terça-feira, 19 de julho de 2011

Papá das Pernas Altas, Jean Webster


Opinião: Esta é uma colecção que promete ser interessante. Pegaram em alguns livros de autoras do virar do século XIX para o XX, como Jean Webster, Louisa May Alcott e Lillian Bell, deram-lhes umas capas giríssimas e voilá! Os livros parecem ser do tipo chick-lit, como é anunciado, mas para o seu tempo - focando a vida de jovens nesta época e os seus dilemas.

Este primeiro volume, Papá das Pernas Altas, foca-se numa orfã, Jerusha (ou Judy) Abbott, que é "patrocinada" por um misterioso benfeitor (do qual ela só viu as costas e as longas pernas) na ida para a universidade para se tornar numa escritora. Tudo o que tem de fazer é escrever cartas mensais ao benfeitor, descrevendo as suas actividades na universidade, sem esperar resposta, pois este quer permanecer anónimo.

Achei uma história muito gira e gostei de acompanhar as cartas da Judy, pois pode ver-se uma certa evolução na personagem - vai-se libertando do estigma de órfã, tomando opiniões sobre o que a rodeia, adoptando a sua independência e pensando por si própria, chegando a não acatar as opiniões do benfeitor mesmo mantendo uma atitude de respeito para com ele.

Gostei de ver o quão deliciada a Judy foi ficando enquanto descobria os clássicos, como Robert Louis Stevenson, Jane Eyre, Sherlock Holmes, ou Charles Dickens. Também me interessei por ver como era a vida na universidade naquela época, e o livro ainda toca alguns temas ao de leve, como o sufrágio ou o socialismo. Achei engraçadíssimos os desenhos que a Judy (e a autora) inclui nas suas cartas.

Tenho pena que o interlocutor da Judy não tenha parte activa na história, respondendo-lhe às cartas ao mesmo tempo que mantinha a identidade secreta - pois dado o desenvolvimento final da história, teria sido esclarecedor ver a sua personalidade mais desenvolvida e as suas motivações ao patrocinar a Judy melhor explicadas.

Título original: Daddy Long Legs (1912)

Páginas: 160

Editora: Biblok

Tradutor: Miguel Carvalho

5 comentários:

  1. Terminei a leitura deste livrinho apenas ontem. Também publiquei a minha opinião no meu blog, se quiser , dê lá um saltinho. Gostei do que escreveu e basicamente concordo com tudo. Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Boas, Luh, bem-vinda ao blog! Já li a tua opinião (espero que não te importes de nos tratarmos por tu ;) ), e já sigo o teu blog e juntei ao blogroll. ;)

    Cumps,
    p7

    ResponderEliminar
  3. Obrigada! É claro que não me importo :D
    Eu fiz o mesmo também!
    Beijinhs

    ResponderEliminar
  4. não sei onde encontar o trailer do silme papa das pernas altas, alguém me pode ajudar

    ResponderEliminar
  5. Oi Anónimo! Se falas do filme de 1955, com o Fred Astaire, duvido que se possa encontrar um trailer na internet, já que é um filme mais antigo. ;)

    ResponderEliminar