sábado, 16 de julho de 2011

O Futuro à Janela, Luís Filipe Silva


Opinião: (já publicada, ou a ser publicada no contexto da 9ª leitura conjunta do fórum Bang!)

Em primeiro lugar, este livro não é de todo o que estava à espera, fui (agradavelmente) surpreendida. Acho que na maior parte dos contos o que aconteceu comigo foi: "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Em segundo, é refrescante ver um livro escrito e publicado por um autor jovem, e o livro ser mais do que medíocre, e ter alguma qualidade. Passando aos contos...

_____

Prefácio à versão digital - gostei de ler a contextualização em torno da publicação original do livro. Faz para mim todo o sentido divulgar um livro no formato digital quando este já não está disponível nas livrarias. E achei engraçado estar a ler um livro no formato digital que foi escrito à máquina de escrever.

Introdução: A Importância do Conto - apreciei este texto em defesa do conto, e dos pontos que o autor defende.

Dois Estranhos, Um Encontro - bem, o título soou-me a telenovela. Fora de brincadeiras, achei curiosa esta ideia de um encontro entre o rei D. João II e o infante D. Henrique, duas personalidades com uma importância significativa nos Descobrimentos, e que em vida não teriam tido oportunidade de trocar ideias. Mas fiquei com vontade de ver mais elaborada esta história.

Embaixadores da Boa Vontade, ou Contacto! - o que eu me ri com conto. Está um extraterrestre a querer invadir a Terra e fazer prisioneiros, e ninguém deste lado quer colaborar! Gostei especialmente do gato.

Os Poetas da Rua - um conjunto de mini-contos, centrados em personagens diferentes, que pintam uma imagem interessante e tristemente actual. Alguns tristes, alguns irónicos, todos se entranham e deixam a pensar.

La Nausée II - um conto que se passa na viragem do milénio, foi o conto do qual gostei menos desta fase, por ser um pouco mais contemplativo. Não me escapou a ironia das últimas frases.

O Fernando Pessoa Electrónico - uma conversa com o poeta muito interessante, adorei a tirada final.

Pequenos Prazeres Inconfessáveis - gostei de pegar nesta narrativa, digamos, fragmentada e ir tentando juntar as peças do puzzle para perceber o que se estava a passar. Todo o conto transmitiu-me uma sensação de estranheza (não no mau sentido), mas estava à espera que o final fosse mais longe e que a personagem principal também ardesse nas chamas que ateou.

O Jogo do Gato e do Rato - satiriza uma inversão de papéis, em que os humanos são os extraterrestres, e tratados como nós, seres humanos, infelizmente tratamos muitas vezes aqueles que não compreendemos de todo. Acaba na melhor parte e tive vontade de ver a sua continuação.

Série Convergente - outra história com a narrativa aos bocados, mas nesta tive dificuldade em juntar o puzzle, acabando por não perceber ou me identificar muito com ela.

Também há Natal em Ganímedes - história passada neste satélite de Júpiter, mostra que a importância de festas como o Natal depende do significado que lhe damos. Gostei bastante, e achei o conceito dos Andarilhos muito curioso.

A Última Tarde - um com que não me identifiquei muito, toca no assunto de estar dividido entre o amor e a família e o alcançar os nossos sonhos.

Criança entre as Ruínas - adorei, é possivelmente o conto mais longo do livro, mas conseguiu cativar-me. Passa-se num cenário pós-apocalíptico, desenvolvendo uma situação comovente e terminando com uma nota de esperança para a humanidade.

Ala anima - acaba por ter uma forma pouco convencional, em verso. Parte de uma missão de colonização lançada para o espaço, os seus sonhos e esperanças, expandindo-se para todo o Universo.

_____

Por fim, não costumo ler muita ficção científica, muito menos contos deste género literário. Mas gostei da leitura, pois pude expandir os meus horizontes e conhecer mais um autor português. Os contos tiveram os seus altos e baixos em termos do meu gosto pessoal, mas todos me apresentaram uma perspectiva interessante.

Páginas: 152

Editora: não se aplica; livro digital disponível aqui.

2 comentários:

  1. Estou a ler este livro neste momento, por isso só vou ler a tua review na integra quando terminar (tenho medo dos spoilers), mas é bom saber que gostaste. :)

    ResponderEliminar
  2. Podes ler os textos inicial e final, que não pus nenhum spoiler. ;) E podes ler as opiniões dos contos que já leste. :)

    ResponderEliminar