segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Opal, Jennifer L. Armentrout


Opinião: Bolas, a Jennifer L. Armentrout deve estar decidida a provocar um enfarte do miocárdio aos seus leitores. Não chegava o cliffhanger chatinho no fim do Deity, o terceiro livro da série Covenant, neste apanhei um cliffhanger horrendo, maléfico, traumático... bem, percebe-se a ideia. Não estou realmente zangada, porque o cliffhanger deixa a história (e a protagonista, Katy) num lugar muito interessante. Talvez um pouco arrojado, também. Outras autoras teriam invertido a situação da Katy e do Daemon.

É o que a autora tem feito com esta série. O primeiro livro podia ter uma premissa Twilight-like, mas a Jennifer conseguiu subverter um pouco o protótipo narrativo. A Katy nunca se deixou deslumbrar com o mundo paranormal em que tropeçou, sempre soube pôr o Daemon-armado-em-alfa no seu lugar, e soube distinguir entre atracção e amor.

Disto resulta que ao longo da série a relação entre eles tem evoluído duma forma bastante mais credível, e que me fez apreciar melhor os dois personagens. Sempre gostei imenso da Katy (ei, ela é uma book blogger), mas no início torci o nariz ao comportamento do Daemon (a tal coisa do armado-em-alfa). Fiquei a gostar mais dele ao longo dos livros, ao vê-lo com a Katy, o quanto gosta dela, e muito importante, o não tentar forçá-la a fazer o que ele quer. Eles arriscam as suas vidas durante os livros, e naturalmente ele preferia que ela não se colocasse em situações perigosas. Mas eles falam sobre o assunto, cada um explica as suas razões, e aceitam as posições um do outro. É um comportamento maduro, mas tão raro pelo género (YA paranormal), que eu faço uma festa ao vê-lo num livro. A capa deste livro irrita-me por contrariar este aspecto da relação deles, dá a sensação errada de que a Katy é uma damsel-in-distress e que precisa de ser levada ao colo.

Depois dos acontecimentos do livro anterior, a história começa um pouco sombria, e não perde o tom de que algo terrível vai acontecer até ao final. O grupo decide-se a fazer uma coisa quase impossível, e passa o livro a tentar preparar-se para essa coisa. A sensação que dá é que não acontece nada de monta, quando na verdade não é bem assim. É um livro de transição, daí essa ideia. Agradou-me a evolução das coisas, mas tendo em conta o cliffhanger estou muito animada para pegar no seguinte.

Gosto do cenário e do mundo em que os personagens se movem. O facto de envolver seres extraterrestres e de ter um toque de conspiração governamental para esconder a sua existência, combinando-o com um aspecto paranormal, sem faltar a parte romântica. (A Katy e o Daemon passaram o livro a ser interrompidos num momento interessante, o que gerou alguns momentos divertidos mas também alguma impaciência em mim... e bónus por a autora sugerir ali pelo meio uma cena de sexo um pouco menos convencional em YA.)

Coisas que gostava de ver no próximo livro: como é que a autora descalça a bota depois daquele cliffhanger, a Dee e a Katy a fazerem as pazes, o Dawson e a Beth juntos, a Ash um pouco mais simpática, o Blake a pagar finalmente por todas as coisas que fez.

Páginas: 400

Editora: Entangled Publishing

2 comentários:

  1. Hey tudo bom? Eu estou louca atrás este livro em pdf por acaso você tem ele em pdf aí para passar para mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Li o livro em formato físico, por isso, não, não tenho.

      Eliminar