domingo, 17 de julho de 2011

Vampire Knight 1 e 3, Matsuri Hino

Sinopse - volume 1 e volume 3

Opinião: Conseguir ler estes livros tem sido uma odisseia. Depois de em Abril ter comprado e lido o volume 2, encontrei em Lisboa à venda o volume 1 e quando vim de férias, encontrei aqui no Algarve o volume 3 (também estavam disponíveis os volumes 1 e 2). Não sei bem a lógica de distribuição, mas alguma regularidade e cumprimento da ordem da série dava jeito aos compradores.

Bem, ao ler o volume 1 algumas coisas no 2 fizeram sentido, e tornou-se mais fácil seguir a história. Esta foca-se num colégio em que os alunos estão distribuidos em turma do dia e da noite. Os alunos da turma da noite são, adivinhem, vampiros. Bem comportados, ainda por cima. Mas a premissa até é engraçada, um bocado doida, do tipo que só os japoneses se possam lembrar, mas divertida.

Preferia que a autora não se repetisse nos vários capítulos do volume 1, dizendo toda a história dos alunos de dia e de noite, em que os últimos são vampiros, blá blá blá. Mas pelo que percebi os capítulos foram publicados originalmente numa revista, por isso compreendo que isso aconteça.

O volume 3 conseguiu confundir-me um bocado. Estava eu a gabar-me que no volume 2 não confundi personagens, e neste começam a aparecer tantos personagens masculinos de cabelo claro que tive que os  tentar distinguir pelo corte de cabelo. (!?!) Lol, usam todos o mesmo uniforme por isso tenho de me agarrar às subtis diferenças no desenho de cada um.

O ritmo da avanço da narrativa pareceu-me algo lento - leio um livrinho destes e parece que aconteceu tão pouca coisa... Há algum peso nos flashbacks que talvez ajude a essa ideia. Vamos lá ver se consigo pôr as minhas mãos no volume 4.

Páginas: 196

Editora: Panini Comics (Brasil)

2 comentários:

  1. Eu também acompanho este manga (e digo acompanho pois ainda não acabou!) e sim, sai um capítulo novo todos os meses com uma revista, e é por isso que te dá essa sensação de "resumo" no início de cada um :)

    Eu gostei bastante desta história (mais no início, pois já perdi a conta aos capítulos que tem e chegou a um ponto que perdeu um pouco o interesse para mim), e se fizer o teu género aconselhava-te a ver o anime baseado nos mangas, está bastante bem feito!

    E comprar mangas em Portugal é um pesadelo, andei a tentar comprar tanto estes como os de Death Note e desisti antes de começar, pois já sabia que dificilmente os ia encontrar todos! Mas mesmo assim já está melhor agora do que há uns anos, as Fnacs já apostam um pouco mais nestes livros e há várias lojas que também já os começaram a vender, às vezes é preciso é procurar :P

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela recomendação, vou ver se encontro o anime. ;)

    Oh, é mesmo um pesadelo! Infelizmente, só recentemente se percebeu que até haverá mercado em Portugal para publicar manga. Estes do Vampire Knight, por exemplo, são distribuidos pela editora brasileira nas nossas papelarias, o que os torna mais difíceis de encontrar por vezes. A Panini Comics Brasil já foi mais regular a enviar BDs para as papelarias.

    Felizmente também há os bons exemplos que referes, como a Fnac (algumas Fnacs têm mesmo uma estante quase só para manga :D). E há a Asa, que anda a publicar algumas coisas em português, mas ainda não tive oportunidade de me actualizar quanto à mesma. :)

    ResponderEliminar