segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dia 8 - Livro tão mau que consegue ser bom

Para dizer a verdade, já consegui aplicar a expressão "tão mau que é bom" a algumas coisas, mas penso que nunca a um livro. Vou aplicar a expressão a livros que mesmo não sendo nada de especial, e que racionalmente não devia continuar a ler a série, mas que por uma razão parva qualquer vou continuar (sendo a razão parva nº 1 eu não conseguir deixar uma série a meio). Dois bons exemplos seriam os livros das séries que mencionei ontem no dia 7, mas vou antes colocar aqui dois exemplos que representam ainda melhor aquilo que quero dizer:

- A Trilogia da Herança, (que deixou de o ser, já que vai ser publicado um quarto livro) de Christopher Paolini. Composta por Eragon, Eldest, Brisingr e Inheritance, o tal 4º livro que vai ser publicado em Novembro deste ano. Temos as acusações da similaridade com o enredo dos filmes da trilogia dos anos 80 de Star Wars (que não posso avaliar lá muito bem, já que só vi os filmes uma vez). Temos o 3º livro, Brisingr, que é demasiado grande e engonha até dizer chega e do qual sinceramente não me consigo lembrar de grande coisa. Mas quando sair o 4º livro vou eventualmente lê-lo. A única razão sendo que quero ver como acaba.

- Saga Luz e Escuridão, de Stephanie Meyer. Épa, os livros não são nada de especial, e há muita coisa que eu cortava/editava, mas lá que foi divertido enquanto durou, foi. Gostei na altura em que li, mas evito voltar a ler os livros para não ter de avaliar a sua... qualidade. (Cobarde, eu sei.)

O que é que podemos concluir daqui? Que gosto de sofrer, lendo livros que não são nada de especial, e que até me podem dar comichão com certas coisas, mas acerca dos quais eu preciso de saber o final.

5 comentários:

  1. Estou com medo de começar este desafio, principalmente por requerer um forte sentido de memória e reflexão de modo a encontrar-se o livro mais adequado a cada dia.
    Quanto a este teu dia 8, não podia estar mais de acordo. Sou como tu, não gosto de deixar as séries a meio mesmo que sejam uma valente borrada. Li um pouquito (muito pequenino) do “Eragon” mas como entretanto saiu o filme, coloquei o livro de lado – que estava a custar a entrar – e vi o filme. No entanto, quero ver se compro os três volumes e seguintes e, quando tiver paciência, a ver se os leio.
    Em relação à saga da Meyer, também gostei quando a li... há x anos atrás (já nem me recordo de quantos!). Porém, confesso, não consegui terminar o último livro “Amanhecer”. Já tudo se estava a tornar demasiado ridículo e sem sentido e por isso coloquei o livro de lado para, mais tarde, lhe pegar.
    Gostei das escolhas. :)

    ResponderEliminar
  2. Podes sempre decidir variar a regularidade e a ordem pela qual que fazes cada dia. Por exemplo, fazer um post semanal, e fazeres por exemplo os dias 1, 5, 24 e 43, e depois os 6, 10, 28 e 33. :D

    Pessoalmente, às vezes também fico um pouco indecisa com certas categorias, e acho sempre que não me vou lembrar de nada para essa categoria, mas acabo por ter alguma ideia. ;)

    Ah, o Eragon, imagino que para quem não tenha lido, seja um pouco intimidador livros daquele tamanho... Só posso dizer que se lêem num instante, mas tem muita palha. :/ Fico à espera para ver o que achaste. ;) O filme está um bocado diferente do livro, pelo que me lembro.

    Compreendo o que dizes sobre o Amanhecer; aquilo a certa altura perde o rumo e não faz sentido nenhum. Mas lá está, tinha de ver como é que acabava. Só para sofrer mais um bocado, até sou capaz de ir ver os filmes. xD

    ResponderEliminar
  3. Gostei deste post! E partilho das tuas opiniões! Só há uma grande diferença..eu não consegui acabar o Brisingr! Era tão enfadonho!!!!!!!
    Mas gostei muito da ideia!!

    ResponderEliminar
  4. Ai eu sou como tu. Acho que os livros não são bons e continuo a lê-los até ao fim. Sempre. LOL às vezes pergunto-me se não seria melhor pô-los de lado, mas sinto-me mal por o fazer ._. enfim.

    ResponderEliminar
  5. Também nunca deixo uma saga inacabada, a menos que os livros sejam emprestados, aí já não me importo. :P

    Quanto à saga da Meyer também é a escolha que estou a pensar dar para este dia. :P Os do Eragon nunca li e fujo a sete pés deles, por esta mesma razão. :s

    ResponderEliminar