quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Aqueles que marcaram o ano de 2012 - parte II

Os livros favoritos de 2012

Os livros que mais me agradaram durante o ano, por género/faixa etária, para pôr alguma ordem nisto. Com direito a menções honrosas, porque como mencionei ontem, não consigo ser sucinta nestas listas de favoritos.

YA Fantástico


A Revolta, Suzanne Collins
OMG, eu li isto no início do ano. (Parece que foi há séculos.) Se não fosse porque o meu coraçãozinho frágil ainda não recuperou, voltava a ler A Revolta. Porque foi tão trágico e realista. Goste-se ou odeie-se, é uma trilogia que nos pôs a falar.

If I Die, Rachel Vincent
Uma série que marcou as minhas leituras este ano. A Rachel Vincent cria um mundo bem imaginativo, uma heroína que cresce ao longo dos livros, e que é totalmente kick-ass, sem precisar de ser salva, e altruísta e corajosa. A autora também é capaz de nos fazer mudar de ideias num dos campos mais espinhosos, o romântico. Escolhi este porque contém um momento grandioso na série. E umas citações fabulosas do Tod.

Wings of the Wicked, Courtney Allison Moulton
Adoro a Ellie e o Will. Adoro o worldbuilding. Adoro os personagens secundários, mesmo quando me fazem o favor de *spoiler*. Adoro o modo como a autora me tortura. Adoro que ela me faça mudar de ideias sobre certos personagens e certos clichés.

Foretold, Jana Oliver
Oh, Riley e Beck. Estava a torcer por vocês, seus palermas. Acho que explodi de alegria com os últimos capítulos. Adorei poder perceber melhor algumas coisas que fazem o Beck funcionar da maneira que funciona. Adorei como a Riley o apoiou e lutou por ele. Adorei o confronto final. (E vou morrer de tanta adoração, I know. Alguém me dê um dicionário.)

Days of Blood and Starlight, Laini Taylor
A escrita. O worldbuilding. Os temas maiores que a vida. O desespero e a esperança na mesma frase.

Menções honrosas: Entice, Jessica Shirvington; Golias, Scott Westerfeld; Insurgent, Veronica Roth; Anjo Sombrio, Cynthia Hand; Losing Lila, Sarah Alderson; Onyx, Deity, Jennifer L. Armentrout

YA Histórico e Fantasia Épica


Grave Mercy, Robin La Fevers
Duas palavras: freiras assassinas. A sério, não é um conceito tão ridículo como parece. Nesta realidade alternativa, um dos santos venerados é o da Morte, Mortain, e quando alguém leva a marca da Morte, as freiras assassinas cumprem a vontade de Mortain e matam-no. A Ismae é uma dessas freiras, uma moça valente e esperta, envolvida num monte de intrigas, e esforçando-se para fazer a coisa certa.

Throne of Glass, Sarah J. Maas
Uma miúda que é a melhor assassina do reino e adora livros e vestidos? Hmm. A sério, também não é uma premissa tão ridícula como parece. Gostei da Celaena e da sua personalidade toda bubbly. E do Chaol, todo silencioso e desconfiado mas secretamente o maior cheerleader da Celaena.

Code Name Verity, Elizabeth Wein
Creio que algures na minha opinião em inglês disse algo sobre como este livro arrancou o meu pobre coração do meu peito e o pisoteou sem misericórdia. Não estava a brincar. Eu morri duas vezes com este livro. Ou algo parecido. A amizade que liga estas duas miúdas é qualquer coisa de extraordinário, e o modo como elas se mostram corajosas ao enfrentar o medo e a morte é algo de assombroso.

Menções honrosas: Bourne, Tributary, Lisa T. Bergren; The Twisted Tragedy of Miss Natalie Stewart, Leanna Renee Hieber


YA Contemporâneo


Anna and the French Kiss, Lola and the Boy Next Door, Stephanie Perkins
Esta autora escreve os casais mais fofos. Que têm de ultrapassar um monte de dificuldades que geralmente são eles que põem a si próprios, os tolos. Mas adoro como estes livros me deixaram de bom humor e toda lamechas.

Menções honrosas: Easy, Tammara Webber; Sophie & Carter, Chelsea Fine

Adulto - de tudo um pouco 


Romancing Mr. Bridgerton, When He Was Wicked, Julia Quinn
A ser honesta, eu adorei toda a série dos Bridgetons, mas 1) em 2012 li o 4º a 8º livros e 2) estes dois são os meus favoritos. São os romances perfeitos para quem não gosta de romance (ou achava que não gostava), a Julia Quinn escreve duma maneira divertida e que nos embala do início ao fim, sem darmos conta que estamos a devorar as páginas, e os casais dela são sempre superfofos.

As Mentiras de Locke Lamora, Scott Lynch
A sério, como é possível não gostar de um livro sobre um par de ladrões e vigaristas que fazem asneira da grossa, quase morrem, deixam um trilho de corpos para trás e ainda conseguem sair por cima?

O Hobbit, J.R.R. Tolkien
Este livro fez-me ter um apreço especial pelos hobbits, e fiquei fã do Bilbo Baggins, e do seu percurso simples, cheio de saudades de casa, mas aventuroso e corajoso.

A Vida de Pi, Yann Martel
É um livro bem giro sobre o poder das histórias, com um narrador cativante e uma história fabulosa. E bónus, é dos poucos em que posso dizer que a adaptação em filme está em pé de igualdade com o livro.

1984, George Orwell
Assustador pela realidade que apresenta, pôs-me a pensar nalgumas coisas, e a ver outras duma nova perspectiva.

Menções honrosas: Bruxa Endiabrada, Kim Harrison; Segredo de Prata, Patricia Briggs; Stray, Rachel Vincent

Banda Desenhada

Alguns dos livros mais interessantes entre as BDs que li durante o ano.
  • As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy, Filipe Melo, Juan Cavia
  • Mutts 2, Mutts 5, Patrick McDonnell
  • Chicken with Plums, Marjane Satrapi
  • X-Men - Filhos do Átomo
  • Thor - As Idades do Trovão
  • Hulk - Tempest Fugit
  • X-Men e Vingadores - A Dinastia de M
  • Homem de Ferro - Extremis
  • Wolverine - Velho Logan
  • Homem-Aranha - O Reino
  • Demolidor - Renascido
  • Novos Vingadores - Guerra Civil


Espero que 2013 seja igualmente recheado de coisas boas.

14 comentários:

  1. Ola =) e Feliz Ano Novo!

    Criei um cantinho para as minhas leituras e gostava que fosses la dar um pulinho, se pudesses. =P

    Ate porque preciso de ter seguidores para poder ter parcerias com as editoras. Se puderes ajudar desde já agradeço.

    De qualquer modo continuo a vir aqui para saber das novidades e participar nos passatempos.

    http://livrosechaquente.blogspot.pt/

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Li! Bem-vinda à blogosfera literária! :D Já estou a seguir... ;)

      Eliminar
  2. Fizeste-me rir ao adjectivar o Life of Pi de "giro" xD eu que passei grande parte do livro horrorizada e a chorar que nem uma madalena arrependida.

    Romancing Mr Bridgerton e When He Was Wicked <3 <3 <3

    Já leste o The Twisted Tragedy of??? damn, eu ainda não >__>

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ei, apesar daquelas cenas horríveis, o livro é muito giro. Gostei do Pi como narrador e era um rapaz todo engenhoso. Estava era à espera doutro fim, pelos teus comentários. :P

      Já, a Natalie e o Jonathon ficam tão giros juntos. <3 Fartei-me de rir com o pai dela, o pobre senhor vê-se envolvido nesta confusão sobrenatural toda e tem dificuldades em processar a coisa toda. xD Já mandaste vir? Podias juntar à pilha do read-a-thon, lê-se super rápido. ;)

      Eliminar
    2. Achavas que o Richard Parker comia o Pi, pelos meus comments? oh noes!
      O fim da jornada deles partiu-me o coração na mesma---não sei bem explicar porquê. :( E ainda não sei exactamente o que aconteceu. Eu acredito na primeira história do Pi, e não na segunda, mas há gente que acha que o que aconteceu foi o que ele contou no fim àqueles tipos. Que achas?

      Eliminar
    3. Don't tease me!
      Já tenho o Twisted! Se precisar de mais livros para a read-a-thon depois pego nele então. :D

      Eliminar
    4. Qualquer coisa do género. Ou que o miúdo morria, ou que descobríamos que aquilo tudo era um sonho ou assim.

      Pessoalmente, gosto mais da história do tigre, mas inclino-me para haver um fundo de verdade na segunda. Acho que não importa saber se uma ou a outra são a verdadeira história - se a primeira for a verdade, ele inventou a segunda para fazer a vontade aos japoneses e ao mesmo tempo os tramar com a dúvida entre as duas; se a segunda é a verdadeira, então ele criou a primeira para lidar com aqueles acontecimentos horríveis da segunda. É o que todos fazemos, não é? Criar histórias bonitas para lidar com a realidade feia. É por isso que grande parte das pessoas há de preferir a primeira, e como resultado ela torna-se verdadeira para nós. :)

      E momento filosófico terminado. O raio do livro (e do filme) pôs-me a pensar furiosamente. :D

      Eliminar
    5. Ahah, momento filosófico, indeed.

      The same. O meu cérebro trabalhou que nem um desalmado enquanto lia o Life of Pi. Algumas partes até pareciam escritas só para mim!
      É um livro muito estranho este, e incrivelmente didáctico! Acho que se algum dia me vir num barco no meio do oceano vou conseguir sobreviver umas semanitas.

      Btw, aquela ilha ainda me dá pesadelos. O_O Como é que alguém se lembra de tal coisa???

      Eliminar
    6. A ilha é terrível, concordo. Acho que o autor a acrescentou só para nos tramar a nós pela sua inverosimilhança, porque o resto é tão credível, agora isto coloca sempre uma dúvida na veracidade da história. Raio do homem! :P

      Eliminar
  3. A Revolta foi definitivamente o meu livro favorito dos Hunger Games. Estava à espera de não gostar, visto que o segundo livro para mim foi um tanto fraco, mas acabei por achá-lo superior aos outros. Embora não perfeito. Há muito que ficou por explicar infelizmente (sim porque eu gostava de saber).
    ;)

    E já agora, Bom Ano! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estava à espera de não gostar, mais pelas críticas, mas felizmente as expectativas foram goradas. :) Acabei por gostar tanto deste como do primeiro.

      Um Bom Ano também. ;)

      Eliminar
  4. Em relação a este post ele tem que ser lido com a página da wishlist aberta ao lado... És. Portanto. Horrível!

    Cada vez que cá venho adiciono livros à já extensa lista mas, por sorte, tenho "A Revolta" e "A Vida de Pi" o que significa que vou ficar pelo menos 20 e poucos euros menos pobre... Já mencionei que és horrível? *.*

    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muahahah! É o karma aqui na blogosfera, vamos espreitar os blogs uns dos outros e zás! a pobre da wishlist fica um pouquinho mais longa, a malandra. :D

      "A Vida de Pi" é um daqueles que vale mesmo, mesmo a pena ler, é uma história linda, penso que te iria agradar muito. ;)

      Eliminar