domingo, 10 de julho de 2011

Uma imagem vale mil palavras: Avalon High

Hoje até tinha planeado postar outra coisa, mas tive a oportunidade de ver este filme esta tarde na SIC, e achei por bem comentar aqui antes que passasse a oportunidade. O filme chama-se Avalon High e foi produzido pela Disney para passar em televisão. Foi baseado, e aqui uso a palavra baseado muito livremente, num livro da Meg Cabot com o mesmo nome. A história pega na lenda do rei Artur, especulando sobre a reencarnação dos personagens principais da lenda numa escola secundária americana.

Ora eu até sou bastante fã da Meg Cabot, gostei do livro em questão, e achei giro poder ver um filme baseado num livro dela. Péssima ideia. O filme, se não se tiver lido o livro, é bastante decente na sua maior parte. Muda umas coisas aceitáveis em relação à história original, se bem que tresanda à diversão inócua que é marca registada da Disney. Houve mudanças mesmo que gostei.

Agora o filme à luz do final não faz sentido nenhum. O final muda completamente (em relação ao livro) quem é quem na correspondência entre os jovens do século XXI e os personagens da lenda, mas no entanto o filme passou o tempo todo a construir as coisas como se as correspondências fossem as estabelecidas no livro. Isto é, passa o tempo a mandar pistas erradas ao espectador.

Talvez seja apenas porque conheço o livro original, mas muita coisa acaba por não fazer sentido no filme e desvirtuar completamente a lenda original. Mais valia não terem comprado os direitos do livro, e fazerem uma história completamente original, em vez de arruinarem o que o livro tinha de bom. Até O Diário da Princesa consegue ser uma melhor adaptação de um livro da Meg Cabot, mesmo mudando muitos pormenores, pois mantém o espírito dos livros. Enfim, já devia saber que não se deve esperar muito de algo vindo da fábrica Disney.

3 comentários:

  1. Eu já o vi uma vez também e bastou! Muito mau, mesmo! Não tem lógica nenhuma. Não li o livro que dizes mas, fiquei tão horrorizada com o filme que nem pensei nele.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Leste o livro em Inglês? Acho tão difícil encontrar livros da Meg Cabot em pt! Basta ver que a série do diário da Princesa demorou cerca de 10 anos a ser totalmente publicada em Portugal... o que é uma vergonha!!

    ResponderEliminar
  3. Jojo, concordo, o filme é mesmo uma confusão pegada. :P Acho que valia a pena ler o livro, porque é muito mais coeso, é bastante giro, tem uma ideia original, e dentro de YA contemporâneo, a Meg Cabot é assim como que a rainha. xD

    Ana Luisa Alves, sim, li em inglês. A Bertrand trata por vezes muito mal os seus autores, e a Meg Cabot é uma delas. Como dizes, levaram imenso tempo a acabar de publicar O Diário da Princesa, a série da Mediadora ainda não foi acabada, e publicaram um livro duma serie adulta dela, cujo primeiro livro é O Rapaz da Porta ao Lado, mas nunca mais publicaram nada dessa série. :( Gosto bastante de Meg Cabot, e deixei de ter vontade de esperar que se decidissem a publicar os livros dela. E como referes, é tão difícil hoje em dia encontrar alguns dos livros numa livraria. :/ O Book Depository tem sido a minha salvação neste caso. ;)

    ResponderEliminar