sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Em poucas palavras: BD

Superman: New Krypton vol. 1, Geoff Johns, James Robinson
Creio que é o primeiro livro editado pela DC que tenho nas mãos; o papel usado é mais fino que o normal (ou aquilo a que estou habituada), mas é suficientemente bom e não traz problemas à leitura. A encadernação em capa dura é boa e traz na parte da frente uma gravação do Super-Homem em pose semelhante à da capa. Não sei se é prática comum na DC, mas agrada-me o modo como organizaram as revistas desta "saga": cronologicamente, e não por título, o que permite acompanhar muito melhor a história.

Quanto à história em si, fiquei com a sensação que estamos ainda na introdução dos eventos principais. Não há muita acção, mas por outro lado o enredo é complexo , o que parece raro neste género de banda desenhada. Gostei disso. Estou vagamente familiarizada com o mundo do Super-Homem, mas não tive dificuldade em seguir a história, a maior parte das referências ao passado são auto-explicativas. Em termos de arte há uma variedade de artistas, e por isso de estilos, mas em geral agradaram-me, especialmente algumas ilustrações de duas páginas.

Uncanny X-Men: Fear Itself, Kieron Gillen, Greg Land
As grandes editoras de BD americanas e os seus eventos que abrangem múltiplos títulos. *suspiro* Neste caso, vale a pena ler, porque estou relativamente familiarizada com os X-Men, ainda que não com os acontecimentos que levam a esta história. A sinopse e a própria história dão contextualização suficiente.

O enredo desenvolve-se de modo satisfatório, com os X-Men a lutar para impedir uma ameaça a São Francisco. Tem alguns momentos bem-humorados, como a descrição dos planos para travar a tal ameaça e a classificação "ineficaz" quando não funcionam. (E também a reacção da Emma Frost à Hope Summers.) A história final do volume parece fechar um capítulo dos X-Men, na medida em que aparentam estar a abandonar São Francisco. É interessante pelo ponto de vista que apresenta, e pelo fechar de uma era no título.

Nota à edição, porque o hardcover é lindo. Verde esmeralda, com o símbolo da saga gravado na parte da frente.

Shadowland, Andy Diggle, Billy Tan
Esta saga tem (tinha ?) tudo para ser grandiosa. A queda de graça do Matt Murdock e do seu alter-ego, Daredevil, é um tema já explorado na história do personagem, mas possivelmente não neste sentido, o de o herói perder completamente o seu sentido moral e chegar a fazer coisas terríveis. (Não que eu tenha pena do Bullseye, que me parece um grandessíssimo psicopata.)

Acho apenas que perde um bocadinho por tentar ser uma saga grandiosa e abranger vários títulos da Marvel, quando a história funciona melhor confinada e algo claustrofóbica. O espaço onde a acção acontece é restrito (Hell's Kitchen), e os heróis envolvidos em travar o Demolidor são os "heróis de rua", quase nenhum voa ou trepa paredes, por isso o seu raio de acção é restrito. Não sei se esta ideia faz sentido, mas em suma, creio que a história se dispersa por estar distribuída entre tantos títulos, o que resulta em haverem demasiadas edições que coleccionam os números da saga.

Neste caso fez-me falta ler pelo menos o livro Shadowland: Daredevil, em que possivelmente se verá com mais pormenores a "queda" do Demolidor. Como disse, a ideia é muito boa, e a execução não é má de tudo, mas para ter um impacto emocional precisava de outra abordagem. (Este escritor não é definitivamente o Frank Miller.) Creio que vou apostar no livro mencionado em cima, para ver se tenho outra perspectiva.

Birds of Prey vol. 7: Perfect Pitch, Gail Simone, Paulo Siqueira, Robin Riggs
Nunca tinha ouvido falar deste título. Sei quem é a Oracle, e terei ouvido falar vagamente duma ou outra heroína deste título, mas estou muito menos familiarizada com a DC do que com a Marvel, e por isso conheço menos os seus super-heróis. Gostei de conhecer estas heroínas, pareceu-me um grupo a seguir através de outros livros que compilem as suas aventuras.

Não sei se é por ser escrito por uma mulher, mas tem alguns momentos bem engraçados e totalmente femininos. (Destaque para o momento em que a Black Canary rouba um beijo ao macambúzio Batman - um momento hilariante, mesmo.) O desenvolvimento das personagens parece-me credível e dei por mim cativada pelas suas aventuras. Há algumas menções a acontecimentos do passado e ocorridos fora deste título, mas nada que não fosse explicado ou subentendido. Estou super curiosa para ver mais deste grupo.

Ultimate Comics Iron Man: Armor Wars, Warren Ellis, Steve Kurth
Título da linha Ultimate, que funciona um pouco à parte da principal, é uma história bastante autocontida (à excepção de seguir um acontecimento trágico ocorrido noutro livro e mencionado neste) e fácil de seguir. O Tony Stark vê dados e tecnologia relacionados com a construção da armadura do Iron Man serem roubados e percorre meio mundo para os recuperar.

Não é uma história complexa, pois só se estende por quatro números, mas entretém. Tem algum humor e muita acção, com o Homem de Ferro a tentar ser versátil no modo como usa a armadura e muitas vezes a usá-la até à exaustão. Gostei da arte, mas fiquei a pensar se a coloração às vezes não atrapalha... pelo menos ao observar os esboços passados a tinta no fim deste livro fiquei com essa ideia - houve esboços que apreciei mais que a versão final.

5 comentários:

  1. Apesar de gostar muito de BD não conhecia nenhuma destas que falaste. Normalmente leio Homem Aranha, X-Men, por vezes Batman e agora estou a ler uma colecção nova do Star Wars :)
    Fiquei curiosa com o Shadowland...afinal os heróis que tentam impedir o Dardevil são os que aparecem na capa ou não? Referiste que quase nenhum deles trepa paredes nem voada, mas aparece na capa o Homem Aranha e a Electra :p
    Já agora, deixei-te um selinho no meu blog :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas comprei o mês passado na Fnac do Chiado, aproveitei a época de "saldos", em que eles tinham imensa BD a preços mais baixos (geralmente por o livro estar ligeiramente danificado... dobras nos cantos, essas coisas, mas a maioria nem lhes encontrei nada :S) para trazer algumas coisas novas que não conhecia. :) Gosto muito do Homem-Aranha ou dos X-Men, e são os títulos com que estou mais familiarizada, mas queria expandir horizontes.

      Estás mesmo a fazer a colecção toda de Star Wars? Ena! Eu acobardei-me... :X Como é que está a ser?

      São os que aparecem na capa, mais um ou outro cujo nome me está a falhar... ah, o Justiceiro, o Ghost Rider, e também aparecem por ali o Kingpin/Rei do Crime e a Mary Typhoid, mas não é bem para ajudar. xD E a rapariga de fato branco, cujo nome também me falha, está do lado do Daredevil.

      Lol, eu disse "quase nenhum" porque estava mesmo a pensar no Homem-Aranha, a Elektra não voa nem trepa paredes... right? :S

      E muito obrigada pelo selo! :D

      Eliminar
  2. Fiquei com vontade de ver se encontro esses saldos da fnac! :p Por acaso fiquei curiosa em relação a essa BD..mas sim, a Elektra não voa nem trepa paredes :p loool...mas não conheço a de fato branco nem a Mary Typhoid :(
    Bem, tenho de investir mais em BD porque fiquei vários anos sem pegar em nenhuma.

    Em relação ao Star Wars...acho que não vou fazer toda! Comprei os dois primeiros volumes porque são consideravelmente mais baratos :) O resto é demasiado!!! Vão ser 70 volumes, em que saem 2 por mês...é um autentico exagero.
    Enfim...
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade de lá passar, procura na zona da BD, pode ser que ainda tenham alguns livros em promoção expostos. ;) O Shadowland é uma história com potencial, gira, mas perde por se espalhar por montes de revistas diferentes. Gostava que fosse mais intimista.

      Se puder recomendar, diria para espreitares a Colecção Herois Marvel. Foi uma colecção que saiu de Julho a Dezembro, com o Público. A edição é fabulosa, muito semelhante à do Star Wars, capa dura, um bom papel, preço interessante (8,90)... e muitas histórias fixes. A Fnac tem alguns volumes à venda, entre o número 2 e 11 da 1ª série, com preço aderente ainda fica um pouco mais barato. E podes sempre tentar comprar na loja do Público online, aqui ficam os links para a 1ª série e para a 2ª série.

      Sim, foi isso que me afastou da colecção... a noção de serem 70 livros, durante um ano e meio, mais o custo, e o problema de arranjar espaço... vi-me grega só de imaginar. xD

      Eliminar
    2. Conheço essa colecção do público :)
      Comprei dois livros dessa colecção..o Homem Aranha (Frank Miller) e os Filhos do Atomo (X-Men), mas ainda não os li (que miséria....). Talvez depois invista nesta série! :)

      E sim, a colecção Star Wars é um exagero (de tamanho e de preço).

      Eliminar