segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Anjo Sombrio, Cynthia Hand


Opinião: Bem, bem, Cynthia Hand, fizeste-a bonita! Não podes simplesmente no primeiro livro da série manipular-me a gostar do Tucker, e a torcer por ele e pela Clara, para agora vires-me com esta conversa de que "ai o Christian é tão giro" e "ai o Christian é o meu destino" e blah blah blah. Recuso-me, pura e simplesmente. A Robin disse-o melhor, na verdade:



A diferença é que eu vou manter o meu não.

Agora a sério: seja o que for que a Cynthia Hand inventar no terceiro livro, é bom que não passe pelo Christian. Tanto drama com o livre arbítrio, e a Clara a debater-se com a sua visão e o facto de esta não se ter cumprido... não faz sentido ela pensar num futuro com o Christian, acho. Seria mais do mesmo, o Christian com a sua perfeição e o ser um quarto de anjo e sei lá mais o quê, é a opção segura. A Clara está a tentar evoluir, a crescer, a arriscar-se, e por este andar, mais valia que ficasse sozinha, se é o que é preciso para ela abrir as asas e voar em paz e sossego sem estes dramas de rapazes. Céus, às vezes parece que o mundo vai acabar se a protagonista não ficar com um dos rapazes. É por estas e por outras que eu estou enjoada de triângulos amorosos.

Bem, triângulos à parte, a autora continua a escrever duma maneira que me fascina. Parece que nada e tudo acontece nestes meses em que decorre o livro. Os dilemas da Clara soam-me muito reais (rapazes à parte) - afinal, é uma rapariga no fim da adolescência, a descobrir o seu lugar no mundo. Apenas tem o peso do seu poder sobrenatural a complicar tudo.

Fiquei super animada com a revelação da identidade do pai da Clara, e do que isso implica para a Clara e o Jeremy. E partiu-se-me o coração ao descobrir o propósito do Jeremy. Pobre rapaz. Espero que obtenha alguma paz no terceiro livro. E que descubramos o que se passa exactamente com os propósitos de toda a gente. Estou a torcer pela defesa do livre arbítrio, porque a alternativa seria demasiado horrível e manipuladora para a Clara e para o Jeremy.

Título original: Hallowed (2012)

Páginas: 288

Editora: Saída de Emergência

Tradução: Maria João Trindade

18 comentários:

  1. Concordo tanto com esta opinião :) é que senti o mesmo, no 1º era só Clara e Tucker, impossível não ficar apaixonada pelo Tucker e agora de repente lembra-se do Christian :(

    Team Tucker FTW! :)

    Também fiquei com o coraçãozinho apertado pelo Jeremy. Well, mal posso esperar pelo 3º livro (mas ainda deve demorar até sair pela SDE) :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Team Tucker aqui também. Ou Team Clara, se for mais adequado para a evolução da Clara. Tanto drama de rapazes parece insignificante comparado com a história dos propósitos.

      Também mal posso esperar! :) Este saiu em Agosto de 2012, pode ser que o outro também saia no Verão e assim já não tínhamos que esperar muito. :D

      Eliminar
  2. F*****************************************CK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *abraça jen* Vá, não é assim tão mau... mas recomendava leres este com o seguinte já nas mãos. :)

      Eliminar
    2. *inconsolável*

      Deve estar a chegar-me a casa este, saiu há pouco a edição que eu queria e já foi enviado, quer dizer agora vou ter de esperar pelo Boundless na mesma edição, que sei lá eu quando sai. *raiva* Mas deve ser melhor do que ler o Hallowed e ficar a espumar. Malditos triângulos, malditos. Era expulsá-los a todos do planeta.

      Eliminar
    3. No teu caso eu aconselharia esperar. Não queria mesmo estar a desencorajar-te de ler um livro que acabaste de encomendar, mas és capaz de ficar aborrecida com a Cynthia Hand e com a Clara, por isso mais vale poupares-te o stress e leres os dois de seguida.

      Infelizmente os triângulos são populares desde que Helena deu uma tampa ao marido e fugiu com o Paris, provocando uma guerra, acho que tão cedo não nos vamos livrar deles. :/

      Eliminar
    4. Pronto, hoje parece que só consigo desanimar-te. Acabei de postar uma opinião sobre Os Miseráveis, pode ser que te anime. :D

      Eliminar
    5. Como pode? é um filme com a Hathaway---gross!

      Com licença que eu vou até li fechar-me num quarto escuro.

      Eliminar
    6. Ei, vais deixar que a presença da Anne Hathaway em 10% do filme te faça perder um filme tão giro? Tsk tsk... :P

      Eliminar
    7. Eu sabia que havia uma razão para ainda não ter pego neste *para além de ter emprestado o primeiro e ele ter ardido com as posses da pessoa a quem emprestei* ;_;

      Eu não consigo votar no Clara sozinha porque adora demasiado o Tucker por isso vou comprar quando sair o terceiro, se calhar é o melhor!

      Eliminar
    8. :O Coitada dessa pessoa, espero que não tenha acontecido nada de mal a ninguém. E coitado do teu "Celestial". :/

      Lá estou eu a desmotivar pessoas para lerem este, mas sim, recomendaria comprares e leres este com o terceiro. ;)

      Eliminar
  3. Não, felizmente, não lhe aconteceu nada nem a família, as coisas deles e o meu Celestial é que se foram mas um livro eu posso sempre comprar, se lhes tivesse acontecido alguma coisa é que era pior =/

    Então é isso que vou fazer, para sofrimento bastou-me o "Tormento" -.-'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma traumatizada com o "Tormento"... Se quiseres que te anime, o "Paixão" é melhorzinho. ;)

      Eliminar
    2. LOOL somos assim tantas? É que eu adorei o "Anjo Caído" e depois li aquele...God ia-me passando! Mas não resisti e já comprei o "Paixão" e o "Êxtase" porque eu preciso de saber como raios é que aquilo acaba!

      Entretanto "empanquei" no Incarceron...uma explicaçãozinha do worlbuilding dava jeito -.-' estou perdida! Mas já vou voltar a leitura, a ver se melhora...

      Eliminar
    3. Bem, já tenho visto muitas queixas... eu própria aborreci-me imenso com o Tormento. xD Lol, também eu quero ver como acaba, a série não é nada de especial, mas a curiosidade matou o gato. ;)

      Acho que melhora, aliás, o worldbuilding é a parte mais fixe do livro. Continua a ler. ;)

      Eliminar
    4. Já avancei na leitura e isto já tem mais piada, apesar de que eu continuo a achar que com um worldbuilding destes devia haver descrições mais detalhadas mas pronto... Já tou feliz porque acabei de descobrir uma certa coisa que acho desde o início do livro =P

      Eliminar
    5. Sobre o Finn, não? É uma coisa que me também me pareceu óbvia desde o início. :)

      Concordo, um bocadinho mais de descrição não fazia mal nenhum... a mim o que me fez falta foi um delinear dos personagens mais aprofundado, pareceram-me quase todos feitos "de cartão". xD

      Eliminar