terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Scott Pilgrim, Bryan Lee O'Malley


Vou ter de fazer uma opinião para toda a série, já que a li de seguida e seria incapaz de separar cada volume. O que não é uma má coisa, já que a série no seu todo é bem divertida, e senti-me cativada e compelida a devorar volume após volume.

Scott Pilgrim é um rapaz de 23 anos que vive em Toronto, Canadá, sem emprego, e que "namora" com uma rapariga de 17 anos, Knives Chau. (Digo "namora" porque é uma coisa muito inocente, quase sem toques ou beijinhos, mas mesmo assim a Knives fica obcecada com o Scott.) Mas a sua vida muda quando se cruza com Ramona Flowes, uma rapariga misteriosa que faz entregas para a Amazon.

Gostei muito da história no seu todo. Basicamente é uma história coming of age, em que o Scott e os outros personagens crescem um bocadinho ao longo da narrativa. Jovens adultos acabados de entrar na maturidade, debatem-se com a sua posição no mundo adulto. E o melhor é que o autor apresenta esta característica num tom humorístico, menos sério, mas igualmente relevante. A luta contra os ex-namorados maléficos traz algumas considerações sobre a "bagagem" emocional que todos carregamos, e foi engraçado ver a Ramona e o Scott lidarem com isso.

Agradaram-me também os elementos geek da história, grande parte da mesma dá a sensação de se passar num videojogo - aquele mundo para onde a Ramona e o Scott saltam, as referências a ganhar items e experiência, e o clímax do volume final, em que o vilão parecia mesmo de videojogo ou de desenho animado, nas suas motivações e na execução da sua vingança.

Fiquei fã da arte, tem o toque de manga que o formato dos livros sugere, mas o traço dos personagens também me lembra um pouco um desenho animado, ou o supracitado videojogo. Apreciei a ver os personagens a cores no volume 4 (além de os ver nas capas), sempre deu uma ajuda para visualizar os personagens. Mas houve ali uma altura que confundi alguns personagens por terem um traço parecido.

Diria que o meu volume favorito é o 6, que li vorazmente e com alguma trepidação, por ser o final da luta contra os ex-namorados maléficos. Entre os personagens, gostei muito do Wallace, pelo seu sentido de humor, e da Knives, pelo modo como cresce ao longo da história e pelo uso do seu nome.

Sem comentários:

Enviar um comentário