terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Secrets of a Summer Night, Lisa Kleypas


Opinião: Levei um bocadinho a chegar a esta série, assumo, mas estava com receio de que a minha fabulosa experiência com a Julia Quinn "manchasse" esta leitura. Agora que passou quase um ano, acho que posso lançar-me à Lisa Kleypas.

Talvez não devesse ter receado tal coisa. A Lisa Kleypas é uma autora diferente, na escrita, no modo como desenvolve a história, naquilo que aborda. Fascinou-me a sua escrita mais elaborada e o retrato social que pinta desta época vitoriana precoce. (Sim, é 1843 e a rainha Victoria já reina.)

Achei interessante ver a classe nobre, tão fechada à penetração dos novos ricos - o Simon, um investidor filho de talhante, ou as americanas Lillian e Daisy, filhas de um industrial riquíssimo -, mas ao mesmo tempo afogada em dívidas e com propriedades gigantescas mal geridas. Bem, exceptuando o Westcliff, que parece estar a gerir a sua propriedade duma maneira mais inovadora e mais avisada.

Também achei curioso ver descritas as razões pelas quais uma mulher se podia tornar numa wallflower. A Lillian e a Daisy são americanas, e tendo em conta que os ingleses ainda não se aperceberam bem da vantagem do dinheiro americano para salvar as propriedades inglesas, ficam de lado, a não ser que tenham um patrono inglês que as apresente; a Evie é gaga, é tímida e nem o ser riquíssima a salva; e a Annabelle está desesperada para casar, pois a família está quase na penúria, mas o facto de nem ter um dote é o que a torna numa wallflower.

Gostei bastante das americanas, tão divertidas e extrovertidas, e com uma tendência para fazer desporto ao ar livre de roupa interior e chocar o Simon e o Westcliff. Também adorei a Evie, tão fofinha na sua timidez. A Annabelle foi a que menos me interessou das wallflowers, mas fiquei indignada com a sua situação e o facto de metade dos lordes estar apenas à espera que ela ficasse desesperada o suficiente para se tornar na amante de alguém. Gostei da sua personalidade determinada e do quanto se arriscou pelo Simon. O Simon pareceu-me um pouco alfa a mais, mas foi divertido vê-lo com a Annabelle.

Aquele final foi trepidante. Não estava à espera que as coisas fossem dar numa cena tão dramática, mas foi uma boa maneira, e dramática, de a Annabelle e o Simon se resolverem. Preferia que quase não se matassem no processo, mas pelo menos o Westcliff ultrapassou o seu preconceito ridículo contra a Annabelle. Até estou super curiosa para ver como ele e a Lillian se vão dar, porque estou a ver que vão saltar faíscas.

Páginas: 352

Editora: Piatkus

13 comentários:

  1. Ah, gostaste! Thank god!

    Eu não gostava da Annabelle no início, achava-a muito snob MAS o mais irónico é que eu na situação dela provavelmente reagiria ao mundo da mesma maneira. XD Já viste o que é só ter tipos nojentos atrás a quererem aproveitar-se da situação infeliz em que ela se encontrava? Credo. Claro que ela não conseguia baixar a guarda com nenhum, nem com o jeitoso do Simon, que diga-se, também não age muito bem até prai mais de metade do livro. Mas adoro como eles conseguem entender-se, mesmo com aqueles dois egos maiores que sei lá eu o quê. Também adoro que a Lisa fale um bocadinho deles na série dos Hathaways! Diga-se que o Simon derrete-se tanto pela esposa e isso até se nota noutras séries. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A situação da Annabelle estava mesmo a dar-me nervos, tive vontade de começar a distribuir chapadas quando apanhei aquele lorde a conversar com o Simon e dar a entender que eles estavam todos feitos tubarões à espera que a Annabelle caísse no tanque.

      Ah, aparecem muito na outra série? Que giro. :D E os outros casais das Wallflowers?

      Eliminar
    2. Ugh, bando de miseráveis. >___>
      A Annabelle e a Evie são as que estão em pior situação :(, já as americanas arranjam sempre maneira de sair por cima.

      Se a memória não me falha só aparecem no primeiro dos Hathaways, eles vão ser vizinhos e a certa altura há um jantar/baile. Já não tenho ideia se os outros também aparecem, mas as Wallflowers não se largam, mesmo depois de casadas. :D

      Eliminar
    3. Estou tão feliz por teres gostado!!!*.*

      Eu esqueci-me de referir a Lisa nos Melhores de 2012 ;_; damn it!

      Eu gostei da Anabelle porque acho que teria reagido da mesma maneira que ela e o Simon é tão macho que até enerva xD mas no fundo é um amor *.*

      Tens de ler o segundo rápido *.* E a Evie deve estar a chegar, oh que alegria!!

      St. Vincent *suspira*

      Eliminar
    4. @ jen7waters
      Boa! :D Creio que leste o A Wallflower Christmas, vale a pena? E, já agora, vejo um tal Again the Magic como "prequela" das Wallflowers, já leste? E já que estou numa de perguntas, chegamos a saber o que se passou com a Olivia, a irmã do Westcliff?

      @ Chaise Longue
      Ah, que desfeita à Lisa... :P

      Ehehe, vê-los juntos é o mais divertido, o Simon armado em alfa e a Annabelle a dar-lhe para trás. xD

      Estou para mandar vir o segundo, estou mesmo curiosa com a Lillian e o Westcliff... mas também com a fofa da Evie. ^-^

      Eliminar
    5. Vou ter de me redimir com ela, não há outra solução!lool

      Mesmo xD

      Manda! É amazing *.* Adoro o Marcus...o da Evie deve ser brutal, só consigo imaginar *.*

      Eliminar
  2. Aaaah, o Wallflower Christmas tens de ler---é um livrinho muito pequeno e sabe a pouco mas é super fofo, especialmente se gostares de todos os casais, porque para além do romance do irmão das americanas (onde as Walflowers metem o nariz), tens umas cenas extras com eles---adoro a parte da Evie. <3

    Vergonhosamente ainda não li o Again the Magic...
    Não me recordo da história da Olivia :( mas tenho ideia que se sabe o que lhe aconteceu exactamente no Again the Magic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece mesmo giro. ^-^ Provavelmente vou é ter de comprar a edição americana, que os ingleses só publicaram em e-book, tanto o Wallflower Christmas como do Again the Magic. -.-

      Bem, neste há uma menção a um escândalo no passado da Olivia. :S Sei que a protagonista do Again the Magic tem o mesmo apelido de alguém deste livro, não me lembro agora de quem. xD

      Eliminar
    2. A protagonista do Again the Magic, Aline, e a Olivia são ambas irmãs do Westcliff. :)

      Jebus, estás a ler o PP??

      Eliminar
    3. Ah, estava inclinada para ser o Westcliff...

      Sim, é uma edição nova e baratinha em capa dura da Civilização, com uma tradução antiga, o que é engraçado porque usa algumas palavras que hoje já estão em desuso. ;)

      Eliminar
    4. Mas é releitura, ou nunca tinhas lido?

      Eliminar
    5. É releitura. Pela milionésima vez ou coisa que o valha. xD Conheço tão bem alguns diálogos que consigo ouvir os actores da adaptação de 2005 a falar por cima do texto em português. ^-^

      Eliminar
    6. Ahah, yep, é o PP e o Harry Potter, para mim são dos livros e filmes que mais misturo na cabeça, já não consigo pensar nas personagens sem ver e ouvir aqueles actores.

      Eliminar