quarta-feira, 27 de julho de 2011

Uma Rapariga à Moda Antiga, Louisa May Alcott


Opinião: Neste livro, acompanhamos uma jovem do campo, Polly Milton, que vai visitar uma amiga à cidade. A história lê-se um pouco como um conto ou uma fábula, lembrando-me um pouco a fábula "O Rato do Campo e o Rato da Cidade", no sentido que vemos confrontadas as sensibilidades campestre e citadina nas personagens Polly e Fanny Shaw.

Polly acaba por ser apelidada de "rapariga antiquada" por não se identificar com as manias e vícios das meninas da alta sociedade, sendo uma jovem menos abonada e bastante simples. No entanto, as suas boas maneiras e o seu temperamento doce conquistam a família Shaw e ganham-lhe amigos para a vida.

A segunda parte do livro passa-se 6 anos depois, com as personagens já adultas, sendo que a nossa Polly se encontra a trabalhar como perceptora de música para ajudar os estudos universitários do irmão. O carácter moralista da narrativa continua, ganhando no entanto maior interesse com um certo acontecimento na família Shaw. Polly, com o seu comportamento correcto e amável, acaba por ganhar o seu final feliz.

Título original: An Old-Fashioned Girl (1870)

Páginas: 256

Editora: Biblok

Tradutora: Ana Lucia Reis

4 comentários:

  1. Aww, parece ser fofinho, acho que vai para a wishlist :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda deve estar nas papelarias/quiosques, saiu no fim de semana passado com a revista Nova Gente, e custa apenas 1,99€. Acho que deve dar para comprar sem a revista. ;)

    É muito giro, passa-se no fim do século XIX e é um pouco moralista, mas bastante divertido. :)

    ResponderEliminar
  3. adorei o livro e dos livros mais lindos que vi
    e o meu favorito

    ResponderEliminar