E com o fim de Setembro começamos a entrar no Outono, ainda que o clima ainda não se tenha apercebido disso. Lá se vão as tardes soalheiras de leitura, mas venham as tardes chuvosas de leitura, que eu também gosto delas. (Ou de qualquer altura em que eu consiga um tempinho para ler.)
Em Setembro, encontrei bons livros, e alguns mesmo fantásticos. Mas assumo que fui algo ambiciosa o mês passado, nem todos os livros do "A ler brevemente" me chegaram, nem eu tive tempo de ler alguns dos que chegaram de facto. Quero corrigir isso em Outubro, porque algumas destas leituras prometem.
Livros lidos
Opiniões no blogue
- Four: A Divergent Collection, Veronica Roth;
- The Giver - O Dador de Memórias, Lois Lowry;
- Colecção Universo Marvel #7, #8 e #9: Universo Marvel: Marvels, Kurt Busiek, Alex Ross; Thor: Renascido, J. Michael Straczynski, Oliver Coipel; X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Chris Claremont, John Byrne, John Romita Jr.;
- Marvel NOW! em Portugal - Homem-Aranha Superior números 1 a 6;
- Maze Runner - Correr ou Morrer, James Dashner;
- Isla and the Happily Ever After, Stephanie Perkins;
- Meg Cabot: A Vingança, Há Horas Más;
- Heir of Fire, Sarah J. Maas;
- Curtas: Pequenos Prazeres e Pequenos Prazeres 2, Arthur de Pins, Maïa Mazaurette; Adèle Blanc-Séc volume 1 e Adèle Blanc-Séc volume 3, Jacques Tardi; Fun Home - Uma Tragicomédia Familiar, Alison Bechdel;
- Sexta Campa Além do Abismo, Darynda Jones;
- Um Caso Perdido, Colleen Hoover.
Os livros que marcaram o mês
- Isla and the Happily Ever After, Stephanie Perkins - um livro há muito esperado, é um volume um pouco diferente dos anteriores da série, mas está escrito duma maneira que fez uma certa ressonância emocional comigo, por isso não pude evitar adorar a leitura e os protagonistas, Isla e Josh;
- Heir of Fire, Sarah J. Maas - esta série é brutal (no bom sentido), e tenho adorado seguir cada volume da mesma, porque a autora tem evoluído fantasticamente a nível de escrita, caracterização e worldbuilding, e porque é uma saga a que me liguei muito, emocional e intelectualmente;
- Fun Home - Uma Tragicomédia Familiar, Alison Bechdel - normalmente não destaco banda desenhada, não porque não há livros que merecem destaque, mas sim porque nem sempre me sinto à vontade a avaliar BD, mas este merece, pela relação que tem com a ficção, pelas camadas de significado, e pela reflexão e caracterização dos personagens... nunca pensei que uma memória auto-biográfica fosse tão interessante;
- Um Caso Perdido, Colleen Hoover - este é pelo factor viciante, que devorei o livro em menos de nada, pois a autora consegue escrever duma maneira tão cativante, caracterizando bem os seus personagens, e combinando um romance com alguns temas mais fortes, sem deixar de apresentar um todo muito interessante.
Outras coisas no blogue
- Uma imagem vale mil palavras: If I Stay (2014); The Giver - O Dador de Memórias (2014); The Maze Runner (2014);
- A rainha manda...: leitura para Setembro.
Aquisições
Os livros em inglês do mês. Dois muito esperados, Heir of Fire e Isla and the Happily Ever After, com os quais já me deliciei. Os da Meg Cabot são para o meu projecto de leitura que envolve os livros dela, e serão as leituras de Outubro. O Let It Snow e o Will Grayson, Will Grayson aproveitei para adquirir na Fnac, pois estavam a um bom preço, coisa que é raro nos livros em inglês com eles.
O Eternal Dawn eu nem me tinha dado conta que já tinha saído, mas como ando há uns bons anos para descobrir o final da história da Lenah, era um livro que tinha de vir cá para casa. Tenho admirado esta colecção em capa dura dos livros do Terry Pratchett, por isso quando pus os olhos na edição de The Colour of Magic, aproveitei. E para terminar, Afterworlds e Jackaby são dois livros que me suscitam muita curiosidade.
Os livros em português do mês. Continua a colecção Sherlock Holmes do jornal Público, e o livro seguinte da pilha pareceu-me bastante interessante, e estava a um preço jeitoso. O da Ally Carter (fico tão contente por estarem a publicar a série a bom ritmo, continuem, por favor) e Uma Semana para Te Amar (estou a gostar, as editoras portuguesas acordaram para o fenómeno New Adult, há que aproveitar) ficaram-me a custo zero, com descontos em cartão. Os últimos dois livros são do Círculo de Leitores, e fiquei muito feliz pela boa surpresa que foi o lançamento do sexto livro da série da Charley Davidson da autora Darynda Jones.
Estes não são aquisições, são um empréstimo, mas fica aqui um muito obrigada à Elphaba do blogue As Histórias de Elphaba pelo mesmo. :)
A banda desenhada do mês. Primeiro um par de revistas Disney, depois o livro mais recente de Bryan Lee O'Malley, Seconds. Gostei bastante do trabalho dele na série Scott Pilgrim, por isso estou curiosa para ver o que vai sair daqui. Os três livros seguintes são Batgirl: The Darkest Reflection, Wolverine and the X-Men by Jason Aaron volume 5 e Hawkeye: My Life as a Weapon. Estou a tentar apostar na banda desenhada e em ler algumas coisas que me deixam curiosa há que tempos.
(Ou no caso de Wolverine and the X-Men, seguia as histórias que eram publicadas nas revistas brasileiras da Panini, mas cortei com isso, que não há pachorra para ler aos bocados histórias que às vezes ficam incompletas por falta de importação de algumas revistas do Brasil; prefiro ler assim, vários números de seguida. Divertia-me imenso com as trapalhadas que vão acontecendo na escola para mutantes.)
De seguida, tenho as revistas Marvel da Panini em português, e a colecção Universo Marvel da Levoir/Público, mais os dois volume de Adèle Blanc-Séc que li este mês. E por fim, não é um livro, mas merece destaque: é uma revista intitulada 100 All-Time Greatest Comics, que me pareceu uma boa aquisição, no espírito de encontrar mais coisas que me chamem a atenção ou que não conheça, no que toca a banda desenhada. Até tive algumas boas surpresas, ao encontrar coisas já lidas na lista que consta desta revista.
A ler brevemente
Em banda desenhada, tenciono continuar a acompanhar a colecção Universo Marvel da Levoir/Público, aqui não representada porque tudo o que tenho da colecção já está lido, mas durante o mês de Outubro sairão mais alguns volumes da colecção. Também gostava de ler Seconds, e os três volumes ali na esquerda, Batgirl: The Darkest Reflection, Wolverine and the X-Men by Jason Aaron volume 5 e Hawkeye: My Life as a Weapon.
Para o meu projecto da Meg Cabot, tenciono ler o 5º e 6º livros da série Mediator, Haunted e Twilight. Tenho muita vontade de ler Jackaby e Quem Vê Caras, Não Vê Espiões, por isso é provável que comece o mês com eles. E possivelmente continuarei o mês com Afterworlds, Eternal Dawn ou Uma Semana para Te Amar. E por fim, espero receber (e atirar-me a eles assim que chegarem) Winterspell e Every Breath.