Um livro para o qual escreveria uma sequela tem de ser um que adore e sobre cujos personagens eu queira saber mais. Ora um stand-alone já nos dá tudo o que queiramos saber sobre as personagens, e um livro que será parte de uma série deixa as coisas em aberto para as divulgar numa sequela, por isso a maior parte dos livros que eu quisesse que tivessem uma sequela já a vão ter; por isso, isto é um pouco redundante.
No entanto, lembro-me de dois livros que li algumas vezes na minha juventude (podiam ser sérios candidatos à categoria do dia 6, do livro que li mais vezes), e que me fascinaram. Achava-os sempre muito curtinhos e desejava que fossem maiores ou que houvesse um livro que continuasse a história.
Falo de Olimpo - Diário duma Deusa Adolescente, de Teresa Buongiorno. Este livro lê-se como o diário da deusa Hebe, deusa da juventude da mitologia grega, que vai relatando aquilo que vai ocorrendo em seu redor, com os deuses do Olimpo. Desenvolve muitos dos grandes mitos que envolvem os Olímpicos, conseguindo conjugá-los numa história coesa e agradável. Cheguei sempre ao fim deste livro com o desejo de querer ler mais, e saber mais, e foi uma das grandes razões para a minha paixão por mitologia.
Falo também de A Expedição ao Pacífico, de Marilar Aleixandre. Este pertence à velhinha colecção Minoria Absoluta da Dom Quixote, que reunia literatura juvenil (e não me esqueço que publicaram os dois primeiros da série Artemis Fowl sem publicarem o resto). O livro passa-se na segunda metade do século XIX, creio eu, após Darwin apresentar A Origem das Espécies.
Fala-nos duma jovem que entra clandestina numa expedição naturalista ao continente sul-americano, e acompanhamo-la na observação de muitas maravilhas, algumas tristezas, crescendo nós com ela. Fiquei satisfeita com o fim do livro, mas ao mesmo tempo sempre desejei poder ler mais sobre esta história, que ela se prolongasse e que a expedição fosse mais longa.
OMG! Alguem que também leu o Olimpo, Diário duma Deusa Adolescente! Eu adorei o livro, mas concordo que apetece saber mais do que acontece a seguir, até porque para mim sempre me pareceu que havia muito mais para contar depois do final.
ResponderEliminarAgora deste-me uma alegria, porque também nunca encontrei ninguém que o tivesse lido. :D Ficava sempre com essa sensação que descreves depois de ler, a de que havia mais para contar... O Goodreads diz-me que a senhora escreveu um livro sobre Camelot, mas só há em Italiano. :(
ResponderEliminarOhhh também ADORAVA esse livro! Sempre fui uma fanática por mitologia e esse livro foi um dos primeiros a despertar-me para essa área! Realmente uma sequela seria muito engraçado!
ResponderEliminarAh, mais uma fã do livro. :D Também me cativou para o grande mundo da mitologia, e dava por mim a sonhar com a continuação/extensão do livro. ;)
ResponderEliminar