Decidi-me a fazer o 45 Days Book Challenge a desafio da Ana C. Nunes do blog Floresta de Livros. O post dela sobre este desafio literário está aqui; o desafio consiste em indicar um livro, autor ou personagem para cada categoria todos os dias. Aproveitei o facto de ter entrado em férias da faculdade para começar este desafio literário e tenciono fazer um post por dia, a não ser que não possa postar nesse dia. Desafio-vos a aderirem; penso que podem fazer o desafio na modalidade que quiserem, seja um post com todas as categorias de uma vez, ou fazer um post por semana, ou dividir as categorias por alguns posts e postarem-nas quando quiserem.
O dia de hoje é sobre o livro favorito; depois de me debater com o ter de colocar apenas um livro e com a tentação de partilhar uma lista gigante de livros, bem como autores ou séries (há uma categoria para isso), decidi-me a referir Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Li este livro pela primeira vez algures antes do filme de 2005 sair; é por isso que a (primeira) edição que tenho (ver ao lado) é alusiva ao filme.
Favorito porquê? Porque deve ser o (ou um dos) livro (s) que mais vezes li. Porque a Jane Austen é uma escritora magnífica na sua capacidade de observação e de satirizar comportamentos. Porque, apesar de tudo, a autora acreditava em finais felizes para as suas heroínas. Porque é altamente divertido ver a Elizabeth e o Mr. Darcy andarem às turras um com o outro. Porque também é divertido ver as figuras que personagens como a Mrs. Bennet, o Mr. Collins ou a Lady Catherine de Bourgh fazem. Porque é bom reflectir em como as primeiras impressões que temos por vezes não correspondem à verdade (o título original do livro era First Impressions).
Nunca li este livrinho *.*
ResponderEliminarMas já me falaram tão bem dele que para a semana que vem vou adquiri.lo com a coleçao clássicos da FOCUS!
=D
Olá! Gostei mesmo do desafio! Se não te importares, vou citar o teu blog no meu e participar também no desafio!
ResponderEliminarCumps!
Alu
Olá p7! Também gostei do desafio. :)
ResponderEliminarEm relação ao livro escolhido, li-o este ano e gostei bastante do mesmo, embora ainda não esteja muito habituada ao género de escrita da Jane Austen, o que se calhar me impossibilitou de o colocar no top dos meus favoritos. Contudo, pode ser que com o tempo isso mude, pois tenho vários dela por ler...
Beijinhos.
Nunca tinha ouvido falar nisto, mas assim sendo, acho que vou participar também, é bem giro :)
ResponderEliminar:), fazes bem em aproveitar essa promoção, só posso recomendá-lo. ;)
ResponderEliminarAna Luísa Alves e Laura, fico curiosa para ver as vossas respostas. ;)
Rita, também vais fazer o desafio?
Recomendo ires experimentando os outros livros dela, o estilo de escrita é mais complexo mas as histórias são deliciosas. ;)
Também podes espreitar as adaptações em filmes/séries, algumas são bastantes boas, especialmente as vindas da BBC. ;)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSe não te importares, também eu vou utilizar a ideia. :)
ResponderEliminarDela li somente este e o "Persuasão", mas acredito que seja tudo uma questão de hábito e com o tempo me vá habituando...
Em relação aos filmes e séries irei pesquisar sobre eles, obrigada pela sugestão. :)
Gostei muito do "Orgulho e Preconceito" quando o li, apesar de não estar dentro dos meus favoritos de sempre. Já viste a mini-série da BBC? É genial :)
ResponderEliminarAinda bem que ela mudou o nome para Pride and Prejudice. Não sei se hoje o livro seria o clássico que é se o seu título fosse First Impressions. Até porque a Lizzy desgostou do Darcy não só da primeira vez que o viu, como também da segunda, da terceira...e por aí fora. xD
ResponderEliminarRita, fico curiosa por ver as tuas respostas. :)
ResponderEliminarCélia, já vi. Gosto muito, especialmente por serem muito fiéis à história. Mas também tenho um fraquinho pelo filme de 2005, adoro o trabalho de fotografia e banda sonora do mesmo. :D
jen7waters, LOL. Era mesmo gosto por implicar com o Mr. Darcy, não era? Parece que grandes casais começam assim, às turras... xD
Completamente. Eu acho que a Lizzy sabia o poder que tinha sobre ele, por isso toca a massacrar.
ResponderEliminarYep, andar às turras é a base da formação de qualquer casal excepcional. Nada é mais divertido do que vê-los a soltar faíscas na direcção do outro. :o)
Amo este livro, dou por mim a voltar a ele vezes sem conta. Concordo com o que foi dito - é mesmo muito divertido ver Darcy e Lizzy sempre a implicar um com o outro.
ResponderEliminarTambém li Persuasão e não consigo decidir de qual gosto mais...
Que giro, também gosto mais de Orgulho e Preconceito e de Persuasão, de entre os livros da autora. ;) Por um lado é delicioso ver a Lizzy e o Darcy "às turras", por outro adoro ver a Anne e o Capitão Wentworth a lidar com os seus encontros, 8 anos depois... :)
ResponderEliminar