quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

E agora, faço contas à vida, er, literatura

... para ajudar a reflectir no que me vou desafiar a fazer em 2013.

Do Days of Blood and Starlight tinha tanto a dizer que até escrevi ali nas margens... ehehehe
 
Mas antes disso, o meu diário de livros. Já se tornou usual adquirir um caderninho para tomar notas sobre os livros que vou lendo, e este ano apostei no Moleskine Passions: Book Journal, à semelhança de 2012. No início do ano não o usei muito, para ser honesta. Muitos livros ficaram em branco na parte das notas porque mal lia o livro deixava aqui a opinião. Interrompi o diário em Julho. Só com a minha pausa em Outubro e metade de Novembro é que retomei o hábito de comentar o livro que tinha lido no caderno, para anotar as ideias-base para a minha opinião - graças à pausa, há neste momento um intervalo entre a leitura e a publicação da opinião, mas espero eventualmente diminuir ou eliminar este intervalo.


Este ano vou apostar num tipo de caderno diferente. Comprei o Diário de Leituras Bertrand, que parece adequar-se muito bem às minhas necessidades como leitora. Tem no início algumas páginas dedicadas a cada mês, que permitem registar a lista de livros lidos (ver em cima), e o esquema das páginas (em baixo) para comentar cada livro agrada-me muito - permite registar título, autor, editora, início e fim de leitura, edição/ano, e espaços mais específicos para comentar cada livro. Preferia que a parte dos comentários estivesse em branco, para apertar ou alargar a letra conforme me apeteça, mas as linhas não me incomodam muito.


E agora... contas! Li muitos livros de BD, o que inflaciona um pouco o número. Não me parece que conseguisse ler igual número de livros "dos outros" num ano, não que isso interesse, ou que o número em si tenha grande significado. Tenho um ritmo de leitura elevado e não me vou desculpar por ler mais de 100 livros por ano. Mas em jeito de brincadeira, e através de uma matemática altamente duvidosa (ou não), cheguei à conclusão que leio um livro de BD cerca de 3,5 vezes mais rápido que um livro de ficção narrativa. Até fiz as contas para converter a BD que li em livros de ficção, e fiz a estatística que se segue para esse número, mas não a vou divulgar. Acho que apenas perpetuaria a ideia de que os livros de BD "não são livros a sério", e não é isso que penso.

  • Li 175 livros, o que corresponde a uma média de 14,6 livros por mês, ou de 3,4 livros por semana, ou 0,5 livro por dia. No total 44061 páginas, 3672 páginas por mês, 847 por semana ou 120 por dia. São números semelhantes aos do ano passado, por isso creio que o meu ritmo de leitura não se alterou.
  • Li um livro, em média, em 2,09 dias. Um pouco mais depressa que o ano passado, e aqui o culpado é a já mencionada BD.
  • O livro mais longo foi Na Sombra do Sonho, de J.R. Ward, com 664 páginas - o que não quer dizer nada, já que os livros desta colecção têm uma letra e margens generosas. O livro mais curto foi o conto Catching Suki, de Sarah Alderson, com 20 páginas.
  • Os meses em que li menos foram Fevereiro e Março (já é da praxe, em alturas de transição leio menos), com 9 livros, e o mês em que li mais foi Agosto (também já é comum ler mais no Verão - este ano estava a trabalhar, mas por outro lado li muita BD), com 27 livros. Nos restantes meses as leituras andam entre os 13 e 16 livros.
  • Os livros por ler... aumentaram. Outra vez. Continuo a evoluir no sentido errado, é uma área para tentar melhorar em 2013.
  • Os géneros mais lidos são a fantasia (sem surpresas), seja urbana, épica, histórica ou romance paranormal, mas também ficção histórica e contemporânea.
  • Entre os autores mais lidos destacam-se a Rachel Vincent (10 livros) e a Jennifer L. Armentrout (9 livros), autoras que me agradam muito e cujas séries andei a explorar. Destaque também para a Julia Quinn (5 livros) e para a Charlaine Harris (3 livros), cujas séries terminei ou continuo a acompanhar, respectivamente.

O resto dos números já divulguei com os desafios literários de 2012. Entre esse post e este estou a delinear alguns desafios/objectivos para 2013, que hei de divulgar aqui e/ou colocar nas páginas/hiperligações na barra superior do blog.

12 comentários:

  1. Uau, esse diário parece muito fixe! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que vai dar muito jeito, vai mais de encontro ao que quero do que o Moleskine. E como bónus, é bem mais barato. :D

      Eliminar
  2. Eu fiquei curiosa com o diário da Bertrand mas acabei por fazer o meu próprio diário. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, como é que vai o teu diário? O último post era sobre como tinhas feito a capa, se bem me lembro... tem funcionado bem o modo DIY? :)

      Eliminar
  3. Eu também já tinha visto o Diarios de Leituras da Bertrand.. e tinha gostado muito do seu conteudo e como estava dividido, mas como ainda tenho o meu Moleskine Passions: Book Journal... para completar... só quando o preencher todo é que penso em comprar o da Bertrand, pois também acho que é mais barato.

    Parabéns pelas tuas leituras. Eu tb costumo fazer uma analise aos livros que leio.. se quiseres podes "cuscar"... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vai ser uma boa aposta quando passares para o da Bertrand. :)

      Obrigada! Já fui ver e estou a seguir. ;)

      Eliminar
  4. Mais uma que ficou curiosa com o diário de leitura da Bertrand – eu! Já antes tinha estado com um Moleskine na mão mas depois comecei a pensar que, como tendo a escrever as opiniões pouco depois de ler os livros e como não tenho grande hábito de tirar apontamentos, que seria algo que viria a ser desperdiçado. Mas... talvez lhes dê mais uma hipótese, nunca se sabe!
    E belos números, confesso, mesmo com BD à mistura! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma opção barata, se quiseres experimentar tirar apontamentos para as opiniões. Mas comigo também se passa um bocadinho a mesma coisa, quando escrevo a opinião logo após a leitura quase não escrevo no diário de leituras, por isso neste aspecto talvez não te seja tão útil.

      Obrigada!. :D

      Eliminar
  5. Bem que números P7, parabéns :)

    Sou sincera, eu não vou ter paciência para estas contagens mesmo com o goodreads a oferecer alguns dos números.

    Entretanto, quando vi este post *um dia antes de dormir a morrer algures entre os lençois* fui a correr comprar este Diário 5 estrelas, pelo que vai aparecer nas minhas aquisições. Já estou a usar e estou a adorar.

    Vais aparecer citada lá no blogue, ainda hoje, por isso se quiseres espreita e se quiseres modifique ou retire algo reclama. *.*

    Beijinhos & Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Muitas das contas são cortesia do meu ficheiro Excel, adoro andar a brincar com as fórmulas do Excel. xD

      Boa, fico super contente por esta divulgação já ter feito "vítimas". Parece-me que o "Diário de Leituras" vai dar muito jeito.

      Já vi, e não me importo pela menção, até agradeço. ^-^

      Beijinhos! **

      Eliminar
  6. Gostei muito do teu diário da bertrand mas já em dezembro tinha pegado num caderno e feito dele um diário pelo que agora vou continuar.. mas é algo a pensar no próximo ano :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está recomendado para o próximo ano, já estou a usar e é bem útil. ;)

      Eliminar