domingo, 7 de agosto de 2011

A Caixa, Richard Matheson


Contos presentes no livro: A Caixa; Pesadelo a 20000 Metros de Altitude; Dança dos Mortos; Filho de Sangue; Grilos; O Homem dos Feriados; A Atractividade de Julie; Fúria Íntima; A Casa de Slaughter; O Vestido Branco de Seda; Primeiro Aniversário; Na Guerra com Bruxas

Opinião: Não costumo ver filmes de terror, porque raramente me conseguem provocar o tipo de emoções que este género devia provocar - terror, medo, susto, antecipação. Raramente consigo colocar-me na posição do(s) protagonista(s) e "viver" o filme. Suponho que é por essa razão que praticamente não li livros neste género.

Este livro, nesse aspecto, conseguiu e não conseguiu induzir-me esse tipo de emoções. Alguns dos contos, especialmente os mais longos (Fúria Íntima, A Casa de Slaughter), conseguiram fazer-me sentir uma ansiedade e antecipação pelo fim dos mesmos, especialmente porque sendo mais longos têm mais espaço para construir a cena final.

Outros, não sendo esse o seu propósito, não o conseguiram. Penso que nestes o seu objectivo é mostrar-nos uma situação estranha, mesmo bizarra, e surpreender-nos com o final, um pouco à semelhança do que acontecia na série Twilight Zone (o que não admira, tendo em conta que o autor escreveu alguns episódios da mesma). Destacto aqui A Caixa; Pesadelo a 20000 Metros de Altitude; Filho de Sangue; Grilos; A Atractividade de Julie.

Isto tudo para dizer que a colectânea me parece bem equilibrada e escolhida. Os contos que tinha lido do autor incluidos no Eu Sou a Lenda tinham-me cativado, por isso gostei de ler mais alguns contos na mesma esteira. Recomendo a quem conheça e quem não conheça o género, pois pode funcionar como introdução e ao mesmo tempo pode pôr o leitor a pensar furiosamente sobre a situação que o conto apresenta.

A única crítica que tenho a fazer ao livro é a falta de um índice, que dá sempre jeito num livro de contos para os localizar; e é o preço alto num livro tão pequeno, porque se não tivesse um vale de desconto para gastar nele provavelmente não o tinha comprado.

Páginas: 160

Editora: Saída de Emergência

Tradutor: David Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário