terça-feira, 29 de janeiro de 2013

The Diviners, Libba Bray


Opinião: E é assim que um livro sobre os anos 20 é escrito. A Anna Godbersen que me desculpe, mas achei que os seus livros sobre os anos 20 careciam de algo, e encontrei esse algo aqui com a Libba Bray. Apesar de todo o aspecto paranormal do livro, a Libba é uma autora talentosa o suficiente para tecer uma história muito bem fundada na realidade dos loucos anos 20. Uma época em que os novos hábitos colidiam com os velhos dogmas, em que os speakeasies prometiam festa e álcool ilegal toda a noite, e as facções mais conservadoras do país se refugiavam na condenação do novo estilo de vida.

É uma época fantástica para ambientar o mundo sobrenatural que a Libba cria, acho. Toda aquela evolução científica, tecnológica e social em contraste com o receio dessa evolução e o conservadorismo daí resultante, fazem com que soe tão plausível haverem pessoas com poderes sobrenaturais, fantasmas assassinos à solta e conspirações governamentais para criar super-soldados (bem, esta sou eu a deduzir... a Libba não nos diz literalmente que foi isso que esteve a acontecer).

O enredo principal foi bastante emocionante, a história do Naughty John manteve-me sempre a tentar adivinhar o que viria a seguir, e o que faria ele a seguir, para além do que estaria no seu passado que o levava a cometer estes actos no presente. O que me frustrou foram as meias-revelações da autora sobre os Diviners, o que fazem, e o que está para vir... há muita coisa por revelar, e com a perspectiva de esperar um ano ou mais pelo próximo livro, não é fácil ser paciente.

O elenco de personagens cativou-me. A Libba Bray consegue caracterizá-los de uma maneira muito satisfatória e criar uma série de pessoas muito interessantes. Adorei a protagonista, Evie, por ser uma rapariga independente, livre de problemas amorosos, que gosta de se divertir, e que não pede desculpas por isso. Mas por outro lado, ela tem os seus fantasmas (metafóricos), que podem explicar o seu comportamento despreocupado.

Vislumbram-se dois potenciais interesses amorosos, mas estes desenvolvimentos não se sobrepõem à história, o que é refrescante. Gostei muito mais do Jericho, acho que tem maior potencial como personagem devido a certas nuances - interessou-me a sua condição, e tem uma personalidade que me agrada, e que é bem divertida de contrapor à Evie. (Os opostos atraem-se, afinal de contas.) Enfim, o Sam também pode vir a ter o seu interesse. Apenas me aborreceu a sua atitude "eu sou o maior, eu sou um bad boy tão bad blablabla". Dou-lhe um desconto porque é minimamente divertido e porque acho que aquela atitude é maioritariamente fachada.

E lá vai mais um livro para os favoritos. Não sei honestamente porque é que ainda não li o resto da trilogia da Gemma Doyle, porque gostei do primeiro livro, adorei a escrita da Libba Bray, e ela consegue criar umas histórias originais e cativantes, cheias de mistério e de agridoce. Suponho que assim terei algo para me entreter enquanto espero impacientemente pelo segundo livro desta série.

Páginas: 592

Editora: Atom (Little Brown, Book Group)

20 comentários:

  1. Ei lá! Eu ainda nem sei o que dizer!

    O Sam com a continuação parece que acalma um bocadito, cheguei a uma altura que já não me enervava tanto, talvez porque percebi que a Evie não ia cair nas conversas dele. Eles são ambos muito espalhafatosos, nunca poderia resultar. xD
    A autora de facto pôs o romance em segundo plano, adorei a subtileza, o Jericho a gente percebe que está a ficar de cabeça perdida quando começam os blushes (porque honestamente antes disso não dava para perceber), mas tudo depende da Evie que só para o fim é que fica com calores quando eles estão na feira popular---aquela cena do dedo a passar nos lábios, jasus, ri-me tanto. Perto do fim ele até me surpreendeu quando se põe a pensar que quer bow chica bow wow com ela, TU QUERES O QUÊ JERICHO??---e foram mais uns 5 minutos de risota para mim.

    Mas ainda não leste o resto da série da Gemma?? Atão?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se esperasse, era capaz de me esquecer do que queria dizer. ;)

      Sim, concordo que ele melhora um pouco, mas gostava de saber mais sobre ele e a família, e o Project Buffalo... tanto mistério dificultou percebê-lo como personagem. Lol, ele e a Evie são demasiado parecidos, havia de ser bonito... mas tenho a sensação de que no futuro a Evie vai vacilar e cair-lhe nos braços momentaneamente. Espero que não seja por muito tempo. :P

      Lolol, também me diverti imenso com eles, a Evie a olhar-lhe para os músculos e a ficar com ideias... "mas não posso, a minha amiga gosta dele". O que me levou a ficar zangada com ela mesmo no fim, em que parecia que se estava a convencer de que só estava a usá-lo para esquecer. Não sei o que é pior, o querer usá-lo, ou o tentar enganar-se acerca disso. :/

      Tenho aqui o Rebel Angels, mas a certa altura, não sei bem o que aconteceu, acobardei-me. xD Cheguei a ler o prólogo, mas depois... Tenho a sensação que aquilo não vai acabar a meu contento. O que é ridículo, eu sei. A ver se ultrapasso esta pancada e leio este ano.

      Eliminar
    2. Aaaah, não não não. DON'T SAY IT!

      Eu voto que ela estava só a tentar não se sentir culpada por causa da amiga. Só espero é que a parva da Mabel lhe conte que tem um novo love interest que é para a Evie se deixar de filmes, ou o Jericho vai andar uns tempos de coração partido. :(

      Sim, ela a mirá-lo enquanto ele escavava xD mórbido e hot ao mesmo tempo. Tão esperta aquela miúda.

      Oh God. Não vou comentar.

      Eliminar
    3. Não sei não, ela estava tão em baixo no fim, estou mesmo a ver ela achar que está a "usar" o Jericho, e sentir-se culpada por causa da Mabel; e assim correr para os braços do Sam. Ei, pode ser que tenhamos umas cenas shirtless do Sam, assim a Evie pode fazer umas comparações. xP

      Comenta, comenta! Se me envergonhares um bocadinho pode ser que o leia mais depressa... mas for the record, não foste tu que disseste que não acabava muito bem no tópico dos Diviners no GR?

      Eliminar
    4. Sim, ela provavelmente no início vai fazer de conta de que aquilo não passou de mais um flirt, e não dar importância à coisa *entram os capítulos com o Jericho heart broken*, ou então vai surpreender-nos e estar completamente in love, com coraçõezinhos a sair-lhe dos olhos.--->not likely xD

      Eww, gross! quem é que quer ver esse idiota shirtless? geez... Só o facto dele se chamar Sam já diz que ele não é o tipo que fica com a miúda, Sam é o clássico nome do sidekick. I have spoken.

      Tu dizes que te acobardaste de continuar a ler a série, e eu se na altura em que li o Far Sweet Thing soubesse o que sei hoje provavelmente ainda não o tinha lido também. Mas uma coisa é certa, independentemente da maneira como acaba, é uma bela série, sempre adorei a Gemma como narradora, e a escrita é estupenda.

      Tenho de aprender a ficar calada, Oh God, lê isso e depois a gente chora as nossas mágoas.

      Eliminar
    5. Voto nessa parte da Evie in love, toda babada pelo Jericho... não parece nada o feitio dela, o que tornaria a coisa mais divertida. Não sei como é que a Libba introduz conflito no romance (e a esse não nos escapamos de certeza), porque lá está, não li os outros da Gemma, mas tenho a sensação que há um triângulo, não é? Então, como é que nesta série nos vamos escapar a um? :P

      (...)soubesse o que sei hoje provavelmente ainda não o tinha lido também(...)

      (...)depois a gente chora as nossas mágoas(...)

      Isto é supostamente para me dar ânimo para ler?! xD Gods, acho que vou ler os próximos dois livros a esperar que acabe tão mal, que até vou ficar satisfeita com o final. :P

      Eliminar
    6. Pois, é por causa de ter lido a série da Gemma até ao fim que tenho algum receio que ela se atreva a repetir uma determinada façanha nos Diviners... LIBBA NO! >_<

      (cada coisa que eu acrescente só piora ainda mais esta história, certo? eu disse-te que não queria comentar! you made me do it!!!aaaaaah x_x)

      Eliminar
    7. Esqueci-me de comentar o triângulo, sim há um asqueroso no Rebel Angels que se faz à Gemma. <__<

      Eliminar
    8. Descansa, agora até fiquei mais curiosa para ver (ler) o que se vai passar... alguns comentários teus intrigaram-me. ;)

      Eliminar
    9. Fui ler as tuas opiniões aos três livros e... why? Porque é que eu fui fazer uma coisa tão estúpida? Acho que já sei o que é que acontece. Bem, pelo menos estou mentalizada para tal coisa. E para odiar esse Simon. :P

      Eliminar
    10. Yep. Eu e a minha maldita curiosidade. Mas pelo menos ainda estou a conseguir resistir a ler spoilers do Boundless. ;)

      Eliminar
    11. You cray!

      Já não me lembro do que escrevi (algo medonho de certeza, nem me atrevo a ir ver, já que odeio todas as opiniões anteriores a 2012), mas como não me consigo esquecer do quanto heartbroken estava depois do SFT, devo ter escrito spoilers... e digo-te, o tal acontecimento é pior do que qualquer coisa que estejas a imaginar. Pior... pior do que dar um pontapé num puppy ceguinho, abandonado no meio da estrada a morrer de fome, de frio, e com um tumor na cabeça, PIOR! (U deserve this pain! >_<)

      A Libba foi muito má, eu na altura nem pensei voltar a ler livros dela porque imaginei que ela seria daquelas que não se importaria de repetir a maldade em livros futuros---mas a sinopse dos Diviners era irresistível, para além de que lembrava-me bem que gostava bastante da escrita e das heroínas dela. *sigh*

      Eliminar
    12. Bem, falavas do fim do Titanic e de como o tinhas revivido. A mim o dito cujo não fez grande mossa, mas já estou aqui a magicar um milhão de maneiras como o fim do SFT lhe pode ser comparado. Não há nada como sofrer por antecipação. xD

      Bem, ninguém morreu no fim do The Diviners, o que já é uma melhoria em relação ao fim do primeiro da Gemma. :D

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este vem para casa de certeza nas próximas encomendas *.*
    Já o tinha andado a namorar pois fiquei com da autora com o 1.º da trilogia da Gemma Doyle. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostaste do outro da autora, creio que este te vai agradar... a Libba Bray é uma autora talentosa e imaginativa, e tem um jeitinho especial para este tipo de história. :D

      Para dar uma ajudinha, recomendo esta edição, que está a um bom preço na Amazon, é bem bonita, e é hardcover. ;)

      Eliminar
  4. Eu estou a ler o "Rebel Angels" *.* E estou a ter muitos trecos pelo meio xD Adoro a forma como ela escreve e as personagens dela. Ou seja, também tenho de ler este lool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o primeiro deu-me uns trecozitos, imagino esse. xD

      Tens, tens! É tão bom, tão divertido e misterioso, e tão à Libba Bray... pelo menos não a imagino a escrever uma coisa mais, digamos, convencional. ;)

      Eliminar