sábado, 5 de janeiro de 2013

Os meus desafios de leitura de 2013

Já que o Book Bingo correu bastante bem o ano passado, vou fazê-lo outra vez este ano, mais ou menos com as mesmas categorias, e com o mesmo objectivo: primeiro fazer uma linha e depois apontar baterias para preencher o cartão.


Este ano decidi que não me vou inscrever em nenhuns desafios (a não ser o Book Bingo, mencionado em cima), mas isso não quer dizer que não vá fazer alguns desafios pessoais, e que os mencione aqui. Acho que até resulta melhor se os tiver escritos nalgum lado, como aqui no blog, e se os puder ir actualizando ao longo do ano. Assim sendo, criei alguns mini-desafios baseados em géneros que gosto de ir explorando, e/ou que já foram alvo de desafios em que me inscrevi em anos passados. Fiz até umas listas de leituras que gostaria de explorar para cada desafio, e que sou capaz de colocar ali em cima nos separadores. (Houve muita coisa que leio em português que não incluí, porque senão nunca mais acabava.)
  • YA contemporâneo
  • YA fantasia épica
  • YA ficção histórica
  • steampunk
  • distopia/pós-apocalíptico

Incluí dois objectivos mais gerais nestes mini-desafios:
  • terminar algumas séries que tenho a meio
  • ler algumas (poucas) séries que ando a "namorar" há muito

Tenho vindo a acompanhar alguns outros objectivos de leitura nos últimos dois anos com o ficheiro Excel que faço para os livros lidos, e vou continuar a fazê-lo neste ano. Entre esses objectivos, contam-se:
  • ler em inglês
  • ler autores portugueses
  • ler autores não anglo-saxónicos
  • ler audiolivros
  • ler clássicos
  • ler BD
  • ler contos/novelas/antologias
  • ler não ficção

E para terminar, objectivos mais gerais, em termos literários, que gostaria de explorar:
  • diminuir a lista de livros por ler
  • o que passa por comprar menos livros
  • gostava de terminar algumas séries
  • e tentar não começar muitas outras

Em termos bloguísticos, não tenho objectivos específicos. Quero continuar a escrever aqui durante muito tempo, a postar aqui as minhas opiniões e outras coisas sobre livros. Por isso o meu único objectivo é mais um desejo: que as palavras não me faltem.

2 comentários:

  1. Olá P7,
    *Tenho espreitado os teus últimos post já meio a dormir pelo telemóvel, estes dias que têm sido de muito estudo para mim, mas não podia mesmo deixar de vir comentar por isso, finalmente, cá estou eu!*

    Já abri a página do Bingo e vou fazer um para mim (acho que já tinha dito que gostava de fazer). Vou referenciar-te no blogue quando o fizer.

    Entretanto estou como tu, desafios só pessoais que o resto compromete-me demasiado.
    Gostava igualmente de reduzir o número de aquisições, acabar com algumas séries (mas estamos dependentes de lançamentos...), e ler em inglês e espanhol.
    Veremos.

    Para já, nas férias, vou ser aprendo a trabalhar com o OneNote e Exel também, para começar a seguir os bons exemplos das pessoas organizadas. :P

    Beijinhos, boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Oi! Espero que esse estudo esteja a correr bem e a dar frutos. ;)

    Boa, espero que gostes do Book Bingo, é um desafio bem giro. E muita sorte para os outros desafios! :D

    Ehehe, eu comecei com um ficheiro Excel há dois anos, e não quero outra coisa. Dá para contabilizar dados mais técnicos como autores, editoras, nº de páginas ou géneros, ou programar para contabilizar aqueles que encaixam nos desafios.

    Beijinhos. ^-^

    ResponderEliminar