Topseller é careira, já viste a que preço está o Quando a neve cai? 18€pvp! Por 3 contos...! Mas eles tęm publicado tanto...parecem estar a sair-se bem dentro do mercado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim! ;) É um pouco estranho, as situações pelas quais os personagens passam são bastante intensas, mas nunca me consegui "imergir" emocionalmente na história, ligar-me a ela. :S Aprecio-a, mas não é o mesmo do que se a tivesse "vivido" com os personagens.

      Bem, ao que sei as histórias são granditas, talvez do tamanho duma novela, por isso talvez as três façam um livro substancial? :S A minha edição em inglês é de tamanho normal.

      De qualquer modo, estão a editar o livro por causa do nome do John Green espetado na capa, por isso não lhes ficava mal fazer um preço mais próximo dos outros livros dele... sei que são doutras editoras, mas dois a três euros de diferença no PVP é muito. :/ Aprecio a tentativa concertada da Topseller/20|20 estar a construir catálogo, e um variado e numeroso, mas depois também não o escoam se se esticarem nos preços. :/

      Eliminar
  2. Ola...Espero que nao fiquem só pela tradução deste livro. Quero saber o resto. Concordo com a escrita simples, concordo que o livro é pequeno, porem acho que deviam dar uma oportunidade a esta história, pois é bonita a maneira como alguem tao perturbado pode vir a ser "curado".

    Lembrou-me outra personagem também ela lixada da cabeça em 50 sombras.

    Aguardo os próximos.

    Boas leituras para todad. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Também estou curiosa, apesar de tudo, a história é gira, e gostava de saber como termina. ;)

      Boas leituras! :)

      Eliminar