Tive a oportunidade de ver este filme na 6ª-feira, mas tenho andado a atrasar a escrita da minha opinião. Por um lado, para "marinar" a minha opinião; por outro, porque é um bocadinho triste ver fechar o ciclo a uma série que me entreteve durante tantas horas na minha infância e juventude. No entanto, foi muito bom poder ver finalmente no ecrã algumas cenas inesquecíveis do último livro.
O filme começa quase precisamente no ponto em que o outro terminou, com o Voldemort a roubar a varinha dos talismãs da morte. Temos depois a cena em Gringotts, que nos dá alguns momentos divertidos com a Hermione a fazer de Bellatrix Lestrange, e alguns momentos de acção, com aquela maldição da multiplicação e com o dragão.
No entanto a parte que ocupa mais tempo no filme é a passada em Hogwarts. Um filme dedicado quase só dedicado à Batalha de Hogwarts? Yes, please! Até lhes perdoo por passarmos tanto tempo à seca na parte 1 com as cenas em que o trio maravilha anda a acampar.
Depois disto, o que é que posso dizer? Emocionei-me com certas partes, como no livro, e exultei com outras, como no livro. Adorei poder ver aquele momento com a Mrs. Weasley a berrar à Bellatrix: "Not my daughter, you bitch!".
Alguns personagens com bons (se bem que curtos) momentos são a professora McGonagall e o Neville Longbottom. A Luna também. Ah, e o Ron Weasley. Acho que um filme do Harry Potter não é filme do Harry Potter sem termos a voz do Rupert Grint a subir umas oitavas e guinchar qualquer coisa, geralmente quando o Ron está em pânico (neste caso é quando a Sala das Necessidades pega fogo - "Ahhhhhhh! Goyle has set the bloody place on fire!").
Coisas de que senti falta... bem, gostava de ver o Aberforth Dumbledore ter mais destaque, mas com tanta coisa a mostrar e tanto personagem, não deu. Não me lembro se isto foi abordado na parte 1, mas eles chegaram a contar a parte do Grindelwald, da irmã dos Dumbledores e da varinha? É que neste filme isso não aparece. Gostei da caracterização deste personagem, porque só me dei conta que era o actor Ciarán Hinds quando fui à página do IMDB do filme.
Também gostava que tivessem dado uns toques na relação Tonks-Lupin, sei lá, nem que fosse mencionar que se tinham casado e tido um filho, porque isso daria maior dramatismo e significado quando os vemos mortos, particularmente para quem não tenha lido os livros.
Quem me dera que os guionistas (e possivelmente os responsáveis de casting) não tivessem feito uma autêntica borrada no que diz respeito à personagem Ginny Weasley. Nunca lhe deram os pequenos momentos que a J.K. Rowling dá aos longo dos livros para construir a sua personalidade, e chegando ao último filme é difícil ver porque é uma companheira adequada para o Harry, especialmente para quem não tenha lido os livros.
Estes últimos dois parágrafos relembram-me a ideia com que fiquei - de que os criadores do filme quase que esperam que toda a gente que o vá ver tenha lido os livros, e que assim há coisas que podem não ser explícitas para quem não leu. Não sei precisar cenas, é só uma sensação que me ficou.
Cenas com efeitos memoráveis... as cenas em Gringotts com a maldição de multiplicação e com o dragão. A cena em que se constrói a cúpula de protecção em volta de Hogwarts e a cena consequente em que os Devoradores da Morte lançam feitiços para a destruir. Parecia um ataque a um castelo medieval por arqueiros com setas em chamas.
Também a cena com o Neville e aquela ponte de madeira a ser destruída ("That went well."). Ou ainda, e outra vez, a cena na Sala das Necessidades com o fogo. E, claro, o confronto final entre o Harry e o Voldemort. Graças ao trailer, pensava que ia ter umas coisas estranhas lá pelo meio, mas até foi bastante satisfatória.
Cenas tristes. Quando o Harry e o gang voltam dum sítio qualquer e vemos que o Lupin e a Tonks morreram. E o Fred Weasley. Também as cenas na floresta. E quando o Voldy e os Devoradores chegam ao pátio de Hogwarts todos "ah! ganhámos!".
Até adorei ver aquela cena do "19 anos depois", tal como no livro. O envelhecimento de alguns dos intervenientes estava algo estranho, mas de resto cumpriu o propósito (dar aos fãs um sneak peak do futuro dos nossos personagens favoritos).
Não me espantei com as cenas Neville-Luna (achei-as adoráveis). Só quando vi pessoas a comentar por aí que isso não estava no livro mas que tinham gostado é que me dei conta que não era um acontecimento canónico dos livros. Acho que nos dias após o 7º livro sair li uma entrevista com a J.K. Rowling em que ela dava a entender que os dois se tornavam um casal, por isso para mim sempre foram um dado adquirido.
Ok, vou parar por agora, que isto se tornou num enumerar de coisas de que gostei. Basta dizer que adorei, e que como fã gostei e achei uma boa adaptação. Foi muito excitante ver por fim algumas coisas no grande ecrã, e um belo término a uns 11 anos (para mim) de fandom. Um dia destes tenho de fazer um post sobre estes livros e como os descobri.
Crédito dos posters ao site IMP Awards, que devo acrescentar, é um óptimo site para consultar posters de filmes.
Concordo com tudo o que dizes, até porque és bem mais construtiva na tua opinião do que eu.
ResponderEliminarE força com esse post sobre como descobriste o HP. eu fiquei curiosa.
Eu berrei "Ciáran!!!" assim que o Aberforth apareceu em cena! xD
ResponderEliminarAdorei o filme. Fartei-me de chorar com as partes do Snape. :'(
Vou sentir falta de Harry Potter, mas como disse a J.K. "whether you come by book or film, Hogwatrs will always be there to welcome you home" e penso revisitar muitas vezes. *sniff*
Há bastantes coisas que concordo contigo e que também referi na minha review. Mas acho que a única coisa que me irritou mesmo foi a parte da Tonks e do Lupin. Enfim. LOL
ResponderEliminarSó um pormenor, o Neville e a Luna não ficam juntos, não. Ela casa-se com um tal de Scymander (?). Isso aparece na genealogia que a Rowling fez das personagens e que colocou no site :) Mas acho que isso foi um detalhe minimo :D
Ana C. Nunes, obrigada. :D Vou pensando nesse post. ;)
ResponderEliminarWhiteLady, xD. Por alguma razão (aquela barba) não o reconheci. :P E esqueci-me de mencionar o Snape, é uma das partes mais tristes, shame on me.
Ah, tenho que ir pensando numa releitura completa para matar saudades, só não sei se o faça em português ou inglês. ;)
Laura, também fiquei desapontada com as cenas do Lupin e da Tonks. Foram tão curtinhas e mal preparadas... :(
A sério? Estava convencida que a autora tinha dito qualquer coisa sobre eles fora do livro. :/ Acho que foi wishful thinking a mais, lol, os dois eram dos meus personagens favoritos e parecia-me natural juntá-los. Oh well, o filme fez-me a vontade. :D
Sim, parece que muitos esperavam que eles ficassem juntos. Talvez tenha sido uma forma de lhes dar um final, sabes? Uma vez que eles não aparecem no "19 anos depois", sempre ajudava a pensar no que teria acontecido. Enfim, eles são fofinhos :D
ResponderEliminarTambém fui ver este filme ao cinema e embora não tenha lido os livros, achei engraçado o filme e o final proposto. Estava era à espera, não sei bem porquê, que o Potter morresse, mas pensando bem seria um desgosto para os fãs...
ResponderEliminarQuanto à tua opinião gostei bastante de a ler e fico curiosa por saber como descobriste a saga. :)
Acredita Rita, alguns fãs dos livros queriam que o Harry morresse e tiveram um desgosto enorme quando isso não aconteceu...
ResponderEliminarMas em certa medida, parte dele morreu. :/
Rita, que bom que gostaste. ;) Posso dizer que o que me fez continuar a ler o livro na altura em que ele vai para a floresta foi o facto de ter esperança que ele sobrevivesse de algum modo. Acho que me tinha dado uma coisinha má se tivesse de facto morrido. :P
ResponderEliminarHavia, como a WhiteLady3 refere, pessoas a defender que a história acabasse de um dos dois modos (ou o Harry morria ou sobrevivia), por isso alguma parte dos fãs havia de sair desapontada. :/