domingo, 10 de julho de 2011

Na Sombra do Desejo, J.R. Ward


Opinião: Este livro parece gigante, mas na verdade lê-se tão depressa que o li em qualquer coisa como um dia. Digo parece gigante, porque tem talvez umas 200 páginas a mais do que os outros da série, mas o tipo de letra é muito maior. É um artifício para o livro ser maior; só espero que isso não faça subir o preço no próximo livro.

O Butch é um personagem meio bronco e ensarilhado, que passa o livro a ter pena dele próprio por ser uma espécie de "animal de estimação" da Irmandade da Adaga Negra, e por estar apaixonado por uma vampira, tendo consciência de que nunca pertencerá a esse mundo. Sendo que esse é o busílis - tendo a família da treta que tem, nunca se encaixou em lado nenhum.

A Marissa, por sua vez, é uma jovem presa pela estrita alta sociedade vampírica. Gosto de como evolui ao longo do livro, tomando um papel mais interventivo no fim. Mas acho pouco realista ser uma personagem tão virginal. Lá porque a alta sociedade é assim tão restritiva...

Quanto ao casal em si, acabam por se tornar a certa altura cansativos de tanto "agora estamos zangados, agora já não estamos". No entanto, como nos outros livros, vale bem a pena acompanhar a evolução das histórias laterais dos outros personagens, como o Vishous, o Rehvenge ou o John Matthew, ou conhecer novos personagens, como Xhex, Qhuinn ou Blaylock.

O livro traz um desenvolvimento curioso na luta contra os minguantes e o Ómega, e estou interessada em ver onde isto vai dar. O livro tem os seus momentos divertidos e gostei de ver a transformação pela qual o Butch passa. Gostei também de vislumbrar um pouco mais a glymera, se bem que não gostei lá muito desses emproados. Não gostei da família do Butch, pois ficaram presos a uma tragédia do passado e nem um se dignou a tentar fazer as pazes, ou sequer a contar-lhe da doença da mãe. Devido à evolução do Vishous neste livro, estou curiosa por ler o próximo, em que ele é o protagonista.

Título original: Lover Revealed (2007)

Páginas: 604

Editora: Casa das Letras

Tradutora: Ana Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário