quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dia 4 - Livro Sobrevalorizado

Acho que vou dizer O Código DaVinci, de Dan Brown. Quando o livro saiu, dava a sensação que era um livro com uma ideia espectacular, inédita, e a maior invenção desde a roda, se fôssemos crer no que se dizia dele. Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Nem algumas coisas que o autor diz que são factuais e verdadeiras o são mesmo, nem a ideia é inédita, como tive oportunidade de comprovar com o boom de livros que nessa altura se publicou sobre os vários temas abordados no livro.

Dou pontos ao livro por apresentar uma ideia provocante ao público geral, por ser um livro que se devora facilmente e por me ter posto a ler livros de não-ficção históricos, mas preferia que não o tivessem publicitado da maneira como descrevi acima, pois torna-o, quanto a mim, num livro sobrevalorizado.

3 comentários:

  1. Concordo perfeitamente. Acho que se tornou famoso mais pela controvérsia relacionada com a religião e acho que até foi por isso que gostei dele (não sou lá muito católica *ahem*), mas acho que não o podemos levar demasiado a sério. Enfim :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca li este livro, embora na altura em que saiu me tenha chamado à atenção, devido às críticas realizadas e a controvérsia do mesmo.

    Ultimamente tenho estado perante opiniões que dizem que o livro não é nada de estraordinário e que, como mencionam, tem certas passagens que nem sequer são verídicas, o que me afasta um pouco do livro. :S

    ResponderEliminar
  3. Rita, o livro lê-se bem. Tem capítulos curtos e como livro de mistério/thriller cativa bastante, devorando-se o livro.

    O problema é mais toda a pseudo-polémica que se criou à volta de uma teoria que já anda aí há que tempos, e algumas ideias, digamos, "exageradas" que o autor veicula durante a história.

    É como a Laura diz, não se pode levá-lo muito a sério. Tem umas ideias provocantes, mas o melhor é aceitá-las com "conta, peso e medida". :P Vale a pena ler, mas mais pelo factor entretenimento. ;)

    ResponderEliminar